20/11/2000 - 171ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/12/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JAMIL MURAD
Presta homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado hoje. Repudia a privatização do Banespa e afirma que o banco foi subavaliado.
3 -  ALBERTO CALVO
Comenta o ato de desagravo ao Governador do Estado do Amapá, realizado hoje. Expressa seu alívio pelo fim próximo da gestão Pitta e do fura-fila. Aplaude a renúncia do Presidente do Peru. Afirma que o maior problema do País é a criminalidade e pede providências para saná-lo.
4 -  MILTON FLÁVIO
Cumprimenta o Governo pela inauguração do Poupa Tempo construído na Estação Itaquera/Corinthians. Registra a homenagem aos atletas paraolímpicos, patrocinada pela Deputada Célia Leão. Exalta o Governador pela disposição com que enfrenta seu problema de saúde.
5 -  ARNALDO JARDIM
Destaca o papel ocupado pela engenharia nacional na história do desenvolvimento brasileiro. Festeja a transferência da União Pan-americana de Associações de Engenheiros-Alpade para o Brasil e a eleição de Claudio Dalácqua como seu presidente.
6 -  EDIR SALES
Comunica que apresentou projeto de lei que destina 1% do ICMS para tratamento de dependentes do álcool. Espera a aprovação da matéria.
7 -  GILBERTO NASCIMENTO
Tece considerações sobre a venda do Banespa ocorrida nesta manhã. Reclama do excessivo número de pedágios nas estradas paulistas.
8 -  PEDRO MORI
Vê com desconfiança a venda do Banespa a banco estrangeiro. Associa-se à fala do orador que o antecedeu sobre os pedágios. Manifesta seu desejo de não receber seus vencimentos pelo Banespa.

GRANDE EXPEDIENTE
9 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, justifica a avaliação do preço mínimo do Banespa, aprovado pelo TCU.
10 -  CESAR CALLEGARI
Pelo art. 82, informa sobre projeto de lei da bancada tornando obrigatório por parte do Governo do Estado o pagamento de vencimentos e pensões por rede de bancos oficiais. Relata seu encontro com o Procurador da Justiça para tratar das irregularidades apuradas pela CPI da Educação. Lê documento entregue na reunião.
11 -  ALBERTO TURCO LOCO HIAR
Pelo art. 82, parabeniza o Deputado Nelson Salomé pela sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Relata que os jovens negros sofrem discriminações e enfrentam dificuldades sociais. Solidariza-se com músico que sofreu ato de violência no Rio de Janeiro.
12 -  GILBERTO NASCIMENTO
Pelo art. 82, tece considerações sobre a venda do Banespa. Reclama do mau atendimento nos pedágios, seu alto custo e cobra responsabilidade das concessionárias. Deseja ao Governador Mário Covas plena recuperação.
13 -  CONTE LOPES
Para reclamação, relata denúncias que recebeu sobre mordomias de presos na Casa de Detenção de São Paulo envolvendo funcionários.
14 -  PEDRO MORI
Pelo art. 82, indigna-se e protesta contra a forma de privatização e de pagamento do Banespa. Afirma que quem realmente governa o País é o FMI, em detrimento da população brasileira.
15 -  ALBERTO CALVO
Para reclamação, lamenta o baixo nível em que se encontra o ensino, exemplificando com programa de perguntas da televisão.
16 -  PEDRO MORI
De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.
17 -   Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 21/11, à hora regimental, lembrando-os da realização de sessão solene hoje, às 20 horas. Levanta a sessão.
alesp