05/05/2017 - 58ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/05/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / CORONEL TELHADA
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LECI BRANDÃO
Lamenta o falecimento do sambista e compositor Almir Guineto. Apresenta dados de sua vida, família e carreira. Destaca a relevância do artista para a história do samba de raiz brasileiro. Lamenta a ausência dessa manifestação cultural na mídia de massa.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Presta condolências à família de Almir Guineto. Convoca sessões solenes a serem realizadas nos dias 19/06, às 20 horas, para "Homenagem aos trabalhadores das indústrias químicas do Estado de São Paulo", por solicitação do deputado Luiz Fernando T. Ferreira, e no dia 26/06, às 10 horas, para "Comemoração do Dia do Bombeiro", a pedido do deputado Coronel Camilo.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Anuncia a visita de servidores da Fundação Casa. Destaca as demandas desses funcionários, relacionadas à melhoria de suas condições de trabalho e da qualidade do atendimento prestado aos adolescentes internados na instituição. Defende a aposentadoria especial para esses profissionais, que, adita, atuam nas áreas de Segurança e Educação. Discorre sobre a campanha salarial da categoria e a postura, a seu ver, desatenciosa, da presidente da fundação, a esse respeito. Lamenta falecimentos de funcionários da instituição. Pede apoio dos parlamentares para a aprovação de projeto que determina a alteração da jornada de trabalho dos servidores da Fundação Casa para 30 horas semanais.
5 -  CORONEL TELHADA
Presta condolências à família de Almir Guineto. Considera as dificuldades de trabalho dos servidores da Fundação Casa. Defende a valorização desses profissionais. Discorre sobre a violência no Brasil. Lamenta a morte, em serviço, do cabo da PM Marcos Antonio Mendonça Barreto. Manifesta-se a favor da valorização e o respeito à autoridade de policiais. Critica a generalização da ideia de que os políticos e a polícia são corruptos. Pede a atenção das autoridades, sobretudo o governador Geraldo Alckmin, às demandas dos parlamentares.
6 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
7 -  JOOJI HATO
Mostra-se preocupado com a possibilidade do uso de armas nucleares. Discorre sobre a violência no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro. Sugere a atuação do Exército para diminuir índices de criminalidade. Defende a instalação de câmeras de segurança e detectores de metais em espaços públicos da cidade. Tece elogios ao prefeito João Doria.
8 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Cita projeto de lei, de sua autoria, que propõe a colocação de câmeras de segurança em transportes coletivos.
9 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Declara seu apoio à proposição do deputado Coronel Telhada.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Reprova a abordagem de matéria da "Folha de S. Paulo" acerca do fechamento de salas de uso pedagógico nas pré-escolas da cidade de São Paulo. Destaca a relevância das brinquedotecas, salas de informática e salas de leitura para a qualidade do trabalho das Emeis. Considera que, a seu ver, características da Rede Municipal de Educação valorizadas pela população têm sido extinguidas desde a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad. Critica as justificativas dadas pela prefeitura para a exclusão das salas. Analisa a necessidade de investimentos na construção de novos prédios escolares. Frisa que parte dos espaços fechados foram construídos com recursos da comunidade escolar organizada. Reprova a vinculação entre as administrações do governador Geraldo Alckmin e do prefeito João Doria. Mostra-se contrário às políticas adotadas por ambos na área da Cultura. Desaprova o corte de orçamento para programas de distribuição de leite, transporte escolar e merenda nas escolas municipais. Comemora a decisão do STF que declara que não é competência das assembleias legislativas autorizar ou desautorizar o julgamento dos governadores. Pede apoio dos parlamentares para a apreciação de projeto, de sua autoria, que visa alterar artigo da Constituição do Estado de São Paulo. Critica a morosidade para investigação de denúncias contra autoridades políticas em São Paulo.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
12 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 08/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessões solenes a serem realizadas hoje, às 20 horas, para "Comemoração do Dia da Comunidade Chinesa", e no dia 08/05, às 10 horas, para "Comemoração do Dia da Policial Feminina". Levanta a sessão.
alesp