22/11/1999 - 36a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA ESTADUAL CONTRA A VIOLÊNCIA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/01/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : VANDERLEI MACRIS
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão. Anuncia que a sessão foi convocada para comemorar o "Dia Estadual contra a Violência". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  EDIR SALES
Lamenta a situação da segurança pública, levantando as causas da violência.
3 -  CONTE LOPES
Expressa a importância da discussão sobre a violência. Defende mudanças na política de segurança pública.
4 -  PAULO MARKUN
Jornalista, apresenta o Painel Comunicação, Imagens e Vozes. Anuncia a intenção de que a mídia não relate atos de violência dias 31/12 e 1 e 2/1 próximos. Lê relatório sobre as iniciativas que estão sendo adotadas em diversos países contra a violência na TV.
5 -  CARLOS EMEDIATO
Jornalista, apresenta as conclusões do Painel Educação e Cultura em busca de propostas para implementação da cultura da paz.
6 -  ELIAS PINTO
Como religioso, reconhece a ação desta Casa para uma transformação positiva da nossa sociedade. Tece considerações sobre o desequilíbrio em que vive o ser humano e seus reflexos na mídia. Fala da proposição "Mídia da Paz" para conscientizar e formar os trabalhadores dos meios de comunicação em promotores da paz.
7 -  MONJA COHEN
Na qualidade de religiosa, faz indagações sobre como desabrochar a paz no ser humano e aponta a religião como transformadora da consciência, associada à educação e à mídia.
8 -  RICARDO GOMEZ
Deputado do Partido Justicialista argentino, relata a discussão sobre a violência urbana em seu país.
9 -  LÍVIO GIOSA
Ex-Deputado e Coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais - PNBE, e autor da lei instituindo o Dia da Paz, expressa sua preocupação com a violência. Lê o compromisso "Mídia pela Paz" - Campanha Mundial 72 horas pela não violência.
10 -  HIRAM CASTELO BRANCO
Presidente do Conselho Estadual de Propaganda, discorre sobre as propostas da "Mídia pela Paz".
11 -  HUMBERTO ESPÍNOLA
Representante do Secretário de Estado dos Direitos Humanos, expressa o engajamento desta Secretaria com o movimento mundial por 72 horas pela não-violência. Preocupa-se com a banalização da violência.
12 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Saúda os presentes nesta dia que considera histórico nesta Casa. Enaltece a ação do Legislativo para consolidação do ideal de democracia participativa. Encerra a sessão.
alesp