06/09/2000 - 127ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/10/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : ARY FOSSEN / VANDERLEI MACRIS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão.
2 -  CESAR CALLEGARI
Informa a realização hoje da audiência pública relacionada à privatização da Cesp.
3 -  MILTON FLÁVIO
Trata de denúncia de que o candidato a vice-Prefeito apoiado pelo atual Prefeito de S. Bernardo do Campo, Maurício Soares, teria tentando subornar alguns candidatos a Vereador do PSDB, conforme apresentado pela "Folha de S.Paulo", na edição de ontem. Comenta notícia de hoje, no "O Estado de S. Paulo", de que o Palácio do Planalto enviou, na última sexta-feira, ao Congresso, um projeto prevendo o aumento da pena para quem realizar falsa perícia em avaliações de desapropriações.
4 -  CICERO DE FREITAS
Repudia a atitude do Ministro Almir Pazzianoto, do TST, tomada contra os funcionários do Metrô. Reclama que o Governo FHC não quer pagar a devida correção do FGTS.
5 -  HENRIQUE PACHECO
Comenta o comportamento que o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman, teve em relação aos atletas de tiro e de outras modalidades.
6 -  ALBERTO CALVO
Disserta sobre o pavor que toma conta do povo diante da insegurança que grassa pelo Brasil.
7 -  CARLOS ZARATTINI
Manifesta sua preocupação em relação à greve marcada pelo Sindicato dos Metroviários para a próxima segunda-feira.
8 -  CONTE LOPES
Fala da impunidade e da insegurança que se vive em São Paulo e no Brasil, ao registrar o assassinato de uma diretora de presídio, que tentou coibir a ação de traficantes dentro da cadeia.
9 -  ARY FOSSEN
Mostra-se satisfeito pela defesa feita pelo jornalista Reali Junior em favor do jornalista Sandro Vaia, atacado durante o debate realizado com os candidatos à Prefeitura de S. Paulo pela TV Bandeirantes, na última segunda-feira.
10 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Convoca os Srs. Deputados para uma sessão solene, em 20/10, às 20h, para homenagear o Hospital do Câncer, em S. Paulo, a pedido da Deputada Mariângela Duarte; em 09/10, às 20h, para comemorar o Décimo Aniversário da Instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente, a pedido do Deputado José Carlos Stangarlini; em 9/10, às 10h, para homenagear o "Dia do Policial Militar Deficiente Físico", a pedido do Deputado Wilson Morais; em 6/10, às 20h, para proceder à abertura do "14º Congresso dos Muçulmanos na América Latina".
11 -  LUIS CARLOS GONDIM
Secunda a fala do Deputado Alberto Calvo e fala sobre a insegurança na Grande São Paulo. Parabeniza os bombeiros, especialmente pelos resgates. Comenta que as indústrias estão querendo sair do Estado porque o Governador não quer entrar na guerra fiscal.
12 -  ARY FOSSEN
Assume a Presidência.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  MILTON FLÁVIO
Em nome da liderança de Governo, expressa sua solidariedade ao Deputado Renato Simões. Afirma que o Estado de São Paulo não aceita a guerra fiscal e que o Governo Covas procura reduzir a carga tributária. Discorre sobre projeto que visa redução das alíquotas de ICMS de alguns produtos e sobre os trabalhos da CPI dos Precatórios (aparteado pelos Deputados Luis Carlos Gondim e Gilberto Nascimento).
14 -  NEWTON BRANDÃO
Esclarece a polêmica na imprensa de sua cidade sobre a administração da Caixa de Pensões dos servidores Públicos em sua gestão como Prefeito (aparteado pelo Deputado Luis Carlos Gondim).
15 -  CARLOS ZARATTINI
Repudia ameaças que vêm sendo feitas por grupos "skinheads" a pessoas ligadas a direitos humanos. Pede que a Polícia investigue com urgência o caso. Expressa sua satisfação com a decisão de três universidades públicas do Estado criarem cursinhos pré-vestibulares voltados a pessoas de baixa renda.
16 -  HENRIQUE PACHECO
Pelo art. 82, lamenta e repudia as ações e ameaças feitas por grupos "skinheads".
17 -  NEWTON BRANDÃO
Pelo art. 82, solidariza-se com o Deputado Renato Simões. Anuncia ter entrado com PL para que seja instalado um posto de distribuição de insulina e medicamentos para o tratamento da diabetes nas Associações de Assistência ao Diabético.
18 -  HENRIQUE PACHECO
Para reclamação, cumprimenta o jornalista Agostinho Teixeira, da Rede Bandeirantes de Televisão, por denúncia contra o Departamento de Estradas de Rodagem no Estado.
19 -  JILMAR TATTO
Para reclamação, relata sua participação na CPI das Indústrias dos Precatórios Ambientais, em que esteve presente o engenheiro florestal José Lasmar, responsável pelo precatório no Estado de mais de um bilhão de reais.
20 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, comenta o assassinato da diretora de presídio, no Rio de Janeiro, por ter tentado pôr ordem dentro da cadeia. Constata como, infelizmente, é facil matar em São Paulo.
21 -  CONTE LOPES
De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.
22 -  Presidente ARY FOSSEN
Acolhe o pedido. Convoca as seguintes sessões solenes: dia 16/10, às 10h, para comemorar o "Dia do Médico", a pedido dos Deputados Pedro Tobias e Jamil Murad; dia 16/10, às 20h, para homenagear o mercado de seguros, por solicitação do Deputado José Carlos Stangarlini; dia 23/10, às 20h, para comemorar o "Milésimo Aniversário da Fundação do Estado Húngaro"; dia 27/10, às 20h, para comemorar o "Dia do Aviador", a pedido do Deputado Márcio Araújo; e 30/10, às 20h, para comemorar o "Dia do Dentista", por solicitação do Deputado Dorival Braga. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 11/09, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp