09/09/2016 - 58a Solene

HOMENAGEM À ORDEM DA ESTRELA ORIENTE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/09/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Prestar homenagem à Ordem da Estrela do Oriente". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  FABIANA DE LUNA
Guardiã jurisdicional das Filhas de Jó Internacional, faz breve histórico da entidade paramaçônica Filhas de Jó, fundada por uma integrante da Ordem da Estrela do Oriente. Discorre sobre os objetivos da entidade, centrados na educação de jovens, e sobre os valores morais e cívicos que norteiam sua atuação. Ressalta a importância do relacionamento próximo entre a Ordem da Estrela do Oriente e as Filhas de Jó.
3 -  ANA CAROLINA PAGE PINTO
Grande ilustre preceptora adjunta da Grande Assembleia da Ordem das Meninas do Arco-Íris, fala sobre as virtudes que devem transparecer na vida de uma integrante de sua Ordem. Acrescenta que a entidade procura estabelecer o papel da mulher na sociedade. Julga que as diversas ordens constituem uma grande família.
4 -  MAHASSENE SALLOUME RICCI
Grande oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, discorre sobre a Ordem da Estrela do Oriente, uma instituição paramaçônica internacional destinada às mulheres, fundada em 1850. Relaciona os propósitos da entidade, sendo que o principal é proporcionar a união da família maçônica. Faz histórico da presença da Ordem no Brasil, descrevendo sua estrutura organizacional. Relata as ações sociais dos capítulos que fazem parte da entidade. Expõe os valores morais e éticos que servem de base à Ordem da Estrela do Oriente. Cita verso de Mário Quintana.
5 -  LUCIANO RIOS
Secretário estadual das Paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo e do Grande Oriente do Brasil, afirma que a Ordem da Estrela do Oriente é fundamental para a família maçônica. Informa que a Ordem é a mais antiga entidade paramaçônica existente. Destaca a criação da Casa de Apoio aos Pacientes com Câncer, uma iniciativa da instituição. Parabeniza a Ordem da Estrela do Oriente pelas ações empreendidas a favor da sociedade.
6 -  LUIZ FERNANDO AGUIAR SARMENTO
Secretário das Relações Institucionais da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, representando o grão-mestre, manifesta sua admiração pela Ordem da Estrela do Oriente. Elogia o trabalho feito pela entidade em parceria com as Meninas do Arco-Íris, que considera benéfico à sociedade brasileira.
7 -  JOÃO ALVES DE MAGALHÃES NETO
Digno grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, declara que a Ordem da Estrela do Oriente está à disposição desta Casa de Leis para a execução de trabalhos conjuntos. Afirma que hoje é um dia de festa. Explica que os valores da Ordem se baseiam em cinco heroínas, as quais servem de exemplo às suas integrantes.
8 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a entrega de homenagem ao Sr. João Alves de Magalhães Neto, digno grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.
9 -  JÚLIA CELINA PEREIRA MACHADO
Digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, expressa sua satisfação por comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente neste Parlamento. Agradece pela realização desta homenagem. Detalha o funcionamento da entidade. Informa que o lema da presente gestão da Ordem é "Só o amor constrói". Chama a atenção para o compromisso assumido com o crescimento da instituição e do projeto social de apoio aos pacientes com câncer. Considera esta iniciativa a maior das realizações da Ordem da Estrela do Oriente. Revela seu orgulho por pertencer à Ordem. Entrega comendas da Ordem da Estrela do Oriente ao presidente Fernando Capez e ao Sr. Clóvis Messias, assessor do grão-mestre adjunto do Grande Oriente de São Paulo.
10 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a entrega de homenagem à Sra. Júlia Celina Pereira Machado, digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Faz notar as ações sociais encabeçadas pela Ordem da Estrela do Oriente. Comenta que a instituição busca edificar o caráter das pessoas e ensiná-las a exercitar o amor ao próximo. Enfatiza a importância da realização desta solenidade. Opina que é a Ordem da Estrela do Oriente que presta homenagem a este Parlamento, com sua presença. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp