06/10/2000 - 37a Solene

ABERTURA DO 14º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS MUÇULMANOS NA AMÉRICA LATINA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/10/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : JAMIL MURAD
1 -  JAMIL MURAD
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa com finalidade de proceder à abertura do 14º Congresso Muçulmano da América Latina. Convida todos para ouvirem a recitação do Alcorão Sagrado. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a apresentação de alunos da escola árabe Zank.
2 -  ABDER RAHMAN BIN ABDULLAH AZEID
Na qualidade de Secretário-Geral Assistente do Congresso Superior Mundial das Mesquitas da Liga do Mundo Islâmico, pronuncia discurso em que transmitiu a saudação do Secretário-Geral da Liga do Mundo Islâmico e seus votos de sucesso para o Congresso Muçulmano da América Latina. Destaca os direitos humanos exarados no Alcorão e defende seu respeito.
3 -  EDUARDO CHUAHY
Presidente do Detran do Rio de Janeiro, transmite mensagem do Governador Anthony Garotinho, daquele Estado.
4 -  ALI AHAMAD SAID YASSIN
Como Presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo, parabeniza os organizadores do 14º Congresso Muçulmano da América Latina.
5 -  MUSTAFA DAGHER
Saúda a Liga do Mundo Islâmico. Saúda ao Sr. Ahmad Ali Saif pela oportunidade que lhe proporcionou de participar nesse congresso com o tema: "Direitos Humanos do Islã".
6 -  MOHAM AL NEMAN
Como membro da Liga da Cultura do Irã, saúda todos os presentes. Afirma que só haverá esperança neste mundo de injustiças se os valores religiosos forem resgatados e forem cumpridos os direitos humanos.
7 -  RIZKALLA TUMA
Presidente da Fearab, faz votos para que este 14º Congresso, em São Paulo, abra a perspectiva de os brasileiros conhecerem melhor o que são os fundamentos do Islamismo com referência aos direitos humanos.
8 -  FARES MAAKAROUN
Na qualidade de arcebispo da Igreja Melquita Católica do Brasil, afirma que a Terra é de Deus e que todos os povos também o são. Sublinha que, em nossa vida, devemos amar todos os homens, do oriente, do norte ou do sul, brancos ou pretos.
9 -  MUZA AMER SALIM ODEH
Embaixador-chefe da Delegação Palestina no Brasil, profere discurso em língua estrangeira.
10 -  YAHYA AHMAD AL YAHYA
Embaixador do Reino da Arábia Saudita, em nome do Corpo Diplomático Árabe-Islâmico, saúda os participantes e organizadores da 4ª Conferência Anual Internacional dos Pregadores e lhes transmite as saudações do Governo do Guardião das Duas Mesquitas Sagradas.
11 -  ABDULLAH BIN MUHAMMAD AL YAHYA
Como Procurador do Ministério da Justiça do Reino da Arábia Saudita, saúda os presentes e, em especial, o corpo diplomático. Fala sobre a Lei Islâmica quanto aos direitos humanos.
12 -  AHMAD ALI SAIFI
Na qualidade de Diretor-Presidente do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina, saúda as autoridades. Agrade ao Presidente Jamil Murad pela nomeação de conselheiro do Fórum São Paulo Século 21. Agradece a todos que atenderam ao seu convite a vieram a esta solenidade.
13 -  Presidente JAMIL MURAD
Solicita ao Cônsul americano, Thomas Bandy, presente ao evento, que leve às autoridades de seu país um pedido para a retomada das negociações de paz na região da Palestina. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp