01/12/1999 - 152ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/01/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : CELSO TANAUI / GILBERTO NASCIMENTO / SIDNEY BERALDO / VANDERLEI MACRIS / ARY FOSSEN / NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CELSO TANAUI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  PEDRO TOBIAS
Expressa sua satisfação com as medidas tomadas para voltar a fornecer remédios para os transplantados. Pede que também sejam abastecidos os postos de saúde e hospitais do interior. Lê nota oficial da Associação Médica Brasileira, intitulada "Esclarecimento sobre medicamentos genéricos".
3 -  MARQUINHO TORTORELLO
Comenta a visita a Campinas da CPI do Narcotráfico da Câmara Federal.
4 -  HAMILTON PEREIRA
Preocupa-se com a intenção do Governo Federal de importar cédulas de dinheiro feitas em plástico, mais sujeitas à falsificação. Lembra que uma indústria brasileira é uma das poucas autorizadas no mundo a fabricar papel-moeda.
5 -  AGRIPINO LIMA
Reclama que o Decreto 44.448/99 retirou a autonomia de 11 regionais estaduais da Polícia Civil. Discorre sobre os problemas que esta medida trará para a região de Presidente Prudente.
6 -  ARNALDO JARDIM
Tece considerações sobre a importância do Fórum São Paulo Século XXI e sobre o trabalho dos seus diversos grupos temáticos.
7 -  JAMIL MURAD
Solidariza-se com os alunos da Escola Estadual Cônego Luís Biasi, de Vila Mazzei, Capital. Lê documento dos estudantes pedindo apoio dos Deputados contra o fechamento da Escola. Faz referência à passagem, hoje, do Dia Mundial de Combate à Aids, ressaltando a importância da informação para a prevenção à doença. Protesta contra a demissão do diretor do Instituto Butantã, Walter Colle.
8 -  VANDERLEI SIRAQUE
Relata sua participação em seminário na Central de Emprego e Renda em Santo André sobre a política econômica do Governo Federal.
9 -  GILBERTO NASCIMENTO
Assume a Presidência.
10 -  ROBERTO GOUVEIA
Defende a aprovação de PL que trata do piso salarial e jornada dos assistentes sociais do Estado. Reclama da discrepância salarial da categoria nos Poderes Judiciário e Executivo.
11 -  RAFAEL SILVA
Posiciona-se contrário a PL que pretende regulamentar a profissão de prático de dentista apresentado na Câmara dos Deputados. Faz homenagem ao Professor Doutor Célio Lopes Silva, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, recém-agraciado, pela Câmara Municipal da cidade, com o título de cidadão ribeirão-pretano.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  CELSO TANAUI
Agradece a seus pares pela derrubada do veto ao PL 351/95, numa grande justiça à Polícia Militar.
13 -  SIDNEY BERALDO
Fala sobre a importância do Dia Mundial de Combate à Aids. Lembra que foi aprovado projeto de sua autoria no sentido de contribuir para a diminuição da doença, principalmente por meio de contaminação pré-natal (aparteado pelos Deputados Carlos Zarattini e Petterson Prado).
14 -  MILTON FLÁVIO
Anuncia que a Secretária da Educação informou que a Escola Estadual Cônego Luís Biasi continuará em funcionamento. Comunica a instalação da CPI para investigar os precatórios ambientais.
15 -  CESAR CALLEGARI
Como presidente da CPI da Educação, reclama do não-comparecimento do Secretário da Fazenda para esclarecer desvios de recursos para a educação pública.
16 -  RENATO SIMÕES
Discorre sobre os entraves que obstaculizam o andamento do envio de um projeto de lei complementar do Executivo a esta Casa que trataria da implantação da região metropolitana de Campinas. Critica o Governador pelo projeto de construção de um megaconjunto para 960 adolescentes, em Franco da Rocha, o que considera um contra-senso, e pela maneira como está conduzindo o problema da Febem.
17 -  EDMIR CHEDID
Agradece ao Governador do Estado que, por meio da Secretaria de Habitação e do CDHU, liberou cerca de 10.300 casas para todo o Estado. Parabeniza a Mesa e os Deputados Cesar Callegari e Célia Leão pelo Parlamento Jovem.
18 -  NEWTON BRANDÃO
Registra ser hoje o dia de educação, orientação e de ajuda para prevenção e tratamento da Aids (aparteado pelos Deputados Luís Gondim, Milton Flávio e João Caramez).
19 -  EDMIR CHEDID
Assume a Presidência.
20 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Solidariza-se com o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Cita que, em 1989, Santos foi a cidade campeã de casos, mas a Prefeita Thelma de Souza fez um trabalho de conscientização.
