02/12/2016 - 88a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO SAMBA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/12/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / LECI BRANDÃO
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Comemorar o Dia Nacional do Samba", por solicitação da deputada Leci Brandão. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  CAMPOS MACHADO
Deputado estadual, saúda os presentes. Elogia o presidente Fernando Capez e o casal Hadadd. Demonstra admiração pela deputada estadual Leci Brandão, pela qual nutre fraterno sentimento. Enaltece a relevância do Samba no cotidiano do povo brasileiro. Solicitou à plateia que entoe saudação em homenagem à citada deputada.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Faz coro ao pronunciamento do deputado estadual Campos Machado.
4 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência. Saúda os presentes. Comenta a alegria proporcionada pelo Samba, em torno da agregação de pessoas. Manifesta-se grata pelo reconhecimento do Samba paulista, pelo governo, a partir da sanção do Estatuto do Samba Paulistano. Comemora a aprovação de projeto que confere ao programa de rádio "O Samba Pede Passagem", o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Lista os nomes dos homenageados, a ilustrar a importância da solenidade. Enaltece a união, o respeito e a humildade, como meios de conduzir a cultura do aludido gênero musical.
5 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, discorre a respeito do histórico e qualidades do Samba.
6 -  MAURÍCIO PESTANA
Secretário municipal da Promoção da Igualdade Racial, saúda os presentes. Afirma que a história do Samba se confunde com a resistência da raça negra, no País. Lista ações tendentes a expandir a cultura e a economia do referido gênero musical, com o apoio do governo Fernando Hadadd. Argumenta que fora chamado pelo UOL, para redigir texto a respeito do Centenário do Samba, a ser publicado no próximo domingo, dia 04/12. Lê teor do citado texto.
7 -  MARCOS ABRAHÃO, "MARQUINHOS JACA"
Sambista, a representar a Associação das Comunidades de Terreiro do Samba do Estado de São Paulo, Astec, cumprimenta os presentes. Narra passagem ocorrida há 4 anos, quando do falecimento de Toniquinho Batuqueiro. Valoriza o Samba não somente como gênero musical, mas também como expressão cultural. Clama por políticas públicas em defesa do gênero musical. Explica o uso de vestimenta em homenagem ao Terreiro de Compositores. Manifesta-se honrado por participar da solenidade. Defende a construção de economia criativa a favor de benefícios de cunho social.
8 -  ANA ESTELA HADADD
Primeira-dama da Capital, saúda os presentes. Parabeniza a Presidência pela iniciativa da solenidade. Transmite os cumprimentos do prefeito Fernando Hadadd. Informa que a autoridade está na Cidade do México, com o intuito de receber premiação por políticas públicas em prol da agricultura familiar. Assevera que o Samba integra a identidade brasileira.
9 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens, e breves leituras de históricos dos homenageados.
10 -  DANIEL FRANCISCO FILHO
A representar Dona Inah, manifesta-se honrado por receber a homenagem, em nome de sua mãe. Cita parte de letra de música, de cuja composição sua mãe é autora.
11 -  ANTONIO CARLOS, "TONHECA"
Sambista, saúda os presentes. Agradece à Presidência a homenagem recebida.
12 -  MOISÉS DA ROCHA
Radialista, apresentador do programa de rádio "O Samba Pede Passagem", saúda os presentes. Mostra-se emocionado por participar da solenidade. Comenta boatos em torno da extinção do citado programa de rádio. Assevera que o Samba atua como agente de transformação social. Cita música de Adoniran Barbosa contra o racismo. Lamenta ameaças a direitos sociais. Enaltece a conquista da liberdade, principalmente do afrodescendente, no Brasil. Refere-se ao cantor Nelio Rodrigues, a respeito de música sobre a liberdade.
13 -  OSVALDINHO DA CUÍCA
Sambista, saúda os presentes. Agradece à Presidência a homenagem recebida. Entoa música de autoria da deputada Leci Brandão. Narra breve histórico profissional da parlamentar. Homenageia"Seu Chapinha". Afirma que o Samba é arauto da liberdade e instrumento de denúncia, a combater o preconceito e defender melhorias sociais. Argumenta sua insatisfação quanto à política nacional. Clama aos parlamentares que tenham atitude e não somente qualidade no discurso. Defende apoio a Maria Esther, em Pirapora de Bom Jesus.
14 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Convida os cuiqueiros a embalarem canto em homenagem ao instrumento.
15 -  MARIA ESTHER
Sambista do Samba de Bumbo de Pirapora do Bom Jesus, saúda os presentes. Discorre acerca de sua relação com o Samba, desde tenra infância. Afirma que fizera samba em bar e era frequentemente repreendida por sua mãe. Declama oração em homenagem a romeiros, em Pirapora de Bom Jesus. Faz agradecimentos gerais.
16 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, afirma que a solenidade inova ao reconhecer ações de caráter coletivo de projetos, comunidades e de instituições que contribuem com o enaltecimento do Samba como expressão de cultura popular. Anuncia a entrega de Menções Honrosas.
17 -  OMAR COSTA
Vice-presidente da Escola de Samba Sociedade Rosas de Ouro, saúda os presentes. Mostra-se emocionado por receber a homenagem. Argumenta que o aproveitamento desta data é momento de reflexão, em razão da crise vivenciada pelo País.
18 -  REINALDO GONÇALVES ZACARIAS, "O PRÍNCIPE DO PAGODE"
Sambista, saúda os presentes. Agradece a homenagem recebida. Defende a união a favor do Samba.
19 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Pede aplausos à Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco. Faz agradecimentos gerais. Reafirma seu compromisso em homenagear o Samba nesta data, no curso de seu mandato parlamentar. Encerra a sessão.
alesp