22/08/2017 - 45a Sessão Solene

HOMENAGEM AO EXÉRCITO BRASILEIRO E AO SEU PATRONO, MARECHAL LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA, DUQUE DE CAXIAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/09/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para "Homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu Patrono, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias". Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda do Exército Brasileiro. Dá conhecimento de mensagens encaminhadas por autoridades.
2 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, enaltece a história e a importância do Exército para o País. Discorre sobre o caráter necessário ao homem público. Presta apoio de seu mandato aos militares.
3 -   SILVIO HIROSHI OYAMA
Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, saúda as autoridades e demais presentes. Discorre sobre seu histórico dentro da Justiça Militar de São Paulo. Enaltece a carreira militar, citando as qualidades necessárias para tanto.
4 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a exibição de vídeo sobre o Exército Brasileiro. Presta homenagem a instituição, com entrega de placa alusiva ao evento, ao comandante Militar do Sudeste, general João Camilo Pires de Campos.
5 -  JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS
Comandante Militar do Sudeste, declara-se honrado em receber homenagem desta Casa, em nome do Exército brasileiro. Cita ser o "Dia do Soldado", comemorado em 25 de agosto, homenagem ao nascimento do Duque de Caxias. Discorre sobre a vida e a carreira do homenageado. Reverencia seu legado como exemplo de moral, ética e coragem a todos brasileiros. Destaca a presença do Exército brasileiro no exterior, em missões humanitárias, e em território nacional, em funções de segurança e patrulhamento. Pede que a Banda do Exército Brasileiro execute o dobrado "Paris Belfort", conhecido como marcha da Revolução Constitucionalista de 32.
6 -   PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Considera o Exército Brasileiro patrimônio nacional. Afirma que a carreira militar é atividade de alta nobreza moral. Cita palavras de Alexandre Magno. Anuncia a Canção do Exército do Brasil, executada pela Banda do Exército Brasileiro. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp