10/06/2016 - 37a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 75 ANOS DE FUNDAÇÃO DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/06/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / DAVI ZAIA
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Davi Zaia, com a finalidade de "Comemorar os 75 anos de fundação dos comerciários de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Parabeniza todos os presentes. Enaltece o trabalho desenvolvido por Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
2 -  DAVI ZAIA
Assume a Presidência. Saúda os presentes. Cita a importância da solenidade. Anuncia as demais autoridades presentes. Destaca o trabalho desenvolvido pelo sindicato em defesa dos direitos sociais dos trabalhadores empregados no comércio.
3 -  ROGÉRIO EDUARDO GASPARETTO
Mestre de Cerimônias, nomeia e mostra fotos dos dez presidentes do Sindicato dos Comerciários de São Paulo dos últimos 75 anos. Anuncia a exibição de vídeos sobre a história do referido sindicato.
4 -  PAULO PAIM
Senador, comenta sua origem como membro do movimento sindical. Cumprimenta todos os presentes. Expressa sua opinião quanto à questão da terceirização da atividade-fim e do trabalho escravo no Brasil. Menciona que fora relator do projeto que regulamentou o exercício da profissão dos comerciários. Afirma defender os interesses dos trabalhadores, independentemente de posição política-partidária. Manifesta preocupação com possível alteração das regras da previdência social no Brasil. Defende a volta do Ministério da Previdência Social. Destaca a necessidade de reforma política e eleitoral no País.
5 -  RICARDO PATAH
Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entrega placa comemorativa em homenagem ao senador Paulo Paim, a quem tece elogios.
6 -  RUBENS ROMANO
Presidente do Sindicato dos Comerciários no período de 1989 a 2003, cumprimenta todos os presentes. Destaca a luta do sindicato por melhores condições de trabalho para a classe comerciária. Ressalta a contribuição do setor para o aquecimento da economia.
7 -  UBIRACI DANTAS DE OLIVEIRA
Presidente da CGBT, frisa o papel dos sindicatos em defesa dos trabalhadores brasileiros. Tece considerações acerca da taxa de desemprego no País. Afirma ser necessária a redução da taxa de juros para incentivar o crescimento econômico do Brasil.
8 -  VALEIR
Representante da CUT, elogia o trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Discorre sobre as reformas trabalhistas e previdenciárias propostas pelo governo federal, e suas possíveis consequências para a classe dos comerciários.
9 -  LUIZ BEETHOVEN GIFFONI FERREIRA
Desembargador, comenta o papel do Sindicato dos Comerciários em defesa dos direitos trabalhistas de funcionários da loja falida Mappin. Enaltece o trabalho sindical de Ricardo Patah.
10 -  SILVIA REGINA PONDÉ GALVÃO DEVONALD
Desembargadora e presidente do Tribunal do Trabalho da 2ª região, cumprimenta todas as autoridades presentes. Ressalta a parceria existente entre o Tribunal Regional do Trabalho e os sindicatos. Menciona as estatísticas de acidentes de trabalho no Brasil. Enfatiza a importância da luta contra o trabalho infantil e o trabalho escravo.
11 -  ROBERTO SANTIAGO
Deputado federal, manifesta preocupação acerca de possível proposta de reforma da previdência social no Brasil. Destaca a necessidade de debate sobre o assunto com as centrais sindicais. Discorre sobre os serviços prestados pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Declara ser contra decisão do Ministério Público do Trabalho que orienta que apenas os associados de entidades representativas contribuam com taxa sindical.
12 -  EDIR SALES
Vereadora à Câmara de São Paulo, lê e entrega voto de júbilo ao presidente do Sindicato dos Comerciários, Ricardo Patah.
13 -  KEIKO OTA
Deputada federal, parabeniza o Sindicato dos Comerciários de São Paulo pelos seus 75 anos. Elogia o empenho do sindicato em prol dos direitos humanos. Agradece o apoio da entidade ao Instituto Ives Ota.
14 -  JANIO CARLOS ENDO MACEDO
Ministro do Trabalho interino, representando o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira, menciona que o Sindicato dos Comerciários de São Paulo é a maior entidade sindical da América Latina. Afirma que a regulamentação da profissão dos comerciários fora uma das conquistas da entidade. Elogia o trabalho desenvolvido pelo presidente do sindicato, Ricardo Patah.
15 -  ROGÉRIO EDUARDO GASPARETTO
Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação musical da Orquestra do Pão de Açúcar - GPA, sob a regência do maestro Daniel Misiuk e direção artística de Renata Jaffe. Lê biografia e anuncia a entrega de placa comemorativa em homenagem a diversas personalidades que fizeram parte da história do Sindicato dos Comerciários. Anuncia apresentação musical do cantor Rodrigo Manforte, com a música "Para sempre vou te amar".
16 -  RICARDO PATAH
Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, destaca a importância da inclusão social das mulheres. Discorre sobre a origem do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Agradece a presença de todos. Tece considerações sobre o trabalho social desenvolvido pelo sindicato. Comenta as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores do comércio com a falência de grandes lojas. Cita direitos trabalhistas conquistados, como, por exemplo, a regulamentação da categoria dos comerciários.
17 -  PRESIDENTE DAVI ZAIA
Frisa a importância da solenidade. Comenta o histórico de lutas do Sindicato dos Comerciários de São Paulo em prol dos trabalhadores. Elogia o trabalho dos dirigentes sindicais. Tece comentários acerca dos desafios do governo federal no combate ao desemprego e à inflação. Faz agradecimentos gerais, convida a todos para um coquetel e apresentação de dança das crianças e adolescentes da Ponte Brasilitália, no Hall Monumental. Encerra a sessão.
alesp