27/03/2017 - 33ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/04/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / ENIO TATTO / ORLANDO BOLÇONE
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CORONEL TELHADA
Comenta participação, nesta manhã, em solenidade no quartel do 4º Comando Aéreo Regional. Discorre sobre as principais funções da Força Aérea Brasileira. Faz referência ao assassinato do subtenente do Exército Brasileiro, Vladimir dos Santos Ladeira, na semana passada, em Manaus. Repudia o comportamento de menor, acusado de envolvimento no crime, de comemorar sua libertação nas redes sociais. Faz reflexão sobre a redução da maioridade penal.
3 -  CORONEL CAMILO
Cita e comenta duas vertentes nas quais atua a Polícia Militar, que são a diminuição real da criminalidade e a promoção de sensação de segurança ao cidadão. Mostra reportagem do SBT, para a qual fez críticas, uma vez que a matéria acusa a Polícia Militar de matar mais pessoas do que os próprios criminosos. Apresenta dados oficiais de confrontos ocorridos no ano passado, envolvendo a PM e infratores da lei, onde 326 criminosos perderam a vida. Diz que, no mesmo ano, 960 pessoas foram assassinadas pelo crime. Conclui que, diante dos resultados mencionados, a matéria jornalística, bem como o pesquisador ouvido pela reportagem, são mentirosos.
4 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, faz coro ao discurso do deputado Coronel Camilo. Acrescenta que a reportagem é tendenciosa e visa denegrir a imagem da Polícia Militar. Sai em defesa da instituição.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Manifesta apoio ao movimento de servidores de Cubatão que, adita, lutam contra projeto que tramita na Câmara Municipal. Justifica que a propositura retira vários direitos do funcionalismo, dentre eles, a redução de consultas médicas. Declara solidariedade às greves de servidores de Santos e à de funcionários da área da Educação da Capital. Tece críticas às reformas do Governo Federal.
6 -  ENIO TATTO
Assume a Presidência.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
8 -  PRESIDENTE ENIO TATTO
Anota o pedido.
9 -  JOOJI HATO
Fala sobre congresso ocorrido na semana passada, neste Parlamento, com sindicatos que representam os técnicos em imobilização ortopédica. Comenta assuntos abordados durante o evento. Destaca projeto de lei, que tramita nesta Casa, que visa regulamentar a profissão.
10 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
11 -  ENIO TATTO
Tece críticas à gestão do prefeito da Capital paulista, João Doria. Repudia a mídia que, em sua visão, falta com a verdade sobre os reais problemas de São Paulo. Avalia que a cidade está abandonada. Informa que, na área da Educação, ainda não foi entregue o material escolar deste ano. Ressalta que nas periferias, onde o prefeito e as reportagens não chegam, os problemas são maiores. Rebate críticas do prefeito João Doria ao ex-presidente Lula.
12 -  ORLANDO BOLÇONE
Manifesta preocupação acerca de trecho ferroviário na região de São José do Rio Preto, citando um descarrilamento ocorrido hoje, no município, entre dois vagões, em uma das principais ruas da cidade. Lembra outro acidente, em 2013, que resultou na morte de cinco pessoas da mesma família. Avalia que as composições, com cerca de 100 vagões cada, colocam em risco a vida de moradores em todo o trajeto da malha ferroviária. Diz que seu mandado acompanhará este assunto.
13 -  ORLANDO BOLÇONE
Assume a Presidência.
14 -  JOOJI HATO
Mostra reportagem sobre o "rolezinho" que ocorre aos domingos, no Parque do Ibirapuera. Informa que, ontem, a Guarda Civil Metropolitana apreendeu 244 litros de bebidas alcoólicas de jovens frequentadores do evento. Cita lei que proíbe o consumo de bebida alcoólica no local. Defende projeto de lei, de sua autoria, de instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do estado. Faz menção a outra matéria, também de sua autoria, de permitir que a Guarda Civil Metropolitana faça uso de detector de metal portátil.
15 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
16 -  ORLANDO BOLÇONE
Para comunicação, fala sobre a visita do presidente Michel Temer na última sexta-feira, 24 de março, a São José do Rio Preto, para a entrega de 1300 residências populares do programa "Minha Casa Minha Vida". Faz agradecimentos gerais.
17 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido do deputado Carlos Giannazi. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 28/3, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia de 23/3. Levanta a sessão.
alesp