20/03/2017 - 11a Solene

HOMENAGEM AO DIA ESTADUAL DO TURISMO E CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SENHOR JARBAS FAVORETTO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/04/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO CARAMEZ
1 -  JOÃO CARAMEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado João Caramez, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de prestar "Homenagem ao Dia Estadual do Turismo e outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Jarbas Favoretto". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Exalta a gestão de recursos orçamentários para os municípios de interesse turístico, pelo estado de São Paulo. Destaca que a maioria dos turistas que visitam o Brasil vem a São Paulo, para negócios, consumindo outros produtos e serviços do setor. Anuncia a exibição de vídeo com a retrospectiva da vida e carreira do Sr. Jarbas Favoretto.
2 -  CÉLIA LEÃO
Deputada estadual, saúda os presentes. Declara sua admiração pelo deputado João Caramez. Salienta a relevância desta solenidade. Considera a importância do turismo para o desenvolvimento do País. Tece elogios ao Sr. Jarbas Favoretto.
3 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Discorre sobre o papel da política na sociedade. Pontua aspectos da trajetória política de seu pai. Agradece o apoio recebido, como parlamentar, da deputada Célia Leão. Mostra-se grato pela sua presença neste evento.
4 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, acentua a importância desta solenidade. Cumprimenta os presentes. Enfatiza que sua experiência política na área de Turismo foi marcada pelas atuações do deputado João Caramez e de Jarbas Favoretto. Destaca a contribuição do homenageado para o desenvolvimento turístico de Santa Fé e de outros municípios de São Paulo.
5 -  MARCOS ARBAITMAN
Coordenador de Turismo da Prefeitura de São Paulo, aponta o respeito do ex-governador Mário Covas pelo deputado João Caramez. Lamenta que o Brasil não valorize a contento, segundo ele, o seu potencial turístico. Enumera cargos políticos que já ocupou. Fala sobre a honestidade na vida política, valor que, adita, aprendeu com Mário Covas e Geraldo Alckmin. Reprova as práticas de corrupção no País. Mostra-se esperançoso na melhoria da cidade de São Paulo por meio da atuação do prefeito João Doria. Parabeniza o Sr. Jarbas Favoretto pelo trabalho por ele desenvolvido.
6 -  MICHEL TUMA NESS
Presidente da Fenactur, exalta a iniciativa desta solenidade. Faz comentários sobre sua trajetória no setor turístico. Defende o retorno das atividades de cassino no Brasil. Felicita-se pela representação política do turismo no Poder Legislativo. Saúda os presentes. Sinaliza a importância do turismo para a retomada do crescimento econômico brasileiro e a geração de emprego no País. Cumprimenta o homenageado desta solenidade por sua atuação profissional.
7 -  HERCULANO PASSOS
Deputado federal, parabeniza o Sr. Jarbas Favoretto. Menciona sua experiência política em contato com o homenageado. Acentua sua atuação como prefeito de Itu no setor turístico. Cita projeto de lei da deputada Célia Leão que, a seu ver, auxiliou na divulgação do turismo no Brasil. Saúda os presentes. Tece elogios à atuação do prefeito João Doria e do deputado Itamar Borges. Faz agradecimentos ao homenageado desta solenidade. Pontua a importância da atuação parlamentar do deputado João Caramez para os municípios de interesse turístico. Relata sua atuação no turismo como deputado federal.
8 -  SAMIA FAVORETTO
Filha do Sr. Jarbas Favoretto, faz agradecimentos por esta homenagem. Aponta os ensinamentos recebidos do pai por ela e sua irmã. Ressalta que o homenageado sempre trabalhou em favor de municípios com potencial turístico, mas com pouca visibilidade na área. Comemora os frutos do trabalho de seu pai no fomento ao turismo nestas cidades. Enumera características positivas de Jarbas, que, a seu ver, foram importantes para o desenvolvimento de diversos setores econômicos e de pessoas e profissionais.
9 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Considera a atitude responsável do Sr. Jarbas Favoretto por comparecer a compromisso profissional mesmo estando em luto pelo falecimento de sua esposa. Sinaliza que o homenageado tem contribuído para o alcance de objetivos de interesse coletivo.
10 -  LAÉRCIO BENKO
Secretário de Estado do Turismo, cumprimenta os presentes. Aponta a eficiência, a seu ver, da gestão do turismo no estado de São Paulo. Considera a possibilidade de transformação dos municípios turísticos em instâncias turísticas. Comemora a existência de instrumento legislativo para cobrança de ações das cidades que recebem verbas destinadas ao fomento do turismo. Tece elogios à atuação do governador Geraldo Alckmin na crise política brasileira e no setor turístico. Parabeniza Jarbas por sua trajetória profissional. Situa o homenageado como referência na área do Turismo.
11 -  ROBERTO DE LUCENA
Deputado federal, saúda os presentes. Parabeniza esta Casa pela atuação na área do Turismo. Destaca a relevância dos debates políticos sobre municípios turísticos e a posição do deputado João Caramez como um dos seus articuladores. Sinaliza o potencial das mudanças no setor turístico para o desenvolvimento do País. Acentua a importância da cadeia produtiva do turismo. Considera a necessidade de alteração dos modelos de gestão pública para as futuras gerações brasileiras. Agradece o Sr. Jarbas Favoretto pelas contribuições à sua carreira política. Parabeniza o homenageado por esta solenidade.
12 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Lê currículo do Sr. Jarbas Favoretto. Anuncia homenagem ao jornalista, com entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.
13 -  JARBAS FAVORETTO
Jornalista e colunista de turismo, narra episódios de sua carreira, na qual, adita, teve a colaboração de muitos profissionais e políticos. Faz agradecimentos ao ex-governador Laudo Natel e à presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Sra. Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin. Felicita-se por seu posicionamento pioneiro em diversas iniciativas de sucesso do turismo nacional. Discorre sobre o desenvolvimento do setor turístico no governo de Mário Covas. Saúda os presentes. Considera que as atividades turísticas relevantes nos municípios somente são possíveis com a atuação comprometida de seus prefeitos. Enumera pessoas que contribuíram para o sucesso de suas atividades na área do Turismo, às quais agradece. Exalta a importância dos Conselhos Municipais de Turismo. Pede apoio da mídia na divulgação das atividades turísticas de pequenos municípios. Clama pelo cumprimento da Lei complementar 1262/15, que, a seu ver, poderá contribuir para o desenvolvimento do estado de São Paulo.
14 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Faz agradecimentos gerais. Encerra os trabalhos.
alesp