22/05/2017 - 27a Solene

HOMENAGEM AO SISTEMA PENITENCÁRIO PAULISTA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/06/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : MILTON VIEIRA
1 -  MILTON VIEIRA
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para "Homenagem ao Sistema Penitenciário Paulista". Anuncia as autoridades presentes. Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre a situação das penitenciárias paulistas na atual política brasileira. Anuncia a exibição de vídeo com discurso do governador Geraldo Alckmin acerca do atendimento promovido pelo sistema penitenciário de São Paulo e saudou os seus servidores.
2 -  ULYSSES DE OLIVEIRA GONÇALVES JR.
Coordenador do Deecrim da Primeira Região Administrativa do Judiciário e corregedor dos presídios da Capital, saúda os presentes. Discorre sobre sua carreira no sistema penitenciário. Faz agradecimentos a todos os envolvidos no trabalho das unidades prisionais. Tece elogios ao secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sr. Lourival Gomes. Considera que o conjunto carcerário paulista promove a maior qualidade possível no atendimento, de acordo com os preceitos legais que o regem. Destaca a ordem e a disciplina como formas de conduta desejáveis. Pontua a necessidade de trabalho constante para aperfeiçoamento do sistema penitenciário.
3 -  PRESIDENTE MILTON VIEIRA
Anuncia a exibição de vídeo institucional acerca do histórico e de dados de funcionamento dos presídios paulistas e da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado. Anuncia a presença dos alunos da Escola De Administração Penitenciária.
4 -  JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR
Deputado estadual, discorre sobre a importância do trabalho de ressocialização de presos. Faz elogios à administração atual da SAP. Saúda o deputado Milton Vieira pela iniciativa desta solenidade. Tece considerações acerca do envolvimento do parlamentar com o cotidiano do trabalho dos presídios. Cumprimenta os presentes.
5 -  WELLINGTON MOURA
Deputado estadual, expõe as dificuldades enfrentadas pelos programas de ressocialização de presidiários, em função da realidade de vida dessas pessoas. Fala sobre o histórico e dados de atendimento do sistema prisional paulista. Defende o comprometimento dos profissionais atuantes nos cárceres com a população assistida e da sua crença na possibilidade de recuperação dos criminosos. Discorre sobre o trabalho que realizara em presídios na Igreja Universal do Reino de Deus. Faz agradecimentos à SAP pela abertura ao trabalho das instituições religiosas. Afirma o compromisso do PRB com a qualidade do sistema penitenciário.
6 -  GILMACI SANTOS
Deputado estadual, saúda os presentes. Lamenta a falta de visibilidade do sistema carcerário, que, a seu ver, somente aparece na mídia quando acontecem grandes conflitos ou rebeliões. Tece elogios à administração do sistema carcerário. Desaprova o preconceito da sociedade em relação aos presidiários. Compara o trabalho nesse setor ao sacerdócio. Critica as condições inadequadas para atuação dos profissionais nas prisões. Declara o apoio do PRB ao aperfeiçoamento da SAP com finalidade de diminuir a população encarcerada.
7 -  PRESIDENTE MILTON VIEIRA
Faz agradecimentos aos deputados e funcionários pelo auxílio na realização deste evento e o apoio a projeto de lei, de sua autoria, de interesse do sistema penitenciário paulista. Saúda religiosos pelo trabalho educativo realizado na Fundação Casa e no sistema carcerário.
8 -  SEBASTIÃO SANTOS
Deputado estadual, saúda os presentes. Faz elogios ao trabalho da Polícia Militar. Discorre sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente no cenário internacional, bem como do seu cumprimento para o futuro do País. Enfatiza a relevância desta solenidade para esta Casa. Tece agradecimentos ao governador Geraldo Alckmin por sua atuação junto ao sistema penitenciário.
9 -  ALEXANDRE APOLINÁRIO DE OLIVEIRA
Diretor do CDP de Jundiaí, saúda os presentes. Agradece os servidores da SAP pelo trabalho cotidiano desenvolvido nas unidades prisionais. Parabeniza o deputado Milton Vieira pelo evento e por sua atuação no setor carcerário.
10 -  PRESIDENTE MILTON VIEIRA
Saúda as mulheres do sistema penitenciário. Anuncia a exibição de vídeo sobre o trabalho de reeducação de presos desenvolvido por voluntários e coordenado pelo bispo Eduardo Guilherme Bueno, da Igreja Universal do Reino de Deus.
11 -  EDUARDO GUILHERME BUENO
Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, agradece o bispo Macedo pela parceria da igreja com a SAP que, a seu ver, facilita a ressocialização de presos. Narra experiências profissionais com pessoa encarcerada. Cita passagem bíblica acerca da relevância de acreditar na capacidade de recuperação das pessoas. Menciona ações realizadas por religiosos em presídios.
12 -  PRESIDENTE MILTON VIEIRA
Anuncia a exibição de vídeo sobre a carreira do secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sr. Lourival Gomes. Anuncia homenagem à SAP e ao secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sr. Lourival Gomes, com a entrega de placas comemorativas pelos deputados presentes.
13 -  LOURIVAL GOMES
Secretário de Estado da Administração Penitenciária, saúda os presentes. Faz agradecimentos aos funcionários do sistema prisional. Discorre sobre o histórico do sistema penitenciário paulista. Destaca a relevância do trabalho realizado nos presídios ao longo dos anos e dos servidores que atuaram nesse setor. Lamenta as mortes de muitos que foram assassinados por criminosos. Enfatiza a importância dos funcionários que estão iniciando sua carreira nos presídios. Informa que diversas melhorias da SAP são elaboradas por servidores. Tece considerações sobre o clima, segundo ele favorável, nos presídios paulistas, apesar de problemas de superlotação. Destaca a qualidade do sistema prisional de São Paulo. Discorre sobre sua atuação nas prisões. Defende a aposentadoria especial para policiais e agentes penitenciários. Lamenta a situação política do Brasil. Reprova a atuação violenta de parte dos agentes de segurança que, adita, não representa essa classe trabalhadora. Destaca o apoio dado por esses profissionais aos presidiários em muitos momentos de suas vidas. Defende o combate ao crime organizado e a atenção ao preso de bom comportamento.
14 -  PRESIDENTE MILTON VIEIRA
Anuncia a execução do Hino da SAP, pelo Coral do Templo de Salomão.
15 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência.
16 -  MILTON VIEIRA
Deputado estadual, tece agradecimentos pelo apoio desta Casa à solenidade. Narra a ocasião em que conhecera o Sr. Alexandre Apolinário De Oliveira e a unidade prisional de Jundiaí, cuja denominação, adita, fora fruto de um projeto de lei de sua autoria, aprovado na semana passada. Discorre sobre a atuação do ex-agente de escolta Marcos Antonio Alves de Bezerra, homenageado por essa proposição. Agradece a atuação parlamentar do deputado Gilmaci Santos na tramitação do projeto de lei. Afirma seu comprometimento com a Segurança Pública e a necessidade de defender os profissionais atuantes em presídios. Faz elogios ao secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sr. Lourival Gomes. Agradece os voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus, e de outras religiões, atuantes na evangelização e ressocialização de presos.
17 -  MILTON VIEIRA
Assume a Presidência
18 -  SANSÃO PEREIRA
Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, faz oração. Convida os presentes para conhecer o templo de Salomão.
19 -  PRESIDENTE MILTON VIEIRA
Anuncia a apresentação do Coral Templo de Salomão, com execução da música Agnus Dei Aleluia. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp