30/06/2000 - 100ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLINHOS ALMEIDA / EDNA MACEDO / JOSÉ ZICO PRADO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CARLINHOS ALMEIDA
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia que nesta sessão correrá pauta de redação do PL 242/2000, sobre as Diretrizes Orçamentárias para 2001. Convoca, em nome da Presidência efetiva, as seguintes sessões solenes, a realizarem-se às 20h dos dias: 07/08, por solicitação do Deputado Márcio Araújo, para comemorar o Dia do Evangélico; 11/08, a pedido do Deputado Roberto Morais, para comemorar o Centenário do Jornal de Piracicaba; 14/08, por solicitação do Deputado Afanasio Jazadji, para comemorar o 80º Aniversário da Associação Portuguesa de Desportos; 18/08, a pedido do Deputado José Carlos Stangarlini, para comemorar o 447º Aniversário do Bairro da Moóca; 21/08, às 10h, por solicitação do Deputado Rodolfo Costa e Silva, para instalar a Frente Parlamentar de Apoio à Instalação do Fórum Estadual "Lixo e Cidadania", no Estado de São Paulo; 21/08, a pedido do Deputado Duarte Nogueira, para homenagear o Dia do Maçon; 25/08, por solicitação do Deputado Edson Ferrarini, para homenagear o Instituto Cultural da Fraternidade Universal; e 28/08, a pedido da Deputada Mariângela Duarte, para comemorar o 15º Aniversário da Pastoral da Criança.
2 -  HENRIQUE PACHECO
Cumprimenta seus pares pela aprovação da emenda que instituiu o Orçamento Participativo. Ressalta a importância da discussão da PEC nº 4, sobre o Banespa.
3 -  JOSÉ ZICO PRADO
Assume a Presidência.
4 -  CARLINHOS ALMEIDA
Discorre sobre a importância da aprovação, ontem, na LDO de emenda do PT que permite a realização do Orçamento Participativo no Estado.
5 -  JAMIL MURAD
Comemora processo político pelo qual foi possível aprovar uma emenda que possibilita a reposição no orçamento, daquilo que é gasto nos hospitais com a previdência, com precatórios.
6 -  WADIH HELÚ
Comenta a promessa, não cumprida, de se colocar em pauta numa das sessões extraordinárias a PEC nº 4, que diz respeito ao Banespa. Lê artigo "Banespa e Rombos", do jornalista Aloysio Biondi.
7 -  CONTE LOPES
Considera a política de segurança pública do Governo do Estado.
8 -  GILBERTO NASCIMENTO
Comenta que os bancos continuam sendo os grande beneficiários de grandes lucros no País.

GRANDE EXPEDIENTE
9 -  EDNA MACEDO
Parabeniza o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelos seus 120 anos.
10 -  CONTE LOPES
Rebate as críticas de Gil Gomes, Romeu Tuma e Emerson Kapaz sobre o seu estilo de combater o crime. Narra infelicidades de companheiros de farda que tombaram no cumprimento do dever. Analisa a escalada do crime nos seus 20 anos como policial. Exemplifica crimes para apontar a falta de segurança.
11 -  EDNA MACEDO
Assume a Presidência.
12 -  CESAR CALLEGARI
Lê o parecer aprovado pela CPI da Educação - Voto em separado - em 21/06, reunião final (aparteado pelo Deputado José de Filippi).
13 -  PEDRO MORI
Agradece a todos pelas colaborações que teve neste primeiro semestre, e faz um balanço das atividades que teve nesta Casa (aparteado pelo Deputado Henrique Pacheco).

ORDEM DO DIA
14 -  Presidente EDNA MACEDO
Põe em votação e declara aprovado requerimento do Deputado Pedro Mori solicitando preferência para o item 56 da Ordem do Dia. Põe em discussão, que declara sem debate encerrada, o PL 821/99. Põe em votação a matéria. Anuncia, põe em votação e declara aprovado método de votação do PL 821/99. Põe em votação e declara aprovado o art. 1º do projeto e rejeitado o veto. Põe em votação e declara aprovado o art. 2º, salvo itens relativos às áreas que enumera, e rejeitado o veto. Põe em votação e declara rejeitados os itens destacados e mantido o veto.
15 -  WADIH HELÚ
Solicita uma verificação de presença.
16 -  Presidente EDNA MACEDO
Acolhe o pedido e determina que se faça a chamada. Declara o resultado que aponta número insuficiente para a continuidade dos trabalhos. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 01/08, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp