09/12/2016 - 91a Solene

HOMENAGEM À POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/01/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene em "Homenagem à Polícia Militar do Estado de São Paulo pelos seus 185 anos de existência", por solicitação deste deputado, ora na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à comemoração, enviadas por diversas autoridades. Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Polícia Militar.
2 -  DELEGADO OLIM
Parabeniza a Polícia Militar pelos seus 185 anos e pelo trabalho em prol da população. Combate as propostas, a seu ver prejudiciais, de mudanças na Previdência dos servidores públicos. Garante que as polícias são respeitadas nesta Casa. Relata ocorrência a que assistiu em programa de TV, na qual, opina, a Polícia Militar agiu com grande profissionalismo.
3 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Tece elogios à atuação dos integrantes da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo.
4 -  CORONEL CAMILO
Expressa a admiração que tem pelos policiais militares. Endossa o pronunciamento do deputado Delegado Olim. Defende um tratamento diferenciado aos militares no que tange às regras de aposentadoria. Elenca os deveres e a disciplina impostos aos policiais. Destaca os riscos inerentes à profissão. Agradece à Polícia Militar pela atuação em favor dos cidadãos.
5 -  RICARDO GAMBARONI
Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ressalta que São Paulo apresenta os menores indicadores de criminalidade do Brasil, alcançados, argumenta, pelo trabalho dos policiais. Declara que a corporação é o escudo da sociedade. Considera que as polícias de todo o País foram responsáveis pela manutenção da unidade nacional em tempos de crise. Discorre sobre a participação da Polícia Militar do Estado de São Paulo na segurança dos Jogos Olímpicos. Cita estatísticas acerca das ocorrências e operações policiais em 2016. Informa que as polícias militares brasileiras foram aceitas na Federação Internacional de Polícias de Investidura Militar. Propõe melhorias no modelo de gestão da corporação. Apoia a existência de regime previdenciário diferenciado para as forças de segurança. Dá os parabéns aos policiais militares paulistas, pelo seu empenho.
6 -  SÉRGIO TURRA SOBRANE
Secretário adjunto estadual de Segurança Pública, faz histórico da criação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Condena aqueles que se opõem a um tratamento diferenciado às carreiras militares no que diz respeito às regras previdenciárias. Afirma que tal discurso não leva em conta a importante missão de combate à criminalidade e preservação da ordem, assumida pelas polícias. Julga que a demanda pela extinção da Polícia Militar é defendida apenas por quem tem interesse na desordem social. Alerta que a desestruturação da carreira policial poderá desestimular os que planejam fazer parte da corporação. Parabeniza os policiais militares pelos 185 anos de sua instituição.
7 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Manifesta sua satisfação por presidir esta solenidade. Diz que os projetos favoráveis à Polícia Militar têm, em geral, apoio de todos os deputados desta Casa. Enaltece o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. Discorre sobre projeto de lei, a ser encaminhado para este Parlamento, que trata dos critérios de aposentadoria dos policiais. Argumenta que não existe democracia sem uma polícia forte, capaz de manter a ordem. Incita os membros da instituição a pensar politicamente e se manter unidos no apoio a seus representantes no Poder Legislativo. Defende a previdência diferenciada para os policiais militares. Declara que a Polícia Militar é a reserva moral do estado de São Paulo. Orgulha-se por fazer parte da corporação. Afirma que as forças de segurança foram fundamentais para o sucesso dos Jogos Olímpicos. Parabeniza a Polícia Militar do Estado de São Paulo por seus 185 anos. Anuncia a execução da "Canção da Polícia Militar". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp