07/10/1999 - 119ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/11/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / ARY FOSSEN / SIDNEY BERALDO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  SIDNEY BERALDO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ROBERTO GOUVEIA
Na semana comemorativa ao 10º aniversário da Constituição Estadual, faz referência ao capítulo referente à Saúde, um dos mais avançados do País, que gerou o Código de Saúde.
3 -  JOSÉ DE FILIPPI
Refere-se ao movimento organizado pela CUT e Força Sindical em prol da manutenção e equiparação salarial dos metalúrgicos. Reclama de repressão a manifestantes na porta da Villares.
4 -  JAMIL MURAD
Repudia declaração do Presidente da República, que considera que os brasileiros devam trabalhar em silêncio. Considera que o povo brasileiro tem muitos motivos para reclamar, citando como exemplo das mudanças na Previdência.
5 -  LUIZ GONDIM
Reporta reunião do Fórum São Paulo Século XXI com a presença do Presidente do Seade, onde se discutiu a situação do Estado. Preocupa-se com a falta de segurança nos trens da CPTM e com a situação da Saúde na região de Mogi das Cruzes.
6 -  CARLINHOS ALMEIDA
Comunica ter acompanhado, hoje pela manhã, em São José dos Campos, as manifestações dos trabalhadores da General Motors que, em união com o movimento nacional dos metalúrgicos, reivindicam o estabelecimento de política salarial unificada para o setor.
7 -  ARY FOSSEN
Assume a Presidência.
8 -  RAFAEL SILVA
Registra recebimento de diversos pedidos de moradores e lideranças de Jardinópolis com respeito à possível desativação da escola mantida pelo Sesi, ou sua municipalização. Reclama que famílias estão sendo desrespeitadas no Instituto Médico Legal de Ribeirão Preto.
9 -  SIDNEY BERALDO
Refere-se ao problema da segurança pública e aponta o desemprego como uma das causas do aumento do índice de violência. Analisa medidas tomadas pelo Governo nesta semana para aumentar a geração de empregos.
10 -  JILMAR TATTO
Comenta o encontro do Presidente da Cetesb com a Comissão de Meio Ambiente acontecido ontem.
11 -  NIVALDO SANTANA
Comunica que a imprensa mundial noticia tragédia ocorrida em Londres, em que houve o maior acidente ferroviário dos ultimos 43 anos, na Inglaterra. Por conseqüência critica a privatização dos serviços públicos essenciais em geral.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  CARLINHOS ALMEIDA
Faz considerações sobre a proposta orçamentária recebida, recentemente, pela Assembléia.
13 -  CONTE LOPES
Comenta referência hoje à sua pessoa no "Jornal da Tarde". Preocupa-se com casos de violência no Estado. Refere-se ao trabalho da Rota.
14 -  MILTON FLÁVIO
Fala sobre a política de Segurança Pública do PSDB.
15 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
16 -  CICERO DE FREITAS
Parabeniza o Presidente da Febem por ter pedido ordem à Secretária do Bem-Estar Social para abrir uma auditoria séria dentro da Febem (aparteado pelos Deputados Conte Lopes e Hamilton Pereira).
17 -  SIDNEY BERALDO
Retoma assunto relacionado às medidas tomadas pelo Governo Federal quanto ao apoio à pequena e microempresa.
18 -  SIDNEY BERALDO
Assume a Presidência.
19 -  MARQUINHO TORTORELLO
Pelo art. 82, comunica que, na terça-feira passada teve uma audiência, em Brasília, com o Ministro do Esporte e Turismo quando, junto com uma comissão de atletas de judô, foi entregue uma Moção de repúdio contra a Confederação Brasileira de Judô.
20 -  JAMIL MURAD
Pelo art. 82, convida para a sessão solene a realizar-se amanhã para comemorar os 50 anos da República Popular da China.
21 -  ELÓI PIETÁ
Pelo artigo 82, expressa sua perplexidade com as inúmeras denúncias nos jornais de problemas em diversas instituições do Estado.
22 -  ALBERTO CALVO
Pelo artigo 82, pede providências do Judiciário e do Ministério Público no sentido de averiguar denúncias de irregularidades no Estado.
23 -  NEWTON BRANDÃO
Pelo artigo 82, manifesta sua alegria com a visita do Deputado Federal Duilio Pisaneschi. Preocupa-se com a situação dos hospitais em Santo André.

ORDEM DO DIA
24 -  Presidente SIDNEY BERALDO
Põe em votação e declara sem debate aprovado requerimento, do Deputado Vitor Sapienza, pedindo urgência para a Moção 241/99. Põe em votação e declara sem debate aprovado requerimento, de autoria da Presidência e 1º e 2º Secretários, pedindo urgência ao PR 40/99. Põe em votação requerimento do Deputado Edson Aparecido, solicitando alteração da Ordem do Dia.
25 -  CAMPOS MACHADO
Encaminha a votação do requerimento pelo PTB.
26 -  Presidente SIDNEY BERALDO
Anuncia visita do ex-Deputado Dênis Carvalho, Vice-Prefeito de Mogi Guaçu.
27 -  WADIH HELÚ
Encaminha a votação do requerimento pelo PPB.
28 -  JAMIL MURAD
Encaminha a votação do requerimento pelo PC do B.
29 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
30 -  ALBERTO CALVO
Encaminha a votação do requerimento pelo PSDB.
31 -  PAULO JULIÃO
Encaminhaa votação do requerimento pelo PSDB.
32 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Convoca sessão extraordinária a realizar-se amanhã, às 19 horas.
33 -  ELÓI PIETÁ
Encaminha a votação do requerimento pelo PT.
34 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Põe em votação e dá por aprovado o requerimento de alteração da Ordem do Dia.
35 -  ROBERTO GOUVEIA
Requer verificação de votação.
36 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido e determina que se proceda à chamada pelo processo eletrônico. Anuncia o resultado, que confirma a deliberação anterior. Põe em votação e declara sem debate rejeitado o PL 214/96, ficando mantido o veto.
37 -  LUIZ GONDIM
De comum acordo com as Lideranças, requer o levantamento da sessão.
38 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 09/10, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp