28/05/2001 - 73ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/07/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : HAMILTON PEREIRA / GILBERTO NASCIMENTO / ROBERTO GOUVEIA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  HAMILTON PEREIRA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  NIVALDO SANTANA
Relembra o alerta dirigido ao Governo sobre os acordos coletivos de várias categorias de trabalhadores, com data-base em 1º de maio. Apela para que lhes seja dada, ao menos, a chance de recuperar a perda salarial com a inflação do período.
3 -  ARY FOSSEN
Registra a visita do Governador a Jundiaí e arredores, neste último final de semana.
4 -  DONISETE BRAGA
Registra ter participado de reunião, na última sexta-feira, na qual se debateu a necessidade de se retirar o pedido de urgência para o PL 4147/01 do Governo federal. Lê e comenta o "Manifesto dos Prefeitos das Regiões Metropolitanas à Nãção Brasileira", a "Carta de Vitória" e documento da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental.
5 -  CONTE LOPES
Fala sobre invasões nas cadeias de Osasco, Americana, Pinheiros e ataque a uma escolta da Polícia Militar.
6 -  CARLINHOS ALMEIDA
Comenta a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça, do PL que propõe que o Estado adote o orçamento participativo.
7 -  ROBERTO GOUVEIA
Critica o mau uso do poder e o carreirismo político.
8 -  JAMIL MURAD
Cumprimenta o povo da zona leste pela suspensão da construção da cadeia. Protesta contra o veto do Governador ao projeto da Universidade da zona leste. Pede apoio aos servidores públicos na aprovação do projeto de autarquia em regime especial para o Iamspe.
9 -  WADIH HELÚ
Responsabiliza o Governo Federal pela crise energética. Solicita que a Prefeita de São Paulo substitua ônibus elétricos por comuns. Critica a falta de segurança pública.
10 -  ALBERTO CALVO
Estranha "policiamento" na Prefeitura da Capital contra a indicação por parlamentares de pessoas para cargos de confiança. Considera desnecessário vacinar-se crianças contra gripe. Fala sobre a criação da guarda de muralha e o fechamento noturno de delegacias.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  RENATO SIMÕES
Refere-se aos efeitos, causas e dimensões da crise energética. Considera indesculpável o alegado desconhecimento da situação do setor energético pelo Governo.
12 -  ROBERTO GOUVEIA
Assume a Presidência.
13 -  CÂNDIDO VACCAREZZA
Traça comparativo entre os Governos do PSDB e do PT. Reafirma o compromisso do PT com a CPI do lixo na Capital. Critica o Governo Federal pela crise energética.
14 -  GILBERTO NASCIMENTO
Assume a Presidência.
15 -  MILTON FLÁVIO
Cumprimenta a Escola Paulista de Medicina pela inauguração da nova enfermaria de urologia. Questiona a quantidade de viagens da Prefeita Marta Suplicy. Afirma que o PT segue uma linha de governo neoliberal (aparteado pelo Deputado Renato Simões).
16 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, critica a determinação da Prefeita Marta Suplicy de suspender as licenças dos "perueiros" que cobraram menos do que o valor majorado das tarifas dos ônibus.
17 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, apóia a fala do Deputado que o precedeu na tribuna. Parabeniza o Governador e o Secretário José Anibal pelo lançamento da pedra fundamental da Faculdade na Zona Leste da Capital.
18 -  RENATO SIMÕES
Pelo art. 82, critica o Governador por não querer regulamentar lei, apresentada pelo próprio Executivo, sobre indenização dos presos políticos.
19 -  CONTE LOPES
Para reclamação, indaga por que a TV Legislativa foi cortada quando discursava o Presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Deputado Renato Simões.
20 -  Presidente GILBERTO NASCIMENTO
Registra a manifestação. Cancela, a pedido da proponente, a sessão solene convocada para o ´rpoximo dia 01/06. Convoca os Srs. Deputados para sessão extraordinária, a realizar-se às 9 horas de amanhã.
21 -  ALBERTO CALVO
Para reclamação, para economia de energia, sugere a suspensão de uma das sessões, da segunda ou da sexta-feira.
22 -  Presidente GILBERTO NASCIMENTO
Anuncia que encaminhará à Presidência efetiva as manifestações dos Deputados.
23 -  ALBERTO CALVO
Por acordo das lideranças, solicita o levantamento da sessão.
24 -  Presidente GILBERTO NASCIMENTO
Acolhe o pedido. Lembra a realização de sessão extraordinária, amanhã, às 9 horas. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 29/5, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp