19/11/1999 - 145ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 31/12/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : EDNA MACEDO / ROBERTO MORAIS / NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  EDNA MACEDO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  NIVALDO SANTANA
Comenta pesquisa nacional publicada pela "Gazeta Mercantil", de 16/11, que revela resistência da população em relação à política de privatização.
3 -  MARQUINHO TORTORELLO
Comunica ter protocolado PL dispondo sobre hasteamento obrigatório e permanente das bandeiras do Brasil e do Estado, nas empresas comerciais, industriais, financeiras, de natureza privada, pública ou de economia mista.
4 -  ELÓI PIETÁ
Discorre sobre a situação da criminalidade no País, denunciada na imprensa.
5 -  ALBERTO CALVO
Reporta-se à reunião com sua turma da Escola Paulista de Medicina e relata a preocupação com a situação da saúde no Estado, que analisa.
6 -  EDIR SALES
Anuncia que o governo Covas destinou verba suplementar ao Hospital das Clínicas para compra de medicamentos de uso contínuo. Elogia a atuação deste hospital, destacando a inauguração da ampliação da creche que atende os filhos dos funcionários.
7 -  CESAR CALLEGARI
Registra o assassinato de Reinaldo Ferreira Santana, um dos diretores do Sindicato dos Ambulantes de São Paulo. Enaltece sua busca incessante da justiça social.
8 -  VANDERLEI SIRAQUE
Lamenta o fato narrado pela imprensa e faz suas as palavras do Deputado Cesar Callegari. Afirma ser necessário que a CPI do Narcotráfico comece a passar pela região do Grande ABC e explica por que.
9 -  JILMAR TATTO
Registra o falecimento do Padre Francisco Reardon, conhecido como Padre Chico, da,Pastoral Carcerária, ocorrido ontem. Disserta sobre seu trabalho em prol dos Direitos Humanos e, em especial, por seu trabalho junto aos presos.
10 -  ROBERTO MORAIS
Assume a Presidência.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  ELÓI PIETÁ
Pelo art. 82, lamenta o falecimento do Padre Francisco Reardon. Preocupa-se com o assassinato do ambulante Reinaldo Santana, que pode estar ligado à questão da investigação sobre a máfia da propina na Capital.
12 -  GILBERTO NASCIMENTO
Elogia a disposição para o diálogo do Governador Covas em reunião com políticos e entidades sobre o futuro da Febem. Manifesta esperança de que as propostas para a instituição solucionem o problema dos menores infratores no Estado.
13 -  NEWTON BRANDÃO
Faz referência à política de saúde implementada em Santo André, que resultou em queda dos índices de mortalidade infantil.
14 -  MILTON VIEIRA
Expressa sua satisfação com as propostas de reestruturação da Febem. Fala sobre o papel social das igrejas evangélicas. Discorre sobre as abusivas taxas cobradas pelos bancos (aparteado pelo Deputado Gilberto Nascimento).
15 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
16 -  AFANASIO JAZADJI
Explicita as razões de ter entrado com representação na Procuradoria Geral da República denunciando a Igreja Universal do Reino de Deus e Superintendente da Rede Record de TV por prática de falsidade ideológica na aquisição de emissoras de rádio e TV em todo o País (aparteado pelos Deputados Milton Vieira, Faria Júnior, Gilberto Nascimento e Daniel Marins).
17 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Nomeia e saúda comitiva oficial da Província de Nagano, Japão, acompanhada pelo Deputado Junji Abe.
18 -  JUNJI ABE
Agradece a visita da comitiva de Nagano.
19 -  GILBERTO NASCIMENTO
Saúda os visitantes em nome do PMDB.
20 -  JOSÉ DE FILIPPI
Cumprimenta os visitantes em nome do PT.
21 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Soma-se às manifestações, expressando a honra desta Casa em receber a comitiva do Japão.
22 -  DANIEL MARINS
Pelo art. 82, solidariza-se com a Igreja Universal do Reino de Deus, que considera discriminada pela imprensa.
23 -  EDNA MACEDO
Pelo art. 82, lamenta que o Deputado Afanásio Jazadji use a tribuna para fazer proselitismo.
24 -  MILTON VIEIRA
Pelo art. 82, questiona os dados levantados pelo Deputado Afanásio Jazadji contra a Igreja Universal, acusando-o de discriminação religiosa.
25 -  FARIA JÚNIOR
Pelo art. 82, compara os fatos ocorridos hoje em Plenário com a perseguição dos cristãos no Império Romano.
26 -  ROQUE BARBIERE
Para reclamação, presta testemunho sobre a decência do trabalho na Casa dos Deputados da bancada evangélica.
27 -  GILBERTO NASCIMENTO
Para reclamação, lamenta as colocações feitas hoje em Plenário contra a Igreja Universal.
28 -  CONTE LOPES
Para reclamação, faz referência aos trabalhos da CPI do Narcotráfico da Câmara Federal em Campinas. Pede que esta Casa também debata este grave problema.
29 -  HENRIQUE PACHECO
Para reclamação, dá notícias de gestões para abertura de financiamentos para moradores de prédio no Itaim, Capital, que foi leiloado, e para a União do Movimento pela Moradia poder construir casas em regime de mutirão
30 -  JOSÉ DE FILIPPI
De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.
31 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Cancela, a pedido do Deputado Duarte Nogueira, sessão solene convocada para o dia 26/11. Convoca, a pedido do Deputado Renato Simões, sessão solene dia 10/12, às 20h, para outorgar o prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Convoca, por solicitação do Deputado Vitor Sapienza, sessão solene para as 20h do dia 13/2, para comemorar o 100º Aniversário do Clube Espéria. Lembra a realização de sessão solene hoje, às 20 horas, para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 22/11, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp