24/03/2017 - 13a Solene

RECORDAÇÃO DOS 12 ANOS DA MORTE DE RAFIK HARIRI E A FUNDAÇÃO DA REVOLUÇÃO DO CEDRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/04/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : BETH SAHÃO
1 -  BETH SAHÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação do deputado Alencar Santana Braga, para a "Recordação dos 12 anos da Morte de Rafik Hariri, e a fundação da Revolução do Cedro". Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional do Líbano", e, em seguida, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  ANTONIO GOULART
Deputado federal, elogia a iniciativa de realização da solenidade. Saúda os presentes. Menciona que teve a honra de participar de eventos com a presença do líder Rafik Hariri no Brasil. Comenta que visitara seu túmulo durante viagem ao Líbano. Ressalta a importância da comunidade libanesa no Brasil.
3 -  PRESIDENTE BETH SAHÃO
Anuncia a exibição de vídeo sobre Rafik Hariri.
4 -  MOHAMED LAILA
Presidente de honra do Movimento Futuro no Brasil, discursa em língua estrangeira, com tradução do Sr. Alli Majdoub: cumprimenta todos os presentes. Afirma que a morte de Rafik Hariri fora uma grande perda para o povo libanês. Destaca que o primeiro ministro libanês servia a todos na igualdade e na justiça social, independentemente de religião.
5 -  MUHAMED BARAKAT
Do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil, faz discurso em língua estrangeira, com tradução do Sr. Alli Majdoub: exalta as realizações do mártir Rafik Hariri no Líbano, como, por exemplo, ter dado oportunidade de ensino a milhares de jovens, após anos de guerra civil. Menciona que o assassinato do primeiro ministro culminou na retirada das tropas sírias do Líbano.
6 -  AHMAD SAIFI
Presidente da Câmara Comercial Islâmica Brasileira e Centro de Divulgação do Islã para América Latina, saúda os componentes da Mesa. Destaca o trabalho realizado por Rafik Hariri na reconstrução do Líbano. Considera que o líder é exemplo a ser seguido, inclusive no Brasil.
7 -  AMIR MAZLOUM
Presidente da Sociedade Islâmica de Guarulhos, exalta Rafik Hariri por seu papel na reconstrução do Líbano e no financiamento de estudos de jovens libaneses. Considera que os libaneses e descendentes que vivem no Brasil devem tomar o líder como exemplo a ser seguido.
8 -  MOKLES AL BANOUT
Representante do Levante Popular da Síria, discursa em língua estrangeira, com tradução: lembra que fora Rafik Hariri quem iniciara o diálogo para a retirada do exército sírio do Líbano. Manifesta repúdio ao governo de Bashar al-Assad, na Síria. Agradece o acolhimento dos imigrantes libaneses pelo Brasil.
9 -  ALLI MAJDOUB
Presidente da União dos Estudantes Muçulmanos do Brasil, destaca a importância da união para a conquista de objetivos. Reflete sobre a importância dos ensinamentos de Deus. Comenta que a comunidade libanesa no Brasil é maior do que a população do Líbano. Menciona que a Marinha brasileira está em missão no Líbano para a garantia da paz e da segurança nas águas marinhas do país. Manifesta-se orgulhoso por viver no Brasil.
10 -  MOHAMED EL KADRE
Presidente da Associação Islâmica de São Paulo, lembra que o ex-deputado estadual Simão Pedro fora autor da lei que instituiu a data de 14 de fevereiro como o "Dia da Comunidade Libanesa" neste Estado. Comenta que a deputada Beth Sahão tem descendência libanesa. Faz reflexão sobre o legado deixado por Rafik Hariri.
11 -  PRESIDENTE BETH SAHÃO
Recorda momentos de viagem feita ao Líbano. Destaca os avanços promovidos por Rafik Hariri nas áreas social e de infraestrutura no país. Ressalta que, a seu ver, o líder pagara com a própria vida a retirada do exército sírio do Líbano, pois as tropas sírias foram obrigadas a abandonar o país após as repercussões de seu assassinato, que culminaram com a eclosão da Revolução do Cedro. Lembra que o Brasil abriga a maior comunidade de libaneses e descendentes no mundo. Tece considerações acerca da contribuição do povo libanês para o Brasil. Anuncia exibição de vídeo com imagens de Rafik Hariri. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp