22/10/2015 - 38a Solene

HOMENAGEM AO DOUTOR ROBERTO KALIL FILHO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/10/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Prestar Homenagem ao Dr. Roberto Kalil Filho".
2 -  JOSÉ SERRA
Senador, cumprimenta as autoridades presentes. Lê parte de texto que diz que uma nação não se caracteriza por homens e mulheres, mas sim por aqueles que homenageia. Ressalta o prestígio desta Casa ao homenagear o Dr. Roberto Kalil Filho. Destaca características importantes do homenageado: médico, administrador da Saúde e amigo. Menciona os principais atributos de Kalil como médico: formação universitária sólida, foco no paciente, interesse pelas pessoas, solidariedade em relação ao próximo, obstinação e obsessividade, intuição e capacidade de formar e liderar equipes. Relata suas virtudes como administrador da Saúde: atuação tanto na área privada como na pública e presença constante no debate da Saúde Pública. Diz ser Roberto Kalil Filho merecedor de uma homenagem deste tamanho. Afirma ser o mesmo