19/11/2015 - 143ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/11/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / CORONEL TELHADA / WELSON GASPARINI / FERNANDO CAPEZ
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Parabeniza os municípios de Itaoca e de Santo Anastácio pelo aniversário.
2 -  WELSON GASPARINI
Manifesta interesse em agendar audiência com o governador para tratar de assuntos relacionados à Educação e à Segurança Pública. Diz que pedirá o apoio de Geraldo Alckmin para empresas que usam o lixo para produzir energia. Sugere a elaboração de projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Defende campanhas, em escolas, visando à orientação de estudantes sobre os malefícios do cigarro.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Anuncia a visita e dá as boas-vindas a alunos da Escola Estadual Manoel dos Santos, de Magda, acompanhados da vice-prefeita Zenaide Nossa e do professor Luiz Bento da Cruz, a convite do deputado Carlão Pignatari.
4 -  CORONEL TELHADA
Dá conhecimento de formatura, ontem, de 2815 novos policiais militares, a quem saúda. Destaca sua bandeira política, a Segurança Pública. Comenta a reformulação na rede pública de ensino. Fala sobre a participação da PM, em ocupações de escolas. Faz reflexão sobre o atentado terrorista em Paris, com ênfase à atuação da polícia francesa. Lê manchete jornalística sobre o assunto.
5 -  LECI BRANDÃO
Saúda os alunos presentes. Discorre sobre a Marcha das Mulheres Negras, ontem, em Brasília. Lamenta tumulto ocorrido durante o evento. Comenta o caso. Discursa sobre os direitos pelos quais as mulheres negras lutam, como o fim do racismo e da violência. Defende a democracia. Repudia a cultura do ódio, que, a seu ver, tem dominado o mundo.
6 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
7 -  JOOJI HATO
Comenta assaltos no Brás. Mostra reportagem sobre o caso. Parabeniza a TV Globo pelo registro do flagrante, e a Polícia Militar, pela prisão de grupo que agia na região.
8 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Tece críticas à legislação vigente, que, adita, fortalece a impunidade. Repudia a instalação de camelôs na Capital. Defende policiais militares, citados na matéria.
9 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Faz comentários sobre a matéria apresentada. Acrescenta que o mesmo tipo de crime tem ocorrido no aeroporto de Guarulhos. Tece críticas à Polícia Militar e à Segurança Pública. Pede pelo aumento do efetivo policial no estado de São Paulo. Combate o fechamento de setor de hospital de Mogi das Cruzes que realizava exames. Relata problemas na Saúde.
10 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
11 -  WELSON GASPARINI
Assume a Presidência. Cumprimenta o deputado Luiz Carlos Gondim pela dedicação no desempenho do mandato.
12 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, cumprimenta o deputado Luiz Carlos Gondim, a quem tece elogios. Faz comentários sobre a Segurança Pública. Diz que o combate ao crime se dá por meio de ações firmes. Defende mudanças na legislação.
13 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Para comunicação, faz coro ao discurso do deputado Coronel Telhada acerca da necessidade de respaldo legal no combate à criminalidade. Discorre sobre a violência.
14 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Declara apoio aos discursos dos oradores. Faz menção à superlotação dos presídios. Avalia que é preciso ensinar ao jovem valores éticos, morais e espirituais, no sentido de formar seu caráter.
15 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Para comunicação, opina que a Educação pública tem falhado na formação de jovens. Cita a importância da música e do esporte no desenvolvimento infantil. Atribui aos governantes a responsabilidade em mudar o cenário atual.
16 -  CORONEL TELHADA
Solicita a suspensão dos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.
17 -  PRESIDENTE WELSON GASPARINI
Defere o pedido e suspende a sessão às 15h26min.
18 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h35min.
19 -  CELSO NASCIMENTO
Solicita a suspensão dos trabalhos por 30 minutos, por acordo de lideranças.
20 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Defere o pedido e suspende a sessão às 16h36min; reabrindo-a as 17h07min.

ORDEM DO DIA
21 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Coloca em votação e declara aprovado requerimento de alteração da Ordem do Dia, do deputado Celso Nascimento. Coloca em discussão o PL 901/15. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 901/15 e rejeitado o veto.
22 -  GILENO GOMES
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
23 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 23/11, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão solene, a ser realizada hoje, às 20 horas, com a finalidade de "Comemorar o aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular", bem como da sessão solene a realizar-se segunda-feira, às 10 horas, com a finalidade de homenagear o renomado cantor e compositor japonês Itsuki Hiroshi. Levanta a sessão.
alesp