21 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
22 -  ROBERTO ENGLER
Encaminha à Presidência Questão de Ordem sobre desrespeito às normas regimentais na condução da CPI, instalada com a finalidade de apurar a aplicação de verbas no ensino público estadual.
23 -  PRESIDENTE NEWTON BRANDÃO
Acolhe a Questão de Ordem para encaminhá-la ao Presidente efetivo. Anuncia a presença do Prefeito de Ponta Linda, Benedito Tortorello, acompanhado de sua senhora e do Deputado Edmir Chedid. Oferta ao prefeito uma camiseta da Campanha do Combate à Aids.
24 -  CESAR CALLEGARI
Requer uma cópia da Questão de Ordem apresentada pelo Deputado Roberto Engler.
25 -  PRESIDENTE NEWTON BRANDÃO
Comunica que a Presidência efetiva fornecerá ao Deputado César Callegari os elementos solicitados da Questão de Ordem. Anuncia a presença em Plenário do Prof. Antonio Carlos Manzini, Presidente da Câmara; Sr. Adelino Antoniossi, 1º Secretário; Sra. Maria José Gramato Mancini, 2º Secretário; Vereador Paulo Henrique Scutti; Vereador Arthur José Mistura, Vereador Edson Corrêa, Vereador José Pereira Luza, Vereador Luiz Francisco, da cidade de Matão (SP).
26 -  EDSON APARECIDO
Pelo art. 82, anuncia já ter tido debates com o Secretário da Educação, Sr. Yoshiko Nakano, em torno da Questão de Ordem levantada pelo Deputado Roberto Engler.
27 -  CESAR CALLEGARI
Para reclamação, comunica a deliberação da CPI da Educação de solicitar a presença do Secretário da Fazenda na Comissão para prestar contraditório.
28 -  PAULO TEIXEIRA
Para reclamação, louva a Presidência por ter homenageado o Dia Internacional de Luta contra a Aids. Lê manifesta sobre o futuro da Aids.
29 -  ROBERTO ENGLER
Para reclamação, manifesta seu desejo de que os trabalhos da CPI da Educação não sejam tumultuados.
30 -  ALBERTO TURCO LOCO HIAR
Tece considerações sobre o dia de hoje, Dia Mundial de Luta contra a Aids. Parabeniza a MTV pela campanha por abordar o tema da síndrome e o Projeto Travesti, em apoio aos detentos.
31 -  PETTERSON PRADO
Pelo art. 82, parabeniza as entidades que trabalham em prol dos portadores do vírus da Aids, fazendo a ressalva de que há muito por fazer no combate à Aids. Apresenta dados sobre a doença no País. Conclama o Governo e esta Casa para sensibilizar a mídia no sentido de manter campanhas de esclarecimentos sobre Aids todo ano, além do Carnaval. Lembra sobre a existência de projeto criando programa de educação sexual, tramitando nesta Casa.
32 -  NIVALDO SANTANA
Pelo art. 82, como integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Banespa, repudia a venda do banco para o governo federal com a finalidade de abater parte da dívida do Estado com a União.

ORDEM DO DIA
33 -  PRESIDENTE NEWTON BRANDÃO
Declara, sem debate, encerrada a discussão do requerimento da Deputada Maria Lúcia Prandi de alteração da Ordem do Dia. Põe em votação a propositura.
34 -  CARLINHOS ALMEIDA
Encaminha a votação pelo PT.
35 -  NIVALDO SANTANA
Encaminha a votação do requerimento pelo PC do B.
36 -  MILTON FLÁVIO
Encaminha a votação do requerimento pelo PSDB.
37 -  PRESIDENTE NEWTON BRANDÃO
Anuncia a presença de estagiários da Associação dos Diplomandos da Escola Superior de Guerra da Baixada Santista, acompanhada pela Sra. Vera Figueiredo.
38 -  CICERO DE FREITAS
Solicita verificação de presença.
39 -  PRESIDENTE NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido e determina que se proceda à chamada.
40 -  PRESIDENTE VANDERLEI MACRIS
Assume a Presidência. Interrompe a chamada ao constatar quórum. Convoca os Srs. Deputados para sessão extraordinária a realizar-se 60 min. após o término desta sessão.
41 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Solicita a retirada de seu requerimento de alteração da Ordem do Dia.
42 -  PRESIDENTE VANDERLEI MACRIS
Acolhe o pedido. Põe em votação o requerimento do Deputado Roberto Gouveia de alteração da Ordem do Dia.
43 -  CESAR CALLEGARI
Encaminha a votação do requerimento pelo PSB.
44 -  ARY FOSSEN
Assume a Presidência.
45 -  ROBERTO GOUVEIA
Encaminha a votação do requerimento pelo PT.
46 -  NEWTON BRANDÃO
Encaminha a votação do requerimento pelo PTB.
47 -  PRESIDENTE ARY FOSSEN
Põe em votação e declara aprovada o requerimento do Deputado Roberto Gouveia de alteração da Ordem do Dia. Põe em discussão e declara, sem debate, aprovado o requerimento de urgência, do Deputado Wilson Mori, para o PL 802/99. Põe em discussão e declara, sem debate, aprovados os requerimentos de urgência do Deputado Walter Feldman para os PLs 237/99, 445/99, 726/99, 166/99 e 300/99. Põe em discussão e declara, sem debate, aprovados os requerimentos de urgência do Deputado Roberto Engler para os PLs 165/99 e 624/99. Põe em discussão e declara, sem debate, aprovados os requerimentos de urgência do Deputado Cesar Callegari para os PLs 827/99 e 826/99. Põe em discussão e declara, sem debate, aprovado o requerimento de urgência do Deputado Willians Rafael para o PL 419/99. Põe em discussão e declara, sem debate aprovados requerimentos de urgência do Deputado Edmir Chedid para os Pls 717/99 e 929/99. Declara, sem debate, encerrada a discussão do PL 426/96. Põe em votação a matéria. Põe em votação e declara aprovado método de votação para o PL 426/96. Põe em votação e declara aprovados os incisos VI, VII, VIII, X e XII do art. 2º do projeto e rejeitado o veto. Põe em votação englobadamente as demais partes vetadas do PL 426/96 e declara rejeitado o projeto e mantido o veto.
48 -  ROBERTO GOUVEIA
Declara o voto favorável do PT ao projeto.
49 -  PRESIDENTE ARY FOSSEN
Registra a manifestação da bancada.
50 -  ELÓI PIETÁ
Indica o Deputado Vanderlei Siraque para compor a comissão de representação para participar do Seminário do Orçamento Participativo, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
51 -  PRESIDENTE ARY FOSSEN
Acolhe a indicação e informa que a encaminhará para os devidos fins.
52 -  MILTON FLÁVIO
De comum acordo com as lideranças em plenário, solicita a suspensão da sessão até as 18h58min.
53 -  PRESIDENTE ARY FOSSEN
Acolhe a solicitação formulada pelo Deputado Milton Flávio e suspende a sessão às 18h45min.
54 -  SIDNEY BERALDO
Assume a Presidência e reabre a sessão às 18h58min.
55 -  MILTON FLÁVIO
Requer a prorrogação dos trabalhos por 15 minutos.
56 -  PRESIDENTE SIDNEY BERALDO
Acolhe a solicitação que põe em votação e declara aprovada.
57 -  MILTON FLÁVIO
Solicita a suspensão dos trabalhos até as 19h13min.
58 -  PRESIDENTE SIDNEY BERALDO
Acolhe a solicitação e suspende a sessão às 19h, reabrindo-a às 19h09min. Por determinação da Presidência efetiva, convoca as comissões para as seguintes reuniões conjuntas: de Transportes e de Finanças, para apreciar o PL 470/99, às 19h20min; de Constituição e Justiça e de Educação, para apreciar o PL 244/99, às 19h25min; de Constituição e Justiça, de Defesa do Meio Ambiente e de Finanças, para análise do PL 398/99, às 19h30min; de Constituição e Justiça e de Defesa do Consumidor, para analisar o PL 549/99, às 19h35min; de Serviço e Obras e de Finanças, para análise do PL 412/99, às 19h40min; de Constituição e Justiça e de Segurança Pública, para análise do PL 941/99, às 19h45min; de Constituição e Justiça, de Promoção Social e de Finanças Públicas, para apreciar os PLs 719/99 e 583/97, às 19h 50min; de Administração Pública e de Finanças, para análise do PL 733/99, às 19h 55min; de Promoção Social e de Finanças, para análise do PL 709/99, às 19h56min; de Constituição e Justiça, de Transportes e de Finanças, para apreciar o PL 427/99, às 19h57min; de Constituição e Justiça e de Finanças, para análise do PL 876/99, às 19h58min; de Constituição e Justiça, de Esportes e Turismo e de Finanças, para análise do PL 231/99, às 19h59min; de Constituição e Justiça e de Economia e Finanças, para análise do PL 952/99, às 20h; de Constituição e Justiça, de Educação e de Finanças, para análise do PLC 22/99, às 20h01min. Convoca as seguintes comissões, para as seguintes reuniões extraordinárias: de Transportes, para apreciar os PLs 237/99 e 726/99, às 20h02min, de Serviços e Obras, para análise do PL 445/99, às 20h03min; de Agricultura, para análise do PL 802/99, às 20h04min; de Finanças, para análise dos PLs 86/98 e 362/99, às 20h05min; e de Administração Pública, para análise do PL 756/99, às 20h06min. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 2/12, à hora regimental. Encerra a sessão.
alesp