23/05/2016 - 30a Solene

HOMENAGEM AO TRABALHADOR DA INDÚSTRIA QUÍMICA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/06/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ FERNANDO
1 -  LUIZ FERNANDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Luiz Fernando, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o trabalhador da indústria química do estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a quem tece agradecimentos. Solicita um minuto de silêncio em homenagem ao falecimento do Sr. César Aparecido Leite, irmão de Sérgio Luiz Leite, presidente da Fequimfar. Nomeia as autoridades presentes. Saúda as autoridades, os presentes, as federações e os sindicatos. Agradece a presença de todos nesta homenagem. Demonstra sua admiração pela categoria homenageada. Diz ser uma das profissões mais antigas da humanidade, responsável por diversas melhorias na qualidade de vida da população. Discorre sobre o vasto campo de atuação dos trabalhadores da indústria química. Menciona que a categoria contribui para o crescimento do Brasil e de São Paulo. Afirma que esta categoria merece ser lembrada pela sua coragem e ativismo político, tendo exercido um papel essencial no combate às heranças da ditadura militar. Discorre sobre a situação atual do País, que considera estar sofrendo um golpe às bases democráticas. Ressalta que a melhor forma de homenagear a categoria é lutar por ela e seus direitos. Informa que apresentou a esta Casa o PL 361/16, que institui o Dia Estadual do Trabalhador da Indústria Química, no dia 21 de julho. Lê a justificativa do projeto. Reafirma o compromisso de seu mandato com esta classe trabalhadora, que disse ser a única que elegeu três deputados neste Legislativo. Critica o governo de Michel Temer. Defende a presidente afastada Dilma Rousseff, que afirma não ter cometido nenhum crime de responsabilidade.
2 -  LUIZ TURCO
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre a extensa abrangência da categoria química, que contribui muito para o desenvolvimento do País. Informa que a região do ABC Paulista luta pela instalação de um parque tecnológico, cuja autorização já foi dada pelo governo estadual. Destaca o papel estratégico da categoria na construção deste parque tecnológico, no qual as áreas de química e petroquímica serão muito importantes. Parabeniza o deputado Luiz Fernando pela homenagem. Cumprimenta todos os presentes.
3 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO
Demonstra sua alegria em ver os assentos desta Casa ocupados pelo povo. Afirma que são poucos os representantes efetivos da população.
4 -  OSVALDO DA SILVA BEZERRA
Presidente do Sindiquim - Sindicato dos Químicos de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que a indústria química engloba atividades de grande complexidade e vários setores econômicos, incluindo desde a área farmacêutica até a fabricação de peças de aviões. Parabeniza a iniciativa do deputado Luiz Fernando. Destaca a perplexidade dos trabalhadores com o novo governo brasileiro, que consideram "golpista". Ressalta as ameaças contra os direitos dos trabalhadores e o desrespeito à Constituição Federal. Defende a presidente afastada Dilma Rousseff. Discorre sobre notícia divulgada hoje na mídia, de escuta telefônica de um dos membros do governo atual, a respeito da Operação Lava Jato. Elogia o projeto apresentado pelo deputado Luiz Fernando, para instituir o Dia Estadual do Trabalhador da Indústria Química. Pede aplausos para o deputado proponente desta sessão.
5 -  ANA DO CARMO
Deputada estadual, cumprimenta todos os trabalhadores e as autoridades presentes. Elogia a iniciativa do deputado Luiz Fernando em homenagear os trabalhadores da indústria química. Destaca sua luta nesta Casa, juntamente com os deputados Teonilio Barba, Luiz Fernando e Luiz Turco, para contribuir para a melhoria de vida da população do ABC. Destaca que, por serem minoria, as dificuldades são grandes. Afirma que o País passa por um momento difícil desde a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Discorre sobre a corrupção no governo de Michel Temer e o corte de ministérios importantes. Parabeniza o deputado Luiz Fernando.
6 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO
Lê ofício enviado pela deputada Beth Sahão, que não pôde comparecer a esta sessão.
7 -  RAIMUNDO SOUZA SUZART LIMA
Presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, parabeniza o deputado Luiz Fernando pela homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre a preocupação da categoria com o novo governo federal. Combate a atuação de José Serra como ministro das Relações Exteriores. Afirma que as empresas nacionais correm grande risco. Critica sessão do impeachment ocorrida na Câmara dos Deputados. Destaca a preocupação dos trabalhadores com o emprego e o salário. Agradece pela criação do projeto do Dia Estadual do Trabalhador da Indústria Química. Menciona a máfia da merenda escolar em São Paulo. Defende a CPI da Merenda. Parabeniza a iniciativa do deputado Luiz Fernando.
8 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO
Anuncia a apresentação do Trio Gara-Pé, com a participação especial do violonista Marcelo Rato, com a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga.
9 -  HÉLIO RODRIGUES DE ANDRADE
Associado do Sindiquim - Sindicato dos Químicos de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Diz estar honrado em fazer parte deste ato. Demonstra seu orgulho e satisfação em representar a categoria dos químicos. Afirma que o único período em que o sindicato não lutou por seus trabalhadores foi no período do golpe de 64. Parabeniza todos os deputados presentes.
10 -  JOSÉ LUIZ FERRAREZI
Presidente da Câmara de São Bernardo do Campo, cumprimenta as autoridades presentes. Menciona a possibilidade de criar o Dia do Trabalhador da Indústria Química em São Bernardo do Campo. Apoia a candidatura de Hélio Rodrigues de Andrade para vereador. Elogia o trabalho dos deputados nesta Casa. Parabeniza os parlamentares por esta homenagem.
11 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO
Anuncia a apresentação do Trio Gara-Pé e do violonista Marcelo Rato, com a música Cidadão, de autoria do compositor e cantor Zé Geraldo. Presta homenagem, com entrega de medalha de Honra ao Mérito e diploma, ao Sr. Jorge Luiz Cabral Coelho, vice-presidente nacional do PT.
12 -  JORGE LUIZ CABRAL COELHO
Vice-presidente nacional do PT, agradece a homenagem recebida. Lembra de sua primeira prisão, também no dia 21 de julho, na porta da fábrica na qual trabalhava. Informa que não participará do restante das homenagens em virtude de reunião com o presidente do PT Rui Falcão.
13 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO
Lê os currículos e presta homenagem, com entrega de medalha de Honra ao Mérito e diploma, aos trabalhadores da indústria química. Destaca a importância de homenagear as pessoas em vida. Diz ter homenageado aqueles que fizeram história na categoria. Anuncia a apresentação do Trio Gara-Pé e do violonista Marcelo Rato com a música Canção da América, de Milton Nascimento.
14 -  DANILO PEREIRA DA SILVA
Presidente da Força Sindical de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o deputado Luiz Fernando. Convida o deputado para visitar a Força Sindical. Homenageia o presidente do sindicato de Presidente Prudente, o primeiro sindicato da categoria no Brasil, que completou 30 anos de sua fundação. Pede a união dos trabalhadores. Parabeniza os trabalhadores da indústria química.
15 -  DOUGLAS IZZO
Presidente da CUT São Paulo, saúda as autoridades presentes. Cumprimenta todos os homenageados. Destaca a importância da comemoração do Dia Estadual dos Trabalhadores Químicos. Diz ser uma justa homenagem para a categoria. Afirma que a categoria tem sempre participado de grandes mobilizações com a CUT, sendo parceiro fundamental na luta dos trabalhadores. Ressalta o trabalho desenvolvido pelas bancadas de oposição no combate ao governo de Geraldo Alckmin e luta pela categoria. Discorre sobre as denúncias não investigadas no estado de São Paulo, como a máfia da merenda escolar e o trensalão. Critica a não instalação nesta Casa das CPIs do Metrô e da merenda escolar. Comenta a saída de empresas do estado de São Paulo e a falta de política para mantê-las no estado, incluindo a falta de debates com a categoria química. Cita a realização de panelaços em vários bairros de São Paulo durante a entrevista de Michel Temer ao Fantástico. Critica o atual governo federal, que disse ser um retrocesso para a sociedade brasileira, considerando o mesmo ilegítimo e corrupto, com o objetivo de implementar a política das elites brasileiras e a terceirização dos serviços. Combate a reforma da Previdência em estudo pelo governo em exercício. Afirma que a categoria continuará com as mobilizações contra o que considera um golpe. Cita a realização de audiências públicas e mobilizações em todas as capitais brasileiras para pedir apoio no Senado Federal para derrubar o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
16 -  LECI BRANDÃO
Deputada estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar orgulhosa dos discursos anteriores. Discorre sobre o seu currículo e lembra suas origens simples. Afirma que os trabalhadores fizeram parte da construção de sua carreira. Informa que sempre defendeu os menos favorecidos. Ressalta a dificuldade de seu trabalho como deputada. Agradece o deputado Luiz Fernando. Parabeniza os trabalhadores da indústria química.
17 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp