03/04/2017 - 15a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO JORNALISTA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/04/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : MARCO VINHOLI
1 -  MARCO VINHOLI
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos, em "Comemoração ao Dia do Jornalista". Anuncia a composição da Mesa. Ressalta a importância desta sessão solene. Diz que hoje é comemorado o dia da liberdade de imprensa. Destaca os trabalhos desenvolvidos em diversas comunidades. Discorre sobre o início das comemorações do Dia do Jornalista. Recorda o histórico de Líbero Badaró, jornalista e defensor da liberdade de expressão. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a quem agradece. Anuncia a exibição de um documentário da Universidade Federal de Juiz de Fora, relativo ao jornalismo. Presta homenagem, com entrega de placa e leitura do currículo do jornalista João Moreira Filho, representado nesta solenidade pelo Sr. Maciel Rocha. Destaca as qualidades do jornalista Arthur Godoy. Discorre sobre as atividades do jornalista na cidade de Catanduva. Menciona seu blog "Passando a limpo", considerado de muito sucesso na região há 14 anos, com notícias da cidade e região. Presta homenagem, com entrega de placa e leitura do currículo, ao jornalista Arthur Godoy.
2 -  ARTHUR GODOY
Jornalista, agradece o deputado Marco Vinholi pela homenagem prestada. Diz que representa os jornalistas regionais, considerados batalhadores anônimos, e que não têm voz na sociedade. Demonstra sua alegria, prazer e satisfação em receber esta homenagem. Dedica a homenagem a um amigo jornalista falecido, aos seus pais e filha Alexandra, e esposa Maria de Lourdes. Ressalta que sociedade e jornalistas estão fazendo suas partes. Agradece a homenagem recebida.
3 -  PRESIDENTE MARCO VINHOLI
Discorre sobre o que considera a liberdade de expressão. Esclarece que a Rádio Ternura, de Ibitinga, existe há mais de 40 anos. Diz ter acompanhado a trajetória da próxima homenageada, Daniela Branco de Rosa, a âncora da Rádio Ternura. Considera Daniela uma pessoa combativa e que contribui para a cidade de Ibitinga mais do que qualquer político. Parabeniza a jornalista. Presta homenagem, com entrega de placa e leitura do currículo, da radialista Daniela Branco de Rosa.
4 -  DANIELA BRANCO DE ROSA
Radialista, demonstra sua alegria em receber esta homenagem. Elogia Libero Badaró, que considera um jornalista íntegro e notável, um político honesto e honrado, padroeiro da liberdade e que lutou para que os jornalistas pudessem ter liberdade de expressão. Lembra as últimas palavras do jornalista: "Morre um liberal, mas não morre a liberdade". Cita a sua busca incessante pela liberdade. Ressalta que ser jornalista no Brasil, não se resume apenas a informar. Considera as palavras de Libero Badaró como um mantra para todos os dias. Destaca a necessidade de ouvir a comunidade, vivenciar os fatos, escutar todas as versões e dar atenção ao controverso. Diz ter sempre sido uma sonhadora. Mostra seu orgulho em ser jornalista de rádio há 29 anos. Lembra que apesar do avanço da tecnologia, o rádio continua a melhorar o cotidiano de uma cidade. Agradece seus pais, filhos, marido, seu sogro Roque de Rosa, os vereadores de Ibitinga presentes, o padre Anderson Cardoso, todos os deputados desta Casa, em especial o deputado Marco Vinholi. Destaca que o deputado Marco Vinholi contribui com as causas do povo de Ibitinga. Agradece em nome de toda a sua equipe.
5 -  PRESIDENTE MARCO VINHOLI
Discorre sobre o Sr. Beto do Social, o próximo homenageado. Diz ser o mesmo uma liderança política, humana e que representa o melhor da política na cidade. Informa que o mesmo veio para São Paulo com 15 anos e construiu um "império" nesta cidade. Afirma que o Beto do Social auxilia as pessoas que não têm onde procurar ajuda, na comunidade do Rio Pequeno. Diz ser o mesmo respeitado pelos deputados, pelo governador Geraldo Alckmin e pela primeira dama Lu Alckmin, além do pessoal que mora no Butantã, que deu a ele mais de 20 mil votos na eleição para vereador. Menciona seu jornal, o "Oeste News", que presta serviço para a população da região há 20 anos. Destaca que o Beto do Social mantêm o jornal com recursos próprios e de amigos, representando mais do que qualquer outro jornal em Rio Pequeno. Diz ter muito orgulho do seu trabalho. Presta homenagem, com entrega de placa e leitura do currículo do Sr. Beto do Social.
6 -  BETO DO SOCIAL
Fundador do jornal "Oeste News", agradece o deputado Marco Vinholi pela homenagem. Agradece todos os presentes nesta sessão solene.
7 -  PRESIDENTE MARCO VINHOLI
Diz ser o próximo homenageado, Pedro Venceslau, um brilhante jornalista do jornal Estadão. Menciona ser sua família tradicional no jornalismo brasileiro. Lê mensagem enviada pelo jornalista Pedro Venceslau, que não pôde comparecer à homenagem. Presta homenagem, com entrega de placa ao jornalista Pedro Venceslau, representado nesta solenidade pelo Sr. Gustavo Oliveira.
8 -  ADILSON LUÍS FRANCO NASSARO
Coronel PM, do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, diz que representa os comunicadores da Polícia Militar, em nome do comandante-geral da PM. Cumprimenta as autoridades e homenageados presentes. Agradece o convite desta sessão solene. Destaca a alegria da PM em participar deste momento. Ressalta a necessidade de aproximar os profissionais da imprensa com a Polícia Militar, com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade para a população brasileira. Afirma que incentiva os policiais a conversarem com a imprensa, para divulgar as informações. Considera a imprensa os olhos da sociedade. Parabeniza todos pelo seu dia e os homenageados. Coloca a Polícia Militar à disposição de todos. Divulga a comemoração dos 185 anos da PM, com o slogan: "Na PM você pode confiar".
9 -  MOURA REIS
Diretor regional da Associação Brasileira de Imprensa - ABI São Paulo, informa que o vídeo apresentado sobre o jornalismo fundador da imprensa brasileira não mencionou Hipólito da Costa, o fundador do jornal "Correio Brasiliense" e Dom João VI, que considera o pai da imprensa. Menciona que inicialmente o jornal era impresso por ordem do rei, em 1808. Informa que 100 anos depois a ABI foi fundada. Diz que o jornalismo é contestação, visão e análise. Lembra que foi repórter nesta Casa. Cita o atentado, hoje cedo, no metrô de São Petersburgo, e o belíssimo trabalho de reportagem brasileiro para cobrir este acontecimento. Destaca o privilégio de terminar o dia nesta Casa, o maior parlamento da América do Sul, homenageando os jornalistas. Ressalta que hoje respiramos a democracia e liberdade. Considera os jornalistas militantes da vida.
10 -  PRESIDENTE MARCO VINHOLI
Agradece os presentes e os homenageados e todos que acompanharam esta sessão. Lembra George Orwell, escritor de "1984", que diz que o jornalismo é publicar o que alguém não quer que se publique. Pede que esta Casa sempre zele pelo respeito à liberdade e respeito entre os três Poderes. Afirma que a imprensa tem que ter liberdade para colocar a verdade e aquilo que acredita. Destaca a importância desta homenagem. Informa que buscou homenagear diversos meios de comunicação, como o rádio, blog, jornal de grande circulação e jornal de bairro. Coloca seu mandato à disposição de todos. Diz ser a imprensa o quarto poder do Estado. Pede que o padre deixe uma benção final. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp