25/09/2000 - 138ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/10/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / VANDERLEI MACRIS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão.
2 -  VITOR SAPIENZA
Lê e comenta artigo de sua autoria publicado no "Diário Popular", intitulado "As mudanças e suas armadinhas".
3 -  NEWTON BRANDÃO
Atribui ao município de Santo André parte do bom nível em que se encontra o esporte amador no nosso País.
4 -  ROSMARY CORRÊA
Considera importante o aprofundamento do estudos dos casos de violência contra a mulher, pois em 70% das vezes as lesões corporais são cometidas dentro do lar pelos companheiros ou maridos.
5 -  ALBERTO CALVO
Comenta notícias sobre a situação dos presos doentes mentais, que estão abandonados e sem nenhuma assistência. Pede revisão da política de sáude mental em geral.
6 -  GILBERTO NASCIMENTO
Fala da preocupação que tem com a segurança pública. Defende trabalhos que promovam a profissionalização dos presos.
7 -  MILTON FLÁVIO
Discorre sobre debate de que participou na Rede Família de Televisão, no programa "Cenário Político", no último sábado, junto com a Deputada Célia Leão e o Deputado Federal Newton Lima. Comenta e lê artigo publicado no "Diário Popular", intitulado: "A voz dos bispos".
8 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
9 -  CONTE LOPES
Comenta artigo de jornal intitulado "Até preso sem perna foge das delegacias de polícia". Solicita do Secretário de Segurança providências para impedir fugas tão freqüentes de presos.

GRANDE EXPEDIENTE
10 -  MILTON FLÁVIO
Reporta-se a revista "Veja São Paulo" que analisa os vereadores que merecem ser reeleitos ou não. Apóia a fala do Deputado Conte Lopes sobre os resgates de presos. Ao se referir ao Projeto da Desvinculação da Paula Souza e da Unesp, fala da aprovação de PL concedendo gratificação aos funcionários do Paula Souza. Registra a visita do Secretário José Aníbal em Botucatu, neste fim de semana, à ampliação da Embraer. Insurge-se contra a decisão de muitos eleitores que desejam anular seus votos. Historia a ação do PSDB contra a inflação. Refere-se à aprovação de emenda constitucional que amplia os recursos da Saúde.
11 -  CONTE LOPES
Em razão das constantes invasões de delegacias de polícia para resgatar presos que lá cumprem pena, sugere a instalação de um sistema de alarme e que a Guarda Civil Metropolitana auxilie na segurança, entre outras medidas (aparteado pelo Deputado Milton Flávio).
12 -  HENRIQUE PACHECO
Pelo art. 82, reporta-se a reunião que participou com mutirantes do CDHU, cujos contratos têm cláusulas que ferem o Código de Defesa do Consumidor.
13 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, rebate colocações feitas pelo orador precedente. Em complemento à fala do Deputado Conte Lopes, sugere a unificação das polícias e valorização da Guarda Metropolitana.
14 -  HENRIQUE PACHECO
Para reclamação, observa que o Líder do Governo saiu em defesa do Executivo sem refletir, no caso de contratos firmados pela CDHU com a empresa Via Engenharia.
15 -  MILTON FLÁVIO
Para reclamação, rebate as críticas feitas pelo Deputado que o antecedeu.
16 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, opina como parlamentar especialista na área de segurança pública, sobre prevenção de assalto a bancos e fugas em delegacias.

EXPLICAÇÃO PESSOAL
17 -  HENRIQUE PACHECO
Volta a debater a questão habitacional no Estado. Critica a gestão do CDHU durante o Governo Covas.
18 -  MILTON FLÁVIO
Rebate as críticas sobre a atuação do Governo no setor habitacional.
19 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 26/09, à hora regimental, informando a sua Ordem do Dia. Encerra a sessão.
alesp