04/12/2015 - 49a Solene

HOMENAGEM AO DIA DO EXTENSIONISTA RURAL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/12/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : JOSÉ ZICO PRADO
1 -  JOSÉ ZICO PRADO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE JOSÉ ZICO PRADO
Pede um minuto de silêncio pelo falecimento de Jorge Sabino, prefeito do Partido dos Trabalhadores na cidade de Guapiara. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado José Zico Prado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia do Extensionista Rural". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Enaltece o trabalho desenvolvido pelos extensionistas rurais. Menciona o número desses profissionais existentes no País. Destaca a importância da produção de alimentos através da agricultura familiar. Ressalta que os extensionistas rurais agregam conhecimento às unidades familiares de produção agrícola e priorizam a utilização de técnicas para o desenvolvimento rural sustentável.
4 -  REINALDO PRATES
Delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário por São Paulo, saúda todos os presentes. Mostra satisfação em estar presente na solenidade. Parabeniza a iniciativa do deputado José Zico Prado, a quem tece elogios pelo apoio à política de extensão rural. Comenta a criação da Anater - Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, e sua importância como instrumento para ampliação do setor. Discorre sobre os fatores culturais e ambientais intrínsecos às unidades de produção agrícola familiar. Ressalta a importância do apoio dos deputados desta Casa ao setor de extensão rural.
5 -  MARA MELO
Prefeita de Araçoiaba da Serra, elogia o papel dos deputados José Zico Prado e Hamilton Pereira em prol da agricultura familiar. Cumprimenta as autoridades presentes. Enaltece o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Araçoiaba da Serra, Sr. Raimundo Carvalho Palmeira Junior, por seu trabalho em defesa da agricultura familiar. Comenta o crescimento da prática de agricultura ecológica em cidades da região de Sorocaba.
6 -  EDGARD APARECIDO DE MOURA
Assessor da Superintendência do Incra - Instituto de Colonização e Reforma Agrária, faz saudações às autoridades presentes. Enaltece o trabalho realizado pelos extensionistas rurais. Acrescenta que esses profissionais facilitam o acesso dos pequenos produtores rurais a créditos fundiários e promovem o aumento e a qualidade da produção agrícola familiar. Destaca a importância do trabalho de extensão rural com comunidades quilombolas.
7 -  LINCOLN ALBUQUERQUE
Presidente da Afitesp - Associação dos Funcionários da Fundação Itesp, cumprimenta todos os presentes. Lembra sua origem como filho de boias-frias. Menciona que o trabalho dos extensionistas rurais é baseado na preservação do meio ambiente e na produção de alimentos de qualidade. Considera que há necessidade de investimentos na formação de profissionais na área de extensão rural.
8 -  JOÃO CARLOS CORSINI
Assistente de direção da Diretoria Adjunta de Políticas de Desenvolvimento do Itesp, saúda os presentes na solenidade. Cita número de famílias e comunidades quilombolas atendidas pelo Itesp - Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo. Ressalta o papel dos extensionistas rurais na inclusão de quilombolas no processo de produção agrícola.
9 -  ABELARDO GONÇALVES PINTO
Presidente da Apaer - Associação Paulista de Extensão Rural, parabeniza o deputado José Zico Prado pela iniciativa. Expõe sua perspectiva de evolução do setor de extensão rural. Discorre sobre a importância do acesso às políticas de extensão rural pelos produtores rurais familiares. Defende maior investimento na carreira dos extensionistas rurais.
10 -  VICTOR BRANCO DE ARAÚJO
Presidente da Agroesp - Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo, discorre sobre seu trabalho como extensionista rural no início de sua carreira. Ressalta a importância da abordagem humana desses profissionais com os agricultores familiares.
11 -  RICARDO CERVEIRA
Representante do IBS - Instituto BioSistêmico, tece comentários acerca da importância da agricultura orgânica. Discorre sobre a atuação dos extensionistas rurais nas comunidades envolvidas no processo de reforma agrária. Menciona que o acesso à assistência técnica promove o aumento da qualidade de vida e de produção dos agricultores familiares.
12 -  PRESIDENTE JOSÉ ZICO PRADO
Lê currículo e anuncia a entrega de placa em homenagem ao Sr. Henri Alexandrinho de Souza.
13 -  HENRI ALEXANDRINO DE SOUZA
Homenageado, manifesta-se honrado pela homenagem recebida. Comenta o trabalho de assistência técnica e extensão rural realizado com os assentados da reforma agrária.
14 -  PRESIDENTE JOSÉ ZICO PRADO
Lê currículo e anuncia a entrega de placa em homenagem ao Sr. Hiromitsu Gervásio Ishikawa.
15 -  HIROMITSU GERVÁSIO ISHIKAWA
Homenageado, demonstra satisfação pelo reconhecimento de seu trabalho na área da extensão rural. Menciona a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos extensionistas rurais.
16 -  PRESIDENTE JOSÉ ZICO PRADO
Lê currículo e anuncia a entrega de placa em homenagem ao Sr. Raimundo Carvalho Palmeira Junior.
17 -  RAIMUNDO CARVALHO PALMEIRA JUNIOR
Homenageado e secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Araçoiaba da Serra, agradece ao deputado José Zico Prado pela iniciativa. Mostra-se lisonjeado por representar a classe dos extensionistas rurais. Comenta a importância da visão agroecológica desses profissionais.
18 -  PRESIDENTE JOSÉ ZICO PRADO
Lê currículo e anuncia a entrega de placa em homenagem à Sra. Ondalva Serrano.
19 -  ONDALVA SERRANO
Homenageada e professora, discorre sobre o início de sua carreira na área da extensão rural. Destaca o papel educativo do extensionista rural e de sua importância na introdução do conceito de agricultura sustentável.
20 -  PRESIDENTE JOSÉ ZICO PRADO
Presta homenagem, com entrega da placa, ao extensionista rural Carlos Medeiros.
21 -  CARLOS MEDEIROS
Extensionista rural, estende a homenagem recebida aos técnicos do Itesp envolvidos na reforma agrária nos anos 80. Faz reflexão acerca do trabalho dos extensionistas rurais. Defende a valorização da categoria.
22 -  PRESIDENTE JOSÉ ZICO PRADO
Faz agradecimentos gerais. Convida a todos para prestigiar a exposição de banners fotográficos desenvolvidos pelas entidades prestadoras de serviço de extensão rural, no Espaço IV Centenário, no andar Monumental. Encerra a sessão.
alesp