24/10/2016 - 71a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO COMERCIÁRIO E HOMENAGEAR A FECOMERCIÁRIOS - FEDERAÇÃO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DO ESTADO DE SÃO PAULO, NA PESSOA DE SEU PRESIDENTE, SENHOR LUIZ CARLOS MOTTA, E TODOS OS PRESIDENTES DOS SINDICATOS FILIADOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/11/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : RICARDO MADALENA / ED THOMAS
1 -  RICARDO MADALENA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Comerciário e Homenagear a Fecomerciários - Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, na pessoa do seu presidente, Sr. Luiz Carlos Motta, e todos os presidentes dos 69 Sindicatos Filiados". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  ED THOMAS
Saúda os presentes. Ressalta a relevância da solenidade. Considera a Fecomércio a entidade representativa da maior classe trabalhadora do País. Enaltece a transparência, a atitude e a coragem de Luiz Carlos Motta, em prol da preservação do emprego. Tece considerações a respeito da necessidade de reforma política. Assevera que faz-se necessária a presença do homenageado na política nacional.
3 -  PRESIDENTE RICARDO MADALENA
Mostra contentamento pela propositura da solenidade, em homenagem a combativos sindicalistas, cujos trabalhos vislumbram a defesa dos direitos de cerca de milhões de trabalhadores. Informa que no dia 30 de outubro é comemorado o Dia do Comerciário. Tece considerações históricas a respeito do movimento sindical. Reconhece, com honraria, a atuação do presidente ora homenageado, em prol do bem coletivo da categoria. Anuncia a transmissão de vídeo institucional da Fecomerciários.
4 -  LECI BRANDÃO
Deputada estadual, saúda os presentes. Elogia a Presidência pela forma como conduz seu mandato parlamentar. Ressalta a importância do comércio para a economia do País. Estabelece relação entre a qualidade do trabalho e o reconhecimento da categoria.
5 -  IVO DALL'LACQUA JÚNIOR
Vice-presidente da Fecomércio do Estado de São Paulo, a representar Abram Szajman, diretor executivo da Fecomércio, cumprimenta os presentes. Elogia o trabalho de representatividade exercido pelo presidente Luiz Carlos Motta. Comenta o início de sua atividade como comerciário. Aduz que o sindicalismo brasileiro é diferente do observado em outros países. Elenca como patrimônios estruturais da atividade o respeito e o reconhecimento, em torno do apoio irrestrito aos trabalhadores do setor. Assevera que a relação de confiança favorece a dignidade e o crescimento da categoria.
6 -  PRESIDENTE RICARDO MADALENA
Anuncia as homenagens aos presidentes dos 69 Sindicatos filiados à Fecomércio do Estado de São Paulo.
7 -  ED THOMAS
Assume a Presidência.
8 -  OSVALDEMIR STOCKER
Mestre de cerimônias, enumera os nomes dos homenageados.
9 -  RICARDO MADALENA
Assume a Presidência.
10 -  OSVALDEMIR STOCKER
Mestre de cerimônias, narra breve histórico familiar e profissional de Luiz Carlos Motta.
11 -  PRESIDENTE RICARDO MADALENA
Anuncia a entrega de placa a Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomércio do Estado de São Paulo.
12 -  LUIZ CARLOS MOTTA
Presidente da Fecomércio do Estado de São Paulo, agradece a presença de deputados estaduais na solenidade. Acrescenta que os mesmos devem ser lembrados nos próximos pleitos eleitorais. Clama pela sensibilidade de varejistas, a favor da aprovação de convenções coletivas de trabalho. Afirma que a representação abrange cerca de 2 milhões e 700 mil comerciários, no Estado. Assevera que prima pela defesa de iniciativas geradoras de empregos. Comenta a data comemorativa, instituída na década de 1930, no governo de Getúlio Vargas. Defende a valorização salarial e o direito de trabalhadores. Argumenta que há aproximadamente 1.500 dirigentes disponíveis para atender as demandas sociais do setor. Valoriza a excelência no atendimento, executado em sedes e em 123 subsedes. Lista convênios com diversas entidades, a envolver saúde, educação, esporte e lazer, em benefício da corrente comerciária. Tece considerações a respeito do êxito logrado por profissionais do setor, nos pleitos eleitorais. Destaca importância do comércio no PIB nacional.
13 -  PRESIDENTE RICARDO MADALENA
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp