06/08/1999 - 15a Solene

INSTALAÇÃO DO 13º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS MUÇULMANOS DA AMÉRICA LATINA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/09/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : JAMIL MURAD
1 -  JAMIL MURAD
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, com a finalidade de instalar o 13º Congresso Internacional dos Muçulmanos da América Latina. Após ouvir a recitação do Alcorão Sagrado pelo Xeique Jamal Hammoud, convidou todos para ouvirem a gravação do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  RANIA ALHUSSAMI
Dá as boas-vindas a todos os presentes ao 13º Congresso Islâmico. Elogia o Brasil por seu acolhimento e pela liberdade que dá para à prática do Islã.
3 -  Presidente JAMIL MURAD
Anuncia um número musical.
4 -  XEIQUE KHALIL ALSAIFI
Louva a Deus e saúda todos. Almeja que haja aproximação das pessoas, não física, mas pelas idéias. Explica que o 13º Congresso de Muçulmanos da América Latina e dos Países do Caribe é mais uma tentativa para conseguir aquele ideal.
5 -  HISSA OMAR ABUSHARARA
Saúda os presentes. Comenta o tema do 13º Congresso de Muçulmanos da América Latina e Caribe, que é o Islã e as outras religiões, conforme seu ponto de vista. Lembra que o Islamismo, como religião, e os muçulmanos como civilização, foram os pioneiros em estabelecer o acercamento entre as distintas religiões.
6 -  ALI YASSIN
Na qualidade de Presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo, louva a Deus e a seu derradeiro dos profetas. Cumprimenta os presentes. Fala do valor do trabalho em conjunto das entidades e sublinha que a falta de diálogo das entidades islâmicas produziu uma atmosfera intelectual estática que não fornece o enriquecimento necessário para a maturidade.
7 -  MOHAMAD MOURAD
Saúda os presentes com o cumprimento do Islã. Apela a todos para que cada pai e cada mãe se esforcem para oferecer uma educação islâmica para seus filhos. Deseja que o Islã continue a crescer e oferecer a toda sociedade brasileira a paz e a tranqüilidade.
8 -  MOHAMAD AL TURKI
Em nome do Emir Sultan Bin Abdul Aziz Su'ud, em nome de Deus, saúda os presentes. Enfatiza a oportunidade e a importância do 13º Congresso dos Muçulmanos para a América Latina no Brasil de múltiplas religiões, para que haja intercomunicação e aproximação entre elas.
9 -  KHALIL ALMAIS
Faz votos de que o Brasil usufrua da paz, buscada por todos os povos.
10 -  AHMAD ALI SAIF
Como organizador e Presidente do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina, cumprimenta as autoridades. Agradece a Deus por haver mais compreensão no Brasil, de tal modo que possa ser realizado o 13º Congresso, cujo tema é "O Islã e as outras religiões".
11 -  Presidente JAMIL MURAD
Anuncia que no dia 17 de setembro, às 19h, será comemorado o Dia da Comunidade Islâmica na Câmara Municipal de São Paulo e os 70 anos da Comunidade Beneficente Muçulmana de São Paulo. Agradece os brindes que lhe foram entregues pelas autoridades árabes. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp