05/12/2016 - 179ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/12/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / CORONEL TELHADA / DAVI ZAIA / CORONEL CAMILO
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Tece comentários acerca do projeto referente à reforma da Previdência, que deverá ser protocolado no Congresso Federal amanhã, pelo presidente Michel Temer. Faz críticas às possíveis medidas que serão anunciadas. Discorre sobre o tema. Avalia que os trabalhadores serão prejudicados, em detrimento dos grandes empresários.
3 -  CORONEL TELHADA
Posiciona-se contrário à reforma da Previdência. Lê trecho e comenta matéria publicada em jornal de Santos, com declaração do governador Geraldo Alckmin, que afirmara defender as reformas com o intuito de conter a crise. Lamenta que tenha sido imputado aos policiais os problemas relacionados à Previdência. Discursa em favor da categoria.
4 -  DAVI ZAIA
Manifesta pesar pelo falecimento do poeta Ferreira Gullar, de quem lembra o histórico. Informa a morte, também, do jornalista Frederico Pessoa da Silva, ontem. Comenta pontos da entrevista concedida pelo deputado Pedro Tobias ao jornal o "Estadão". Destaca a cobrança feita a secretários para que sejam encaminhados projetos referentes ao piso salarial e ao reajuste de servidores.
5 -  CORONEL CAMILO
Repudia veementemente fala do governador Geraldo Alckmin, que teria atribuído ao salário de coronéis da Polícia Militar um dos fatores responsáveis pela crise previdenciária. Lembra a trajetória de um coronel até chegar ao posto. Destaca sua história na corporação, com menção de seu salário líquido. Faz comparação entre os salários de policiais em início de carreira, com os ocupantes de cargos de confiança, do Executivo.
6 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
7 -  JOOJI HATO
Faz coro aos discursos de seus antecessores sobre o arrocho salarial do funcionalismo. Aconselha o governo estadual a investir em segurança preventiva. Discorre sobre a redução nos casos de dengue no Estado. Cita medidas para combater a picada do mosquito, como a instalação de telas, o uso de repelentes e a atenção especial a vasos de plantas.
8 -  ORLANDO BOLÇONE
Fala sobre a importância de se debater, neste Parlamento, questões relacionadas ao piso e ao teto das diversas carreiras profissionais do Estado. Solidariza-se com a população de Chapecó pela perda de entes queridos na queda de aeronave, na Colômbia. Ressalta a morte de jornalistas que também estavam no voo, como Deva Pascovicci, e a do ex-jogador de futebol, Sérgio Manoel.
9 -  DAVI ZAIA
Assume a Presidência.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Faz reflexão sobre a entrevista do deputado Pedro Tobias, publicada no "Estadão", com a qual, adita, concordara quase que integralmente. Diz que a instalação da CPI da merenda só aconteceu devido à pressão popular. Acusa o PSDB de obstruir projetos de sua autoria.
11 -  CORONEL CAMILO
Reitera críticas ao governador Geraldo Alckmin. Cobra a contratação de mais médicos para o Hospital da Polícia Militar. Fala sobre a falta de reconhecimento a policiais, que morrem em confrontos com criminosos. Defende reajuste salarial para a categoria, que teve seu último aumento, de 8%, em 2014.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência.
13 -  DAVI ZAIA
Pelo art. 82, comemora a criação da Frente Parlamentar Franco Montoro, em apoio ao Parlamentarismo. Tece considerações a respeito da crise política vivenciada pelo País, atualmente. Narra episódio ocorrido na Itália, a ilustrar vantagens do citado sistema de governo. Assevera que o parlamentarismo favorece rápidas mudanças de comando, em razão da adoção de procedimentos de decisão mais simplificados. Acrescenta que esta Casa deve reunir-se com especialistas e com a população, com o intuito de discutir o tema.
14 -  DAVI ZAIA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
15 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Defere o pedido. Cita fala de Ives Gandra Martins, em defesa do Parlamentarismo. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 06/12, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada hoje, às 19 horas e 30 minutos, com a finalidade de "Entrega da Medalha Ministro Celso Furtado, em Homenagem aos Economistas". Levanta a sessão.
alesp