08/08/2016 - 45a Solene

HOMENAGEM AOS CONSEGS E LÍDERES COMUNITÁRIOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/08/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LAINE DE AMORIM
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, com a finalidade de "Homenagear o Dia dos Consegs e Líderes Comunitários". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece aos líderes dos Consegs - Conselhos Comunitários de Segurança por, em sua atuação conjunta com a Polícia Militar, trabalhar pela Segurança no estado de São Paulo.
4 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, parabeniza o deputado Coronel Camilo pela iniciativa de prestar esta homenagem. Reconhece as dificuldades que os Consegs enfrentam todos os dias em seu trabalho. Destaca o caráter voluntário do cargo de líder dos conselhos. Considera que a área da Segurança não recebe o devido apoio do Poder Público e da sociedade. Defende mudanças na lei penal brasileira. Elogia os líderes dos Consegs pela atuação.
5 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem aos policiais militares e civis que servem aos Consegs. Anuncia a apresentação de vídeo alusivo a esta solenidade, do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.
6 -  ADILSON HUMBERTO OLIVEIRA
Presidente do Conseg de Andradina, representando os Consegs do interior, afirma que os Conselhos Comunitários de Segurança também devem trabalhar pelo bem-estar dos policiais. Acrescenta que muitas delegacias e batalhões não contam com a infraestrutura que seria necessária. Agradece pela homenagem prestada aos Consegs.
7 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Destaca a importância da atuação conjunta da Polícia e dos Conselhos Comunitários de Segurança.
8 -  MARIA GORETI DA SILVA CAMARANO
Presidente do Conseg Cotia/Granja Viana, representando os Consegs da Grande São Paulo, argumenta que os Conselhos Comunitários de Segurança devem se focar em Saúde, Segurança e Educação. Menciona programas que, a seu ver, trazem resultados positivos, como o Proerd e o "Vizinhança Solidária". Defende a união e intercomunicação dos líderes dos conselhos. Agradece pela homenagem.
9 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Enaltece o apoio do coronel Luiz Eduardo Arruda e do capitão Arlindo Soares de Albergaria Silva Júnior, ambos da Polícia Militar, à implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança.
10 -  DURVAL MARQUES DOS SANTOS
Presidente do Conseg Jardim Miriam, representando os Consegs da Capital, faz coro aos pronunciamentos dos líderes de Conselhos Comunitários de Segurança que o antecederam. Agradece pela homenagem recebida.
11 -  EVANDRO CARAMASCHI FERREIRA DO VALE
Assessor da Secretaria do Governo do Estado de São Paulo, destaca a justeza da homenagem aos Conselhos Comunitários de Segurança. Menciona a grande redução do índice de homicídios no estado de São Paulo nos últimos quinze anos. Lamenta que as estatísticas de violência no trânsito não tenham apresentado melhora. Discorre sobre o programa "Movimento Paulista de Segurança no Trânsito". Explica como os Consegs podem colaborar com a iniciativa.
12 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Dá conhecimento de estatísticas acerca do grande número de mortes no trânsito brasileiro.
13 -  ROGÉRIO BERNARDES DUARTE
Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, parabeniza os Conselhos Comunitários de Segurança pela homenagem recebida. Declara que a Segurança é um dever do Estado, mas responsabilidade de todos. Destaca a relevância do trabalho dos Consegs para a sociedade e também para a qualidade de vida dos policiais. Faz comentários sobre a atuação do Corpo de Bombeiros no atendimento a ocorrências no trânsito. Destaca a importância de programas preventivos na área da Segurança.
14 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem, com a entrega de diplomas, ao delegado Renato Rossi, da 4ª Delegacia de Polícia de Sorocaba, e ao capitão da Polícia Militar Arlindo Soares de Albergaria Silva Júnior, do 1º BPM/I - São José dos Campos; e às associações Ame Jardins, Viva o Centro, Paulista Viva e Dom Bosco.
15 -  VILMA PERAMEZZA
Diretora-presidente da associação Paulista Viva, faz histórico de suas parcerias com a Polícia Militar, quando passou a administrar, como síndica, o Conjunto Nacional e, posteriormente, ao tornar-se integrante da associação Paulista Viva. Subscreve os pronunciamentos, feitos nesta sessão, que defenderam a união entre as forças da sociedade civil e as polícias.
16 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem, com a entrega de diplomas, a diversos líderes de Conselhos Comunitários de Segurança.
17 -  EVALDO CORATTO
Coordenador estadual dos Consegs, parabeniza os líderes dos Conselhos Comunitários de Segurança pela atuação em prol da sociedade. Agradece pela homenagem prestada aos Consegs. Enfatiza que seus integrantes trabalham voluntariamente. Destaca a importância dos conselhos para a implantação do programa "Movimento Paulista de Segurança no Trânsito", sobre cuja urgência discorre. Argumenta que as prefeituras precisam reconhecer a relevância dos conselhos para a manutenção da Segurança em nível local.
18 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Considera que os Consegs têm o desafio de agregar ainda mais pessoas. Defende a inclusão de educação moral e cívica no currículo escolar. Nega que a disciplina seja característica do período da Ditadura Militar. Parabeniza todos os líderes de Conselhos Comunitários de Segurança pela homenagem recebida nesta sessão. Anuncia a execução da "Canção dos Consegs". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp