30/05/2016 - 32a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE TURCA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/06/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Comunidade Turca no estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional da Turquia" e o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo; a quem tece agradecimentos. Nomeia as autoridades presentes.
2 -  CARLÃO PIGNATARI
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrado em ser o autor da lei que institui o Dia da Comunidade Turca no estado de São Paulo. Destaca as maravilhas da Turquia, que diz ter conhecido juntamente com o presidente Fernando Capez. Ressalta a alta tecnologia do país, em áreas como colchões, frutas, mármores, granitos, entre outras. Deseja as boas vindas a esta Casa. Agradece todos pela presença. Afirma que a comunidade turca contribui muito para o crescimento econômico do País.
3 -  ANA HELENA CURTI
Presidente do Conselho Consultivo do CCBT, agradece o presidente Fernando Capez pela homenagem, prestada pela segunda vez nesta Casa. Diz ser um privilégio acompanhar de perto todas as atividades do Centro Cultural. Destaca o aumento de pessoas presentes na homenagem, em comparação com o último ano. Relata sua visita aos Estados Unidos, na qual conheceu o líder Fethullah Gülen, criador do movimento Hizmet. Agradece o presidente Fernando Capez por esta homenagem.
4 -  GURAY SIRKECIOGLU
Presidente da Câmara de Comércio Brasil - Turquia, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece o deputado Carlão Pignatari e o presidente Fernando Capez pela lei que institui o Dia da Comunidade Turca no estado de São Paulo. Ressalta o fortalecimento da conexão Brasil - Turquia. Cita a realização de missões de empresários, fóruns de investimentos e fóruns sociais, em ambos os países. Destaca a necessidade de se estreitar os laços entre os países. Agradece a presença de todos.
5 -  MUSTAFÁ GÖKTEPE
Presidente do Centro Cultural Brasil - Turquia, cumprimenta as autoridades presentes. Demonstra seu orgulho e alegria pelo segundo ano de homenagem à comunidade turca nesta Casa. Informa que a Câmara Municipal de São Paulo também decretou o dia 29 de maio como o Dia da Comunidade Turca em São Paulo. Diz ser uma instituição brasileira, inspirada no movimento Hizmet e fundada em 2011 com o objetivo de aumentar o diálogo, a compreensão, o respeito, a coesão social por meio de diversas atividades. Diz que o Centro Cultural tem outras filiais em capitais brasileiras, proporcionando cursos de idiomas, intercâmbio cultural, cursos de arte e música, palestras, seminários e conferências. Menciona a realização, em fevereiro, do Festival Internacional de Língua e Cultura, no Auditório do Ibirapuera, com a participação de jovens de 16 países e outros eventos. Agradece o presidente Fernando Capez pela parceria desenvolvida com esta Casa e o deputado Carlão Pignatari pela lei que institui o Dia da Comunidade Turca no estado de São Paulo. Convida todos os presentes para visitar a exposição fotográfica, com um concerto de música clássica turca e coquetel. Agradece as senhoras turcas que prepararam os pratos servidos no coquetel.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Relata o início das conversas entre ele e o Sr. Mustafá, para aumentar a divulgação das belezas e riquezas culturais da Turquia, além do movimento Hizmet. Ressalta a alta tecnologia, o povo desenvolvido, o forte sistema educacional e o respeito mútuo com base na religião do país. Destaca a vontade de fortalecer as relações entre os países. Agradece Mustafá, o CCBT e todos os que compareceram nesta sessão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp