06/03/2017 - 4a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 150 ANOS DO COLÉGIO SÃO LUÍS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/03/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de comemorar os "150 anos do Colégio São Luís". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pelo Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Anuncia a exibição de vídeo institucional do Colégio São Luís, acerca do ideal educativo da instituição e do histórico do colégio, respectivamente. Anuncia a apresentação do Coral São Luís e Orquestra Acadêmica de São Paulo.
2 -  VICENTE PALOTTI ZORZO
Padre superior da Plataforma Sul 1 da Província dos Jesuítas do Brasil, cumprimenta os presentes. Aponta a relevância da ordem jesuíta para o desenvolvimento de São Paulo. Discorre sobre o projeto educacional do Colégio São Luís, relacionado à educação integral do ser humano e ao cristianismo. Declara o comprometimento cidadão e socioambiental da instituição. Cita trecho a respeito da caridade.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação do Coral São Luís e Orquestra Acadêmica de São Paulo.
4 -  DOM CARLOS LEMA GARCIA
Bispo auxiliar de São Paulo, representando o 7º arcebispo metropolitano de São Paulo, Sr. Dom Odilo Pedro Scherer, saúda os presentes. Faz elogios à comemoração do aniversário do Colégio São Luís. Salienta a importância dos jesuítas para a fundação da cidade de São Paulo. Cita trechos de pronunciamento do papa Francisco a respeito de Dom Inácio de Loyola e da Companhia de Jesus. Indica valores educativos e humanitários adotados pelo Colégio São Luís que, a seu ver, contribuem para a excelência da formação oferecida pela instituição.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação do Coral São Luís e Orquestra Acadêmica de São Paulo.
6 -  JOSÉ RENATO NALINI
Secretário de Estado da Educação de São Paulo, representando o governador do estado de São Paulo, Sr. Geraldo Alckmin, cumprimenta os presentes. Faz apelo à aproximação entre o Colégio São Luís e a ordem jesuíta e as escolas públicas estaduais, em nome do cristianismo. Deseja prosperidade à instituição.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Enaltece a vida de São Luís Gonzaga, patrono do colégio homenageado. Anuncia homenagem, com entrega de placa, à diretora-geral do Colégio São Luís, Sra. Sônia Magalhães.
8 -  SÔNIA MAGALHÃES
Diretora-geral do Colégio São Luís, saúda os presentes. Critica a competitividade entre escolas, sobretudo aquelas com orientação humanista. Declara-se orgulhosa pela possibilidade de dar continuidade ao trabalho realizado pelo Colégio São Luís, ao qual tece elogios. Defende recentes inovações nas iniciativas pedagógicas jesuítas. Considera o desejo da instituição de formar cidadãos globais, que respeitem a diversidade e atuem na socialização dos saberes e benefícios adquiridos por meio da escolarização. Cita pronunciamento do papa Francisco acerca da educação. Enfatiza a relevância da formação dos profissionais escolares. Faz agradecimentos aos estudantes do Colégio São Luís. Declara o compromisso da equipe pedagógica com a qualidade da instituição. Anuncia a homenagem, com entrega de placa comemorativa, aos Srs. Presidente Fernando Capez, deputado estadual; José Renato Nalini, secretário de Estado da Educação de São Paulo, representando o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; e Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo, representando Dom Odilo Pedro Scherer, 7º arcebispo metropolitano de São Paulo.
9 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Lê cartas dos Srs. Dom Odilo Pedro Scherer, 7º arcebispo metropolitano de São Paulo; e Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, com saudações pela comemoração do aniversário de 150 anos do Colégio São Luís. Anuncia a apresentação da banda de alunos do Colégio São Luís. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp