28/11/2016 - 85a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL EM SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/12/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ TURCO
1 -  LUIZ TURCO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Luiz Turco, ora na Presidência, em "Comemoração do Dia Internacional em Solidariedade ao Povo Palestino". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino da Palestina" e o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia uma apresentação cultural da Palestina.
2 -  MUAZ JAMAL
Representante do Comitê Central da Frente Democrática para a Libertação da Palestina, faz discurso em língua estrangeira.
3 -  PEDRO CHARBEL
Representante do BDS - Movimento de Boicote, Desinvestimento e Sanções, faz coro ao discurso de Muaz Jamal. Discorre sobre o que considera o aparthaid contra os palestinos, que gostariam de voltar para sua terra, hoje ocupada por Israel. Afirma serem os mesmos cidadãos de segunda classe em Israel. Pede o apoio do Brasil na luta deles, por meio de boicote. Ressalta que este movimento tem crescido muito. Menciona o boicote de armas e tecnologias israelenses, que diz serem hoje testadas nos palestinos. Cita algumas empresas que devem ser boicotadas. Destaca que a resistência deve ser internacionalizada. Esclarece que é necessário fortalecer a solidariedade ao povo palestino. Informa que Israel está tentando barrar este movimento, devido ao impacto econômico causado sobre Israel. Agradece o convite para participar desta sessão solene.
4 -  DJACIRA MARIA
Representante da Brigada Ghassan Kanafani da Via Campesina, agradece o deputado Luiz Turco pela oportunidade de estar nesta homenagem. Informa que organiza os camponeses do Brasil e que prestaram solidariedade na colheita da azeitona na Palestina. Afirma que os camponeses são a população mais sacrificada. Destaca a violação e a agressão que priva os palestinos do direito de existência da Palestina como sociedade. Menciona a parceria com as tecnologias desenvolvidas na Palestina. Diz ser fundamental manter a solidariedade na campanha dos ativistas e dos prisioneiros palestinos, em especial às crianças. Cita que existem crianças de 12 anos enfrentando o tribunal militar. Informa que, apesar do muro construído em Israel ser maior que o antigo muro de Berlim, as autoridades mundiais permanecem caladas. Pede uma pátria livre para a Palestina.
5 -  MARIA JÚLIA
Representante da Marcha Mundial das Mulheres, agradece a organização deste evento e o deputado Luiz Turco. Diz ser este evento de solidariedade internacional essencial. Afirma que os palestinos sofrem com o imperialismo mundial e o avanço da miséria. Cita a resistência histórica, com mulheres participando ativamente, garantindo a sobrevivência de suas famílias e sofrendo violência sexual. Discorre sobre mobilizações realizadas por mulheres na Argentina, contra o assassinato das mesmas, na Polônia, pelo direito ao aborto e na Islândia, a favor da igualdade salarial. Ressalta que onde tiverem mulheres livres teremos povos soberanos.
6 -  SOCORRO GOMES
Representante do Cebrapás - Centro Brasileiro de Solidariedade e luta pela Paz, discursa em nome dos pacifistas de todos os continentes. Informa que foi eleita uma nova direção. Ressalta o novo compromisso com a solidariedade com o povo palestino. Diz ser a questão dos palestinos de toda a humanidade, por ser um crime contra a paz. Relata ser Israel uma potência armada, que conta com apoio dos Estados Unidos para manter a ocupação deste território desde o século passado, em 1948. Menciona a construção do "muro do aparthaid". Menciona sua luta pelo estabelecimento do Estado Palestino, com a capital em Jerusalém Leste. Destaca o seu apoio e o compromisso com esta causa, com o direito de justiça e da soberania de um povo. Afirma que as resoluções da ONU nunca foram respeitadas por Israel. Cita mais de 197 crianças presas em Israel. Esclarece que a homenagem de hoje mostra que os palestinos contam com o apoio de todos os povos do mundo, e que querem a paz e justiça.
7 -  MARCELO BUZETTO
Representante do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, agradece o deputado Luiz Turco por assumir esta luta do povo palestino. Pede o apoio dos parlamentares para o povo palestino, que considerou heróico, exemplo de resistência e coragem. Cita a ousadia, a persistência e a coragem dos mesmos. Diz ser este um dos mais importantes movimentos de liberdade do século XX. Lembra da história da Palestina, na qual o povo foi combatido e caluniado, enfrentando o imperialismo, o sionismo e também os governos árabes que traíram a causa. Diz que é um modelo para se aprender a capacidade de resistência. Informa que, em parceria com o deputado Luiz Turco, irão construir no próximo ano um movimento de solidariedade no interior dos parlamentos, com a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Povo Palestino nesta Casa. Menciona o objetivo de criar esta frente também em Brasília. Cita um encontro, no próximo ano, de parlamentares em defesa do povo palestino. Destaca a semelhança do MST com os palestinos, já que ambos lutam pela terra e por transformações sociais. Destaca a campanha pela libertação dos mais de sete mil prisioneiros palestinos. Esclarece que a Palestina será livre, e que ninguém pode impedir um povo de conquistar a independência.
8 -  EDMILSON COSTA
Representando o Partido Comunista Brasileiro, saúda os presentes em nome do PCB. Demonstra sua indignação com a violência e as atrocidades causadas ao povo palestino pelas forças sionistas. Destaca a firme resistência deste povo. Compara as atrocidades dos sionistas com a que os nazistas faziam nos campos de concentração. Afirma que quando os palestinos conquistarem a sua independência será feita uma enorme comemoração.
9 -  KHALAD MAHSSIN
Representante do Campo Progressista Árabe, cumprimenta as autoridades presentes. Lembra de sua juventude no sul do Líbano, onde fez treinamento militar para defender a Palestina contra Israel. Demonstra sua solidariedade aos palestinos. Saúda e homenageia Fidel Castro, que disse ser um grande amigo da causa palestina. Ressalta a necessidade de união das forças palestinas para reconquistar a terra no sul do Líbano, entre outras locais. Lembra o tratado de Oslo, de Camp David, entre outros. Esclarece que a revolução árabe deve continuar em todos os países. Comunica que há projetos israelenses em curso para conquistar toda a terra palestina. Declama poema "A terra".
10 -  AMJAD ABU HASNA
Representante do Centro CulturaL Árabe Palestino de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ter sido o Centro Cultural fundado para preservar a cultura árabe e ser um instrumento para reorganizar a sociedade, contribuindo para o futuro e garantindo a sociedade árabe no Brasil. Afirma que Israel tenta apagar a existência do povo palestino. Defende o direito ao retorno às terras e ao estado independente.
11 -  PRESIDENTE LUIZ TURCO
Presta homenagem aos Srs. Marcelo Buzzeto, do MST; Moara Crivelente, ativista solidária a causa palestina; Benedito Cintra, ex-deputado e criador da lei que homenageia esta data; Claude Hajar, ativista solidária a causa palestina; e Hilau Shrif, ex-presidente da Sociedade Árabe Palestina em São Paulo.
12 -  BENEDITO CINTRA
Ex-deputado, criador da lei que fez esta homenagem, cumprimenta as autoridades presentes. Informa que em 1983 tomou posse como deputado desta Casa com a intenção de fortalecer a causa palestina. Ressalta que, junto com entidades democráticas e os representantes dos palestinos, foram às ruas e a outros parlamentos para prestar solidariedade ao povo palestino. Lembra que desde 1983 até hoje, houve muitas mudanças no mapa mundial, assim como também a situação do povo palestino. Esclarece que a Palestina tornou-se membro observador na ONU. Relata que Israel teve muito mais apoio do que os palestinos em suas ações, consideradas terroristas. Relata que Israel é um grande exportador de armas. Menciona que, apesar dos avanços e lutas democráticas, ainda há prisões arbitrárias de crianças e mulheres, assentamentos forçados e um muro de 800 km na Cisjordânia. Destaca o fortalecimento de Israel entre 2009 e 2018, com o apoio dos Estados Unidos. Pede a ampliação dos atos de solidariedade ao povo palestino nos parlamentos e na sociedade como um todo.
13 -  MARCELO BUZZETO
Presta homenagem ao deputado Luiz Turco, com a entrega de uma lembrança do Líbano, onde participou de um encontro da campanha global para o direito de retorno dos palestinos, de acordo com a Resolução 194 da ONU.
14 -  PRESIDENTE LUIZ TURCO
Anuncia uma apresentação cultural dos palestinos. Presta homenagem a Fidel Castro, que disse sempre ter apoiado a causa palestina. Ressalta que são 68 anos de ocupação israelense. Menciona o que considera o aparthaid contra o povo palestino. Destaca a importância do retorno dos mesmos para sua terra natal, apoiados por resoluções internacionais, como a 194 da ONU. Informa que Israel nunca cumpriu nenhuma destas determinações. Lembra a fundação do Estado de Israel, em 1948. Esclarece que o problema são os sionistas, e não os judeus. Destaca a necessidade de um estado onde todas as religiões possam viver em paz. Destaca o compromisso moral em prestar apoio ao povo palestino. Menciona a grande quantidade de palestinos espalhados pelo mundo, que gostariam de voltar para suas casas, e os sete mil prisioneiros palestinos, entre eles quase 500 crianças. Pede que Israel se retire de Jerusalém, reconhecida como capital do Estado Palestino. Cita a criação em todos os parlamentos brasileiros da Frente Parlamentar em apoio à causa palestina. Compara a repressão aos negros pobres no Brasil aos palestinos. Afirma que a parceria da Polícia Militar com Israel faz a PM de São Paulo a mais violenta do mundo. Diz que os judeus foram reprimidos pelo nazismo, enquanto os palestinos são reprimidos pelos sionistas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp