24/06/2016 - 43a Solene

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO GOVERNADOR FRANCO MONTORO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/07/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Anunciou a composição da Mesa e nomeia demais autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene para "Comemorar o Centenário de Nascimento do governador Franco Montoro". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia vídeo sobre a trajetória política de André Franco Montoro.
2 -  RUBENS NAMAN RIZEK JUNIOR
Secretário adjunto de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo e presidente do Conselho do Instituto de Cultura Democrática, saúda as autoridades e os demais presentes. Comenta a relação do homenageado com a arte. Discorre sobre a concepção do monumento em homenagem a Franco Montoro, situado nos jardins da Assembleia Legislativa.
3 -  LINAMARA RIZZO BATTISTELLA
Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, enaltece a sensibilidade social e humana de André Franco Montoro. Comenta que o ex-governador deu total apoio a políticas voltadas a pessoas com deficiência. Saúda a memória do homenageado.
4 -  SAMUEL MOREIRA
Secretário chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, discorre sobre a carreira política de Franco Montoro. Lembra o apoio decisivo do ex-governador ao movimento das "Diretas Já". Afirma que a memória de Montoro deve ser sempre enaltecida diante das novas gerações.
5 -  JOSÉ YUNES
Advogado e representante do presidente interino Michel Temer, emociona-se ao comentar a importância de Franco Montoro no cenário político brasileiro. Comenta os desejos e atitudes do ex-governador em relação a um futuro melhor para o Brasil.
6 -  JOSÉ SERRA
Ministro das Relações Exteriores, comenta a fundação do PSDB e sua relação com Franco Montoro. Discorre sobre a carreira política do ex-governador, dando ênfase a sua administração frente ao Governo de São Paulo. Enaltece a recuperação financeira do Estado neste período, bem como diversas outras conquistas administrativas da gestão.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia vídeo sobre a criação da praça André Franco Montoro, junto a Assembleia Legislativa.
8 -  ANDRÉ FRANCO MONTORO FILHO
Representante da família Montoro, comenta a formação ideológica democrata cristã de Franco Montoro. Cita diversas personalidades que foram companheiras do ex-governador em sua luta política pela democracia. Discorre sobre o papel de Montoro na formação do MDB durante a Ditadura Militar e, depois, do PMDB, durante a redemocratização. Enaltece a luta de Franco Montoro como deputado federal, nos anos 1990, pela reforma política.
9 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Cita diversos eventos biográficos de André Franco Montoro.
10 -  JOSÉ SERRA
Ministro das Relações Exteriores, comenta o empenho de Franco Montoro, enquanto governador, em combater a poluição em Cubatão, na Baixada Santista.
11 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp