25/05/2001 - 72ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/07/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / GILBERTO NASCIMENTO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILBERTO NASCIMENTO
Assume a Presidência e abre a sessão. Considerando a sanção da lei que proíbe o amianto no Estado, cumprimenta o Deputado Roberto Gouveia em nome da Presidência efetiva. Anuncia a presença de comitiva de Vereadores de Amparo, encabeçada pelo Presidente da Câmara Municipal, Luis Fernando Lopes Borim, acompanhada do Deputado Jamil Murad.
2 -  CARLINHOS ALMEIDA
Saúda os visitantes. Pondera que, a exemplo da Prefeita de São Paulo, que não está se opondo à CPI do lixo, o Governador e a bancada governista não devem impedir uma CPI para investigar a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbana - CDHU. De igual modo, o Congresso Nacional deveria instalar a CPI da Corrupção. Elogia a gestão Marta Suplicy.
3 -  ALBERTO CALVO
Considera a reação do povo à corrupção no Governo FHC.
4 -  JAMIL MURAD
Lê e comenta denúncia-crime, assinada por vários juristas, pedindo a deposição de FHC por ter quebrado seu juramento de posse de respeitar a Constituição.
5 -  CESAR CALLEGARI
Registra a renúncia do ex-Senador José Roberto Arruda. Congratula-se com o relator da Comissão de Ética, companheiro de partido, Senador Saturnino Braga, por sua firmeza.
6 -  ROBERTO GOUVEIA
Cumprimenta a delegação de Amparo. Comenta a manchete do Diário Oficial de hoje, "Proibido o uso do Amianto".

GRANDE EXPEDIENTE
7 -  WADIH HELÚ
Ataca a política de Segurança Pública do Governo Alckmin. Critica o método de administrar de FHC, por medidas provisórias. Lê e comenta artigos da "Folha de S. Paulo": de 23/05, de autoria de Clóvis Rossi, intitulado "Socorro, eles apagaram"; e de hoje, escrito por Saulo Ramos, intitulado "O choque do genro".
8 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
9 -  GILBERTO NASCIMENTO
Lamenta a perda de controle da violência pela Secretaria de Segurança Pública (aparteado pelo Deputado Wadih Helú).
10 -  CESAR CALLEGARI
Fala sobre a crise energética, relacionando-a com problemas políticos. Comenta matéria da revista "República", de feveiro deste ano, sobre os riscos de uma crise de energia no País (aparteado pelo Deputado Wadih Helú).
11 -  GILBERTO NASCIMENTO
Assume a Presidência.
12 -  CICERO DE FREITAS
Parabeniza o juiz Salim Jorge Cury, de Marília, pela liminar que suspende apagões e multas na conta de luz. Preocupa-se com o cenário político federal. Apela ao Governador para que convoque Deputados e a sociedade para discutir a segurança pública. Pede que o Secretário Municipal de Saúde estude a situação dos funcionários do PAS.
13 -  CÂNDIDO VACCAREZZA
Pelo art. 82, protesta contra contrato firmado pelo Governo Federal com a companhia norte-americana, Enron, sobre o gás vindo da Bolívia e lesivo aos interesses do País.
14 -  CÂNDIDO VACCAREZZA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
15 -  Presidente GILBERTO NASCIMENTO
Acolhe o pedido. Lembra a sessão extraordinária de 29/05, às 9 horas. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 28/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp