18/03/2016 - 11a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA ORDEM DEMOLAY
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/03/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : WELSON GASPARINI
1 -  WELSON GASPARINI
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Fernando Capez, cuja ausência justifica, convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Comemorar o Dia da Ordem DeMolay". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.
2 -  MATHEUS FRANÇA
Mestre conselheiro nacional, discorre sobre a crise política que o Brasil atravessa, que traz incerteza e dúvida à população. Afirma que a Ordem DeMolay, através do ensino da filantropia e do livre exercício da cidadania, forma jovens para exercer futuros cargos de liderança e contribuir para a transformação da sociedade. Elenca e descreve projetos solidários levados a cabo pela Ordem. Fala sobre a importância da família e dos ideais para a reconstrução do País. Considera os integrantes da Ordem DeMolay essenciais para a solução da tensão social existente no Brasil.
3 -  ILAN KELSON DE MENDONÇA CASTRO
Grande mestre nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, agradece pela homenagem proporcionada à instituição. Ressalta que a parcela paulista da Ordem é um exemplo para todo o País, citando trabalho que incentivou o cadastro de doadores de medula óssea. Diz que a Ordem DeMolay trabalha diuturnamente pelo engrandecimento dos jovens que a integram. Cita as virtudes que norteiam as ações da Ordem. Tece elogios aos membros do Supremo Conselho da Ordem pelos trabalhos efetuados.
4 -  CAIO CÉSAR LORO
Presidente da Alumni 9 de Junho (Seniores), declara que o dia de hoje tem dois objetivos: homenagear o legado de Jacques DeMolay, patrono da Ordem, e convidar os integrantes dela a trabalhar na construção do próprio legado. Afirma que a instituição tem maturidade suficiente para dar um passo além. Avalia que a sociedade brasileira vive um momento histórico e precisa de fé e esperança. Discorre sobre os objetivos do projeto "Cidadão Consciente", executado pela Alumni. Conclama os integrantes da Ordem a buscar exercer a liderança com dignidade.
5 -  SÉRGIO FERNANDES JÚNIOR
Mestre conselheiro estadual, comenta a atual conjuntura política do País, a qual considera uma oportunidade para que os membros da Ordem DeMolay façam a diferença. Destaca que as atividades da Ordem não são apenas internas, mas alcançam e levam benefícios à sociedade. Elenca projetos humanitários patrocinados pela instituição. Afirma que a fraternidade é um dos grandes valores pregados pela Ordem DeMolay.
6 -  SAMUEL ALEIXO MIGUEL
Grande mestre estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, faz histórico da comemoração do Dia da Ordem DeMolay. Considera que o setor paulista da instituição tem cumprido seu objetivo de formar cidadãos que ajam com dignidade e ética. Fala sobre os trabalhos da Ordem em todo o Brasil. Destaca que São Paulo tem a maior jurisdição DeMolay do mundo. Agradece o patrocínio concedido à instituição pela Maçonaria. Comenta as atividades realizadas pela Ordem nas escolas públicas e outros projetos sociais. Ressalta que Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, pertenceu à Ordem DeMolay. Declara o apoio da Ordem à investigação e punição de políticos envolvidos em casos de corrupção. Defende a relevância da escola pública. Enaltece a memória de Jacques DeMolay, o qual, afirma, morreu sem trair seus ideais, sendo exemplo para todos os que fazem parte da Ordem que leva seu nome. Presta homenagem, com a entrega de um certificado, ao Sr. Clóvis Messias.
7 -  CLÓVIS MESSIAS
Declara aos integrantes da Ordem DeMolay que eles têm a missão de levar esperança, dignidade e cidadania à sociedade brasileira. Ressalta a contribuição do deputado federal Bruno Covas, à época exercendo mandato nesta Casa, para o início da realização de solenidades em comemoração do Dia da Ordem DeMolay.
8 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Manifesta-se honrado por presidir esta solenidade. Avalia que a Nação vive os dias mais terríveis de sua história, atravessando, a seu ver, além da crise política e econômica, também uma crise moral. Declara-se alegre por ver os trabalhos realizados pela Ordem DeMolay na formação ética dos jovens. Diz que o Brasil precisa de líderes que transmitam ao povo uma boa consciência política. Informa que começou sua carreira política aos 16 anos, em um movimento chamado Juventude Democrata Cristã. Lamenta a visão que a sociedade tem dos políticos, por conta das práticas daqueles que se envolvem em corrupção. Discorre sobre a operação "Lava Jato", tecendo elogios ao juiz Sérgio Moro, responsável por ela. Considera que grande parte da população brasileira vive em péssimas condições, sem saneamento básico e tendo acesso a uma educação de baixa qualidade. Incita os jovens da Ordem DeMolay a exercer sua vocação com dignidade e ética. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp