09/03/2017 - 5a Solene

OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO DOUTOR FÁBIO DE SALLES MEIRELLES, PRESIDENTE DA FAESP - FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/03/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de realizar a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao doutor Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo - Faesp". Discorre sobre a relevância da agropecuária para a economia brasileira. Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pelo Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
2 -  BARROS MUNHOZ
Deputado estadual, considera apropriada a homenagem a Fábio de Salles Meirelles, por sua contribuição para o estado. Saúda os presentes. Ressalta a liderança e competência do homenageado, bem como as contribuições deste à sua formação política. Lamenta a pouca visibilidade social da agropecuária. Deseja que o setor seja valorizado.
3 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, tece elogios à iniciativa desta solenidade. Enaltece a atuação do deputado presidente Fernando Capez nesta Casa. Destaca a relevância do trabalho realizado por Fábio de Salles Meirelles na Faesp. Considera o mérito da atuação política, reivindicativa e social da instituição. Faz elogios e agradecimentos ao homenageado.
4 -  JOÃO CARAMEZ
Deputado estadual, reconhece a qualidade da gestão do deputado presidente Fernando Capez na Presidência desta Casa. Saúda os presentes. Salienta a liderança de Fábio de Salles Meirelles. Aponta as honrarias recebidas pelo homenageado ao longo de sua carreira. Deseja a constância de sua atuação no setor agropecuário.
5 -  PAULO HENRIQUE NELSON CALANDRA
Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, cumprimenta os presentes. Reprova as críticas generalizadas ao Poder Legislativo. Considera a importância da produção bibliográfica do deputado estadual presidente Fernando Capez na área de Direito Penal. Cita obra do poeta estadunidense John Milton sobre a defesa da liberdade de expressão de uma população submetida a regime repressivo. Lamenta que a liberdade seja usada como justificativa para as críticas ao setor político. Exalta a personalidade e o trabalho do homenageado desta solenidade. Revela-se esperançoso em relação ao futuro do Brasil.
6 -  JOSÉ RENATO NALINI
Secretário de Estado da Educação de São Paulo, representando o governador Geraldo Alckmin, aponta que Fábio de Salles Meirelles já recebera homenagens dos Poderes Executivo e Judiciário estaduais. Menciona contribuições do agronegócio para o País. Declara a gratidão do governador de São Paulo à atuação política do deputado estadual presidente Fernando Capez. Enaltece a figura do homenageado desta solenidade.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Apresenta o livro "Semeador de novos tempos", de Thyrso Meirelles, biografia de Fábio de Salles Meirelles, o qual elogia. Discorre sobre a história de vida e a carreira profissional do homenageado. Destaca os diversos cargos eletivos e empresariais ocupados por ele. Considera suas contribuições à defesa ambiental. Afirma o compromisso desta Casa com a verdade. Faz referência a Thomas Hobbes, a respeito das relações humanas. Destaca sua esperança política personificada na figura de Fábio de Salles Meirelles. Anuncia a homenagem ao Sr. Fábio de Salles Meirelles, com entrega de Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.
8 -  FÁBIO DE SALLES MEIRELLES
Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, tece elogios à atuação do deputado estadual presidente Fernando Capez nesta Casa. Saúda os presentes. Faz agradecimentos pela homenagem recebida. Declara-se confiante na justiça divina. Narra episódios de sua trajetória pessoal e profissional. Considera a relevância do setor agropecuário no Brasil e a necessidade de seu fortalecimento. Enfatiza a tradição de sua família na área rural. Destaca a importância do amor à terra para atuação política nesse setor. Discorre acerca dos sindicatos e lideranças regionais ligados à Faesp. Aborda episódios do histórico desta Casa, cujo trabalho enaltece. Considera as contribuições do Poder Legislativo para a agropecuária. Especifica sua trajetória profissional e política. Tece agradecimentos a seus familiares, aos quais atribui os ensinamentos e exemplos relevantes para sua carreira.
9 -  RAFAEL SILVA
Deputado estadual, elogia e cumprimenta o homenageado.
10 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Considera a necessidade de relevar as críticas destrutivas para ser capaz de uma boa atuação política. Lê trecho de pronunciamento de Bill Gates a respeito da primazia da agricultura para a redução da pobreza. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp