10/09/1999 - 23a Solene

190º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE LOUIS BRAILLE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/10/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : RAFAEL SILVA
1 -  RAFAEL SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, o Deputado Vanderlei Macris, atendendo a solicitação do Deputado, ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o centésimo nonagésimo aniversário de nascimento de Louis Braille. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  ROBERTO CARVALHO
Pertencente ao Movimento dos Cegos do Estado, historia o movimento. Solicita que seja englobado um movimento de transformação da sociedade em prol do deficiente visual.
3 -  JERSON LUIZ SILVA
Como Presidente do Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos - Cesec, agradece à Assembléia pela oportunidade de as entidades estarem juntas. Sugere que se dê seqüência ao movimento e a politização do deficiente no Brasil.
4 -  APARECIDO IZIDORO
Na qualidade de Presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Guarulhos, discorre sobre os motivos que levaram os interessados a criarem a Associação, em Guarulhos.
5 -  VITAL SEVERINO NETO
Presidente da Associação Brasileira de Desportos para Cegos, ABDC, saúda os presentes. Discorre sobre a importância do momento na Assembléia para estudo e busca de meios para o movimento de cegos no Brasil.
6 -  CARLOS EDUARDO FERRARI
Representando o Movimento de Integração de Deficientes, MID, saúda os presentes e ressalta a importância histórica de Louis Braille.
7 -  MARCOS VIEIRA PASSOS
Como Presidente do Conselho Brasileiro para o Bem-estar dos Cegos, agradece ao Deputado Rafael Silva pelo convite para a sessão em que se reverencia Louis Braille. Manifesta sua esperança e confiança para melhorar a qualidade de vida das pessoas cegas.
8 -  ADRIANA BARSOTTI
Do Centro de Apoio ao Deficiente Visual, agradece às autoridades presentes a oportunidade para falar de um problema comum aos presentes. Discorre sobre a necessidade de união.
9 -  JOSÉ MARIA DE FREITAS
Membro do Instituto Brasileiro de Incentivos Sociais - Ibis, e na qualidade de Coordenador pedagógico da Escola Estadual Luíza Mendes de Souza Corrêa, saúda a todos e fala da satisfação em estar representando o Ibis, uma entidade que trabalha em prol dos cegos e deficientes da visão buscando sempre seu desenvolvimento sócio-econômico e a sua integração plena na comunidade.
10 -  CLODOALDO DE LIMA LEITE
Como Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, cumprimenta os presentes. Discorre sobre a importância de se participar dos 190 anos do nascimento de Louis Braille.
11 -  CARMELINO SOUZA VIEIRA
Na qualidade de Diretor-Geral do Instituto Benjamim Constant do Rio de Janeiro, cumprimenta os presentes. Parabeniza a Casa na pessoa do Presidente Rafael Silva pela promoção da sessão comemorativa dos 190 anos de nascimento de Louis Braille.
12 -  CYNTHIA CARVALHO
Cumprimenta o Presidente Rafael Silva e os presentes. Fala do trabalho como professora e dos esforços para que as crianças se preparem para trabalhar e se integrar na sociedade.
13 -  MARIA ALICE ROSMANINHO PEREZ
Assessora da presidência do Lar Amara, cumprimenta os presentes. Parabeniza a brilhante iniciativa do Deputado Rafael Silva e a sensibilidade da Casa em acolher a questão da deficiência, dificilmente reconhecida em seus direitos.
14 -  DORINA NOWILL
Presidente da Fundação Dorina Nowill para cegos fala de seu trabalho e da importância de todos participarem da União Brasileira de Cegos.
15 -  MARIA HELENA DE CARVALHO
Bibliotecária-chefe da Biblioteca do Centro Cultural, agradece o convite feito. Louva a iniciativa do Deputado Rafael Silva pela realização da sessão solene. Comunica que a Biblioteca estará homenageando Louis Braille, desde julho, com uma exposição comemorativa dos 190 anos de seu nascimento.
16 -  CLODOALDO DE LIMA LEITE
Membro do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, entidade de que é Presidente, comunica que no dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, haverá eventos comemorativos da data.
17 -  NELSON LAMARCA JÚNIOR
Na qualidade de assessor do secretário da Ciência e da Tecnologia, Sr. José Aníbal, parabeniza o Deputado Rafael Silva pela sessão, pois são poucas as pessoas que pensam no deficiente visual.
18 -  NILZON QUINTILHO BEZERRA
Representante da cidade de Francisco Morato, saúda os presentes. Dá algumas sugestões para campos de trabalho para deficientes visuais.
19 -  CARLOS do MID
Fala da semana do deficiente, a iniciar-se no dia 21 de setembro, em parceria com a Prefeitura de Santo André.
20 -  MARCOS VIEIRA PASSOS
Em nome do Prefeito de Macaé, Sr. Zildo Lopes, convida todos para participarem de um amistoso de futsalservice, na comemoração da semana do portador de deficiência.
21 -  CARMELINO SOUZA VIEIRA
Comunica que de 13 a 17 de setembro dar-se à a festa comemorativa do aniversário do Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro.
22 -  PRESIDENTE RAFAEL SILVA
Historia sua carreira política. Ressalta a importância do movimento pela valorização do deficiente visual. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp