31/03/2017 - 14a Solene

COMEMORAÇÃO DA 3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO BETH LOBO DE DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/04/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CLÉLIA GOMES / MARCIA LIA
1 -  CLÉLIA GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene em "Comemoração da 3ª edição do Prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres", por solicitação do deputado Carlos Bezerra Jr. Anuncia a composição da Mesa. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo sobre a vida de Beth Lobo. Presta homenagem, com a entrega do Prêmio Beth Lobo, à coronel PM Helena dos Santos Reis, secretária chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo.
2 -  HELENA DOS SANTOS REIS
Coronel e secretária chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo, alude a estatísticas acerca da violência doméstica contra as mulheres. Julga tais dados muito tristes. Explica que, diante da dificuldade que as forças policiais têm em interferir na esfera privada, foi criado um programa pioneiro, em que é dado destaque à intervenção comunitária em casos onde se nota a possibilidade de agressão, mas para os quais não foi feita denúncia junto às autoridades.
3 -  MARCIA LIA
Deputada estadual, considera que a proposta de reforma previdenciária é prejudicial às mulheres. Avalia como fundamental o trabalho desempenhado por entidades feministas, no atual momento. Faz breve histórico da Marcha Mundial das Mulheres, da qual participa a homenageada Sonia Coelho. Presta homenagem, com a entrega do Prêmio Beth Lobo, à Sra. Sonia Coelho, da Marcha Mundial das Mulheres.
4 -  SÔNIA COELHO
Integrante da Marcha Mundial das Mulheres, ressalta que esta premiação não é individual. Argumenta que a luta das mulheres contra a opressão necessita de iniciativas coletivas. Fala sobre o significado dos estudos feitos por Beth Lobo. Comenta as dificuldades enfrentadas pelas mulheres da classe trabalhadora. Opõe-se à reforma da Previdência. Diz que a efetivação de tal proposta seria uma das maiores derrotas já sofridas pelas mulheres e pelos trabalhadores brasileiros.
5 -  MARCIA LIA
Assume a Presidência.
6 -  JOÃO PAULO RILLO
Deputado estadual, declara que o Prêmio Beth Lobo foi uma conquista do ex-deputado estadual Adriano Diogo, a quem tece elogios. Enaltece a homenageada Laura Capriglione, que criou a rede Jornalistas Livres. Realça a relevância da iniciativa, a qual, acrescenta, desafia a narrativa propagada pela grande mídia. Diz que são entidades como os Jornalistas Livres e a Marcha das Mulheres que podem organizar o povo para resistir às mais diversas formas de opressão. Presta homenagem, com a entrega do Prêmio Beth Lobo, à jornalista Laura Capriglione.
7 -  LAURA CAPRIGLIONE
Jornalista, lembra que foi aluna de Beth Lobo. Considera que, hoje, as mulheres são as protagonistas da resistência democrática e das lutas sociais no Brasil. Descreve o encaixe dos Jornalistas Livres nesse contexto. Declara que um dos objetivos da rede é dar visibilidade a movimentos sociais pouco conhecidos pela sociedade e que são retratados de forma negativa ou ignorados pela grande mídia.
8 -  CLÉLIA GOMES
Deputada estadual,relata sua trajetória até chegar a esta Casa. Declara ter aprendido muito com a homenageada Roseli de Oliveira, a qual, adita, participa de movimentos sociais de mulheres desde os anos 70. Manifesta sua esperança de que todas as formas de intolerância serão superadas. Discorre sobre o papel das mulheres em tal transformação. Presta homenagem, com a entrega do Prêmio Beth Lobo, à Sra. Roseli de Oliveira, doutora em Sociologia.
9 -  ROSELI DE OLIVEIRA
Doutora em Sociologia, narra como foi criticada por levar aos movimentos trabalhistas e feministas a discussão do problema do racismo. Afirma que os movimentos negros e de mulheres negras trouxeram vitalidade às lutas sociais. Combate o preconceito contra as religiões de matriz africana. Cita exemplos de atitudes discriminatórias. Defende a laicidade do Estado.
10 -  PRESIDENTE MARCIA LIA
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp