15/05/2017 - 23a Solene

ENCERRAMENTO DA SEMANA DA CIDADANIA E SEGURANÇA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/06/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CELINO CARDOSO
1 -  CELINO CARDOSO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos, para comemorar o "Encerramento da Semana de Cidadania e Segurança". Anuncia a composição da Mesa; e demais autoridades. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a quem agradeceu; e o Hino dos Conseg´s, reproduzido pelo serviço de Audiofonia desta Casa. Informa que hoje foi o encerramento da 2ª Semana da Cidadania e Segurança. Diz ter sido o proponente da lei que cria esta semana, aprovada nesta Casa em 2015 e sancionada pelo governador em 2016. Ressalta que o projeto nasceu da ideia de seus assessores, com o objetivo de estimular a reflexão e o debate da responsabilidade do cidadão em relação à Segurança Pública em escolas, igrejas, ONGs, entre outras. Afirma que, de acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a Segurança Pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. Destaca o aumento da participação em relação à 1ª Semana. Comenta que a ligação da comunidade com as polícias e a Segurança Pública é feita por meio dos Conseg´s, que auxiliam na conscientização da população. Menciona a comemoração do 32º aniversário dos Conseg´s durante a realização da 2ª Semana da Cidadania e Segurança. Cita o seu apreço, carinho e admiração por aqueles que trabalham voluntariamente nos Conseg´s, dedicando parte do seu tempo para ajudar as autoridades na melhoria da Segurança Pública. Anuncia a exibição de um vídeo, com um resumo dos eventos ocorridos esta semana.
2 -  EVANDRO CARAMASCHI FERREIRA DO VALE
Coordenador do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, diz estar honrado em estar presente nesta solenidade. Informa que o programa tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito no estado de São Paulo até 2020. Compara a quantidade de mortes em razão de homicídio e de acidentes de trânsito, sendo este quase o dobro do primeiro. Afirma que em 2016, 339 pessoas deixaram de ir a óbito por causa dos esforços feitos atualmente. Menciona o seu objetivo de terminar o ano de 2017 com 531 óbitos a menos que o ano anterior. Discorre sobre o número de mortes em São Paulo. Ressalta que, para cada morte, quatro pessoas tornam-se permanentemente inválidas. Destaca que 94% das mortes no trânsito estão relacionados a falhas humanas e que é necessário mudar a consciência das pessoas para melhorar este número. Diz que 60% dos óbitos ocorrem em vias urbanas. Relata a realização de convênios com diversos municípios do Estado, e o repasse de verba aos mesmos, utilizando o dinheiro de multas para reverter para ações de segurança no trânsito. Agradece o convite para este evento.
3 -  EVALDO CORATTO
Coordenador estadual dos Conseg´s, agradece os "conseguianos", que voluntariamente prestam serviço ao estado de São Paulo. Diz serem os mesmos parceiros que ajudam as polícias no combate ao crime. Mostra-se grato pela presença de todos e pelo convite do deputado Celino Cardoso. Destaca o trabalho social desenvolvido pelo deputado Celino Cardoso, que disse ter conhecido no início de sua carreira. Menciona o seu desejo em realizar a 3ª Semana de Cidadania e Segurança, na semana do dia 10 de maio do próximo ano, dia em que é comemorado o aniversário dos Conseg´s. Discorre sobre a possibilidade de trazer para esta Casa todos os Conseg´s de São Paulo, sendo que cada um apresentará um projeto referente à cidadania, combate às drogas, violência contra mulher, jovem, criança, entre outros tópicos. Enaltece o inestimável serviço prestado pelos Conseg´s. Comenta a falta de reconhecimento deste trabalho, assim como a falta de estrutura para desenvolver o mesmo. Cumprimenta as autoridades presentes. Cita a parceria com a Defesa Civil e a grande ajuda da Polícia Militar.
4 -  ADELSON DE SOUZA
Inspetor superintendente, comandante-geral da Guarda Civil, saúda os presentes. Ressalta a importância de falar sobre cidadania e segurança e a participação dos Conseg´s. Cita a parceria da Guarda Civil com os Conseg´s. Enaltece qualquer iniciativa que junte a comunidade com os órgãos de Segurança Pública urbana. Agradece o deputado Celino Cardoso pelo convite. Afirma serem os Conseg´s primordiais para a segurança dos bairros e todas as regiões.
5 -  PRESIDENTE CELINO CARDOSO
Presta uma homenagem póstuma ao Dr. João Batista de Souza Filho, presidente do Conseg Freguesia do Ó, com leitura de seu currículo e entrega de diploma a sua filha Vanessa.
6 -  JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Coronel e secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, cumprimenta o deputado Celino Cardoso pela solenidade e as autoridades presentes. Destaca a importância de se trabalhar a cidadania. Cita a possibilidade do município criar guardas para a segurança dos seus patrimônios, cuja atuação foi ampliada por lei. Ressalta a necessidade do município participar da prevenção criminal. Menciona a autonomia, dada pelo prefeito João Doria, para que ele pudesse trabalhar estes pontos na secretaria. Afirma que estão sendo desenvolvidos muitos programas na secretaria. Discorre sobre novo programa, no qual as imagens das câmeras instaladas nas ruas serão gravadas na nuvem, podendo ser acessadas por meio de aplicativos, por delegados, policiais e a própria Secretaria da Segurança Pública. Incentiva a participação das pessoas na prevenção criminal. Informa que hoje seria feito o primeiro vôo com um drone, já com plano de vôo autorizado. Cumprimenta o deputado Celino Cardoso pela iniciativa desta solenidade.
7 -  MARCELINO FERNANDES DA SILVA
Coronel PM e corregedor-geral da PMESP, diz estar muito honrado pelo convite para participar desta sessão solene. Afirma ser companheiro do coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira na defesa da população paulista. Considera os Conseg´s corregedores da Segurança Pública. Lembra o seu lema na Corregedoria da PM: "orientar sem ofender e corrigir sem humilhar". Presta homenagem ao Sr. João Batista, pessoa muito querida no Conseg da Freguesia do Ó e à Adriana Porto, defensora dos policiais militares. Menciona o artigo 144 da Constituição Federal, que diz que a Segurança Pública é direito e responsabilidade de todos. Relata que os Conseg´s chamam para a população também a responsabilidade pela Segurança Pública. Afirma que quem merece a homenagem hoje são os voluntários dos Conseg´s, que merecem todo o respeito pelo trabalho desenvolvido. Destaca a necessidade de se valorizar os policiais de ponta e aumentar a participação dos Conseg´s. Diz ser importante que as diretoras de escolas participem dos Conseg´s. Ressalta a necessidade da participação ativa da sociedade. Esclarece que a violência se combate na educação familiar, criando filhos melhores para o nosso País e respeitando o semelhante. Enaltece o trabalho desenvolvido pelo Evandro Caramaschi Ferreira do Vale no combate às mortes no trânsito.
8 -  PRESIDENTE CELINO CARDOSO
Parabeniza todas as mães pelo dia de ontem. Informa ser hoje o Dia da Família. Agradece a Deus, aos participantes, aos palestrantes, à sua assessoria, á todos os "conseguianos" pelo sucesso da 2ª Semana da Cidadania e Segurança. Parabeniza os policiais pelo trabalho desenvolvido por eles. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp