19/10/2016 - 151ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/10/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / CÁSSIO NAVARRO / MARCOS DAMASIO
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Saúda alunos da Faculdade de Direirto de Peruíbe, acompanhados pela professora Patrícia Regina de Moraes, e alunos da Escola Cidade Jardim Playpen, acompanhados pelo professor Evandro Santos. Cumprimenta o prefeito eleito da cidade de Bastos, Manoel Rosa.
2 -  EDSON GIRIBONI
Relata problemas nas atividades do Instituto Médico Legal da cidade de Itapetininga devido à falta de funcionários. Considera que a demora na liberação de corpos é um desrespeito ao ser humano. Exige providências para o melhor funcionamento dos IMLs do Estado.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Endossa o discurso do deputado Edson Giriboni em relação aos institutos médicos legais do estado de São Paulo.
4 -  CORONEL TELHADA
Elogia as atividades desenvolvidas pela Casa Militar no estado de São Paulo. Lamenta a tentativa de homicídio da policial militar feminina, Juliana Rodrigues das Neves, abordada por criminoso no momento em que chegava em casa. Compara os quadros de violência do México e do Brasil. Alerta para o fato de que, a seu ver, a escala de violência no Brasil tende a aumentar. Clama ao governo estadual pelo reajuste salarial e pela valorização dos servidores da Polícia Militar.
5 -  MARCOS DAMASIO
Manifesta expectativa de aprovação de projeto de lei, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de captação de água da chuva em escolas públicas a serem construídas ou reformadas. Pondera que tal iniciativa pode ser ampliada para o setor privado. Destaca a importância da matéria ante a crise hídrica pela qual passou o estado de São Paulo recentemente. Faz alerta de que o sistema de água do Alto Tietê perdeu dez por cento de suas reservas nos últimos meses.
6 -  CÁSSIO NAVARRO
Assume a Presidência.
7 -  MARCOS MARTINS
Lembra que no dia 18/10 foi comemorado o Dia do Médico. Afirma que o rodízio do fornecimento de água ainda encontra-se vigente em São Paulo. Adverte que a tubulação da rede de água da Sabesp é feita de amianto, substância considerada cancerígena pela OMS. Comenta a notícia de prisão do deputado cassado Eduardo Cunha.
8 -  MARCOS DAMASIO
Assume a Presidência.
9 -  JOOJI HATO
Faz reflexão sobre o momento de crise política e econômica em que passa o País. Comenta caso de assalto a caixa eletrônico dentro da subprefeitura de Pinheiros e onda de assaltos na Rodovia dos Imigrantes. Elenca conjunto de leis municipais e estaduais, de sua autoria, relacionadas à Segurança Pública. Lamenta veto ao projeto de lei moto sem garupa.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Comenta e comemora a prisão e o bloqueio de contas bancárias do deputado federal cassado Eduardo Cunha. Mostra-se esperançoso com a possível delação premiada do réu à Justiça. Ressalta que o partido que apresentara representação pela cassação do deputado fora o PSOL. Lembra repressão a grupo que se manifestou contra Eduardo Cunha quando presente em evento nesta Casa.
11 -  CÁSSIO NAVARRO
Manifesta preocupação com onda de assaltos nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes. Considera que o prolongado tempo de espera entre as operações comboio realizadas nessas estradas provoca congestionamentos no sistema viário.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Comenta editorial do jornal "Folha de S. Paulo" sobre a suposta máfia da merenda escolar. Denuncia que a maioria dos membros da CPI da Merenda Escolar desta Casa é da base governista. Lamenta não haver progresso nas investigações do caso. Tece críticas à homenagem que deve ser feita pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo ao governador Geraldo Alckmin.
13 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
14 -  PRESIDENTE MARCOS DAMASIO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 20/10, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp