08/02/2002 - 5ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/03/2002:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / HENRIQUE PACHECO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  HENRIQUE PACHECO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  EDIR SALES
Apela para que a população, principalmente os jovens, acautele-se contra o consumo excessivo de álcool no Carnaval. Protesta contra da exibição do uso de drogas na TV.
3 -  ROBERTO GOUVEIA
Comenta notícia veiculada pela "Folha de São Paulo" hoje, dando conta dos primeiros casos de dengue autóctones na cidade de São Paulo.
4 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência. Lê comunicado da Presidência efetiva convocando a Comissão de Redação para uma reunião extraordinária hoje, às 15h30min.
5 -  WADIH HELÚ
Elogia o Prefeito de Presidente Prudente, Agripino Lima, por obstruir a entrada do MST em sua cidade, bloqueando uma estrada. Lê entrevista do mesmo concedida a "O Estado de S. Paulo", intitulada "O Prefeito que parou os sem-terra de Rainha".
6 -  VANDERLEI SIRAQUE
Responde à queixa do líder do Governo de que a oposição não apresenta propostas para a solução dos problemas.
7 -  CESAR CALLEGARI
Critica as recentes medidas da Secretaria da Educação que têm tumultuado o início do ano letivo.
8 -  CICERO DE FREITAS
Identifica pontos comuns entre o PL do Deputado Vanderlei Siraque e do Vereador Raul Cortez sobre a venda controlada das fardas e símbolos militares.
9 -  NIVALDO SANTANA
Anuncia uma organização de greve geral nacional pela CUT, em protesto contra a extinção da CLT pelo Governo Federal.

GRANDE EXPEDIENTE
10 -  WADIH HELÚ
Critica FHC pelas promessas de campanha e de governo não cumpridas, em especial as sobre segurança pública. Rebate índices favoráveis apresentados pelo Governo.
11 -  WADIH HELÚ
Indaga sobre a transmissão da sessão pela TV Assembléia.
12 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Suspende a sessão às 15h47min, reabrindo-a às 15h48min. Presta esclarecimentos sobre a transmissão televisiva.
13 -  CARLINHOS ALMEIDA
Afirma que os governos do PSDB só se preocupam com números e estatísticas, que por vezes são passíveis de manipulação, a exemplo dos dados sobre Educação.
14 -  VANDERLEI SIRAQUE
Reitera as críticas do orador precedente à área de Educação do Estado. Aponta o alastramento da dengue como fruto do descaso dos governos do PSDB. Pede maior rigor contra a utilização de fardas e equipamentos policiais por criminosos. Cobra das autoridades de segurança esclarecimentos sobre as estatísticas do setor.
15 -  PEDRO MORI
Pelo art. 82, recorda que o primeiro Estado do Brasil a cadastrar celulares pré-pagos foi o Rio de Janeiro. Discorre sobre o PL 20/02, de sua autoria, criando a escola domiciliar para alunos enfermos. Pede a isenção de pedágios para viaturas das guardas municipais.
16 -  CARLINHOS ALMEIDA
Pelo art. 82, responde ao Deputado Cicero de Freitas, que teria considerado o PL sobre o controle de venda de fardamentos, de autoria do Deputado Vanderlei Siraque, cópia de outro idêntico, de autoria do Vereador Raul Cortez, da Câmara Municipal de São Paulo.
17 -  PEDRO MORI
Para reclamação, fala de PL de sua autoria que obriga todos os síndicos a procurarem a assinatura de um profissional de contabilidade para seus balancetes mensais.
18 -  PEDRO MORI
Por acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.
19 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 14/02, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp