26/10/2000 - 159ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/11/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  DORIVAL BRAGA
Expressa solidariedade aos funcionários do Banespa e cumprimenta os cirurgiões-dentistas pela passagem do Dia dos Dentistas, comemorado ontem.
3 -  ALBERTO CALVO
Exalta a luta dos banespianos e exorta a Assembléia a dar andamento ao plebiscito do Banespa.
4 -  MILTON FLÁVIO
Agradece as manifestações de apreço ao artigo publicado no Diário Popular, "O nome de Governador até os pastéis". Comenta sobre o pronunciamento do Deputado Cesar Callegari e a votação das verbas para educação nos municípios.
5 -  JAMIL MURAD
Repudia ação violenta contra comitê do Deputado Elói Pietá. Solidariza-se com os professores aposentados que lutam pela gratificação. Lê carta enviada pelo Centro do Professorado Paulista. Apóia a luta dos banespianos.
6 -  MARQUINHO TORTORELLO
Reflete sobre o problema da Segurança Pública e a falta de investimentos públicos na área. Relata reunião com a Associação dos Professores de Educação Física. Saúda os banespianos.
7 -  CESAR CALLEGARI
Relata reunião realizada na Casa, que tratou da privatização do setor energético no Estado. Aponta a importância da instalação de uma CPI nesse sentido.
8 -  CELSO TANAUI
Protesta contra a concessão de liminar suspendendo a eficácia de lei que trata da aposentadoria de policiais femininas.
9 -  VANDERLEI SIRAQUE
Critica programa de TV por ferir o Estatuto da Criança e do Adolescente e a lei eleitoral. Cobra providências do Ministério Público.
10 -  WILSON MORAIS
Discorre sobre a greve da PM de Pernambuco,preocupando-se com a intransigência do Governador daquele Estado e do uso de tropas do Exército, despreparadas para o policiamento.
11 -  ROSMARY CORRÊA
Reforça o apoio do PMDB à questão do Banespa. Soma-se à manifestação do Deputado Celso Tanaui sobre a aposentadoria das policiais militares.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  MILTON FLÁVIO
Critica a exibição de imagens de uma criança sendo torturada, feita há alguns dias pelo programa do Ratinho, do SBT. Questiona a postura de diversos partidos frente à política adotada pelo Governo para o salário-mínimo. Defende seu direito de opinião e atuação como represenante eleito pelo povo paulista.
13 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Anuncia a presença do Sr. Valdereis Gomes Lucena, Prefeito de Canas, Sr. Edson Mendes Mota, Prefeito de Silveiras, Sr. José Roberto Santinori Veiga, Vereador pelo PV de Coronel Macedo, acompanhados pelo Deputado Luis Carlos Gondim.
14 -  HAMILTON PEREIRA
Aborda matéria publicada pela Folha de S. Paulo, denunciando que os ônibus operam sem licitação em São Paulo. Declara ser necessário alterar a Comissão de Fiscalização dos Transportes Públicos no Estado de São Paulo. Expressa seu apoio e solidariedade aos ex-funcionários da extinta TV Manchete. Saúda os banespianos (aparteado pelo Deputado Luis Carlos Gondim).
15 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Anuncia a presença do Sr. Roberto Trícoli, Prefeito eleito de Atibaia, e do Dr. Flávio Gianotti, assessor do Prefeito, acompanhados pelo Deputado Luis Carlos Gondim.
16 -  NABI CHEDID
Lê documento em homenagem ao Sr. José Francisco Cruz Costa, funcionário desta Casa falecido recentemente. Convida a todos para a Missa de Sétimo Dia, a realizar-se, às 18h30min, na Igreja do Santíssimo Sacramento.
17 -  CÉLIA LEÃO
Elogia e cumprimenta os atletas que participaram da Olimpíada 2000, dando especial destaque aos que competiram na Paraolimpíada.
18 -  CÉLIA LEÃO
Pelo art. 82, anuncia que se realizará, a seu pedido, dia 20/11, sessão solene para homenagear os atletas paraolímpicos.
19 -  JAMIL MURAD
Pelo art. 82, reporta-se a entrevista coletiva concedida na OAB por grupo de personalidades em defesa do Movimento dos Sem Terra. Lê manifesto assinado por essas personalidades, intitulado "O Governo Federal e o MST", e solicita apoio de seus pares à causa.
20 -  PETTERSON PRADO
Pelo art. 82, comunica que está encaminhando ao Presidente do TRE pedido para que seja feita, com urgência, a análise das assinaturas para o plebiscito sobre a questão do Banespa. Faz depoimento sobre a importância do plebiscito para uma sociedade democrática. Destaca o relevante papel daquele banco para a agricultura do nosso Estado.
21 -  ARY FOSSEN
Havendo acordo entre as lideranças presentes no plenário, solicita o levantamento da sessão.
22 -  NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão solene, a realizar-se no próximo dia 20 de novembro, às 10h30min, em homenagem aos atletas paraolímpicos. Cancela a sessão solene convocada para o dia 1º de dezembro de 2000, às 20 horas, atendendo solicitação da Deputada Mariângela Duarte. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp