19/11/1999 - 35a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/01/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NIVALDO SANTANA
1 -  NIVALDO SANTANA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa atendendo à solicitação do Deputado, ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o "Dia da Consciência Negra". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  EDIR SALES
Parabeniza os Deputados pela iniciativa de propor esta sessão. Depois de considerar que dos 500 anos do País, 400 foram sob escravidão, disserta sobre as conseqüências desse fato.
3 -  VITAL NOLASCO
Vereador à Câmara Municipal de São paulo, presta homenagem a Zumbi dos Palmares. Discorre sobre a realidade da população negra brasileira, 100 anos após a abolição da escravatura.
4 -  ALDO REBELO
Fala em nome da Câmara Federal, como líder da Bancada do PC do B. Afirma-se natural de uma cidade do interior de Alagoas cujo território pertenceu à epopéia do Quilombo dos Palmares. E fala do herói Zumbi, de sua luta por seu ideal de liberdade.
5 -  JOSÉ VICENTE
Pertencente a Afrobrás, líder de importante movimento na área da educação, cumprimenta as autoridades. Proclama ser hoje um dia de alegria e de felicidade por se poder reviver a memória de um povo.
6 -  DAVI FERREIRA BARROS
Na qualidade de Reitor da Universidade Metodista de São Paulo, saúda o Presidente Nivaldo Santana e, nele, todas as autoridades. Diz-se portador de saudação à comunidade negra e de solidariedade por ter compromisso com a emancipação da cidadania.
7 -  LUÍS CARDOSO
Saúda o Presidente Nivaldo Santana e demais autoridades. Anuncia que a Universidade Metodista de Piracicaba traz sua saudação a esta Casa e se solidariza com a realização do Projeto 2000 para 2000.
8 -  DANIEL VAZ FREIRE
Na condição de Presidente da União Estadual dos Estudantes, a UEE de S. Paulo, saúda as autoridades e disserta sobre a exclusão social dos afro-descendentes.
9 -  MÃE SÍLVIA
Depois de saudar as autoridades discorre sobre o sofrimento causado pela exclusão e discriminação racial.
10 -  ANTÔNIO APARECIDO DA SILVA
Responsável pela Igreja Nossa Senhora Achiropita, transmite a saudação do Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Cláudio Hummes que não pôde comparecer à sessão. Endossa as idéias e pensamentos apresentados e manifesta a certeza de que todos serão capazes de vencer as dificuldades.
11 -  DENIS DE OLIVEIRA
Coordenador da União de Negros pela Igualdade, Unegro, saúda os companheiros. Reporta-se a um debate, acontecido ontem, em Campinas, na Unicamp, e informa que a direção daquela entidade assumiu oficialmente a conscientização da semana negra em Campinas.
12 -  FLÁVIO JORGE
Na qualidade de Coordenador do Fórum de Entidades Negras de São Paulo, fala da importância da data 20 de novembro. Pede licença à Presidência para prestar homenagem ao companheiro Hamilton Cardoso, recém-falecido.
13 -  ANTÔNIO CARLOS ARRUDA
Cumprimenta as autoridades e saúda os presentes em nome do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, no Estado, de que é Presidente.
14 -  SANDRA MARIA MARIANO
Em nome da Secretaria de Políticas Sociais da Central Única dos Trabalhadores, agradece ao Deputado Nivaldo Santana a oportunidade de fazer o lançamento da cartilha da CUT São Paulo contra a discriminação racial.
15 -  PRESIDENTE NIVALDO SANTANA
Relembra os ideais de Zumbi, que mantêm sua atualidade, porque ainda há muito o que fazer. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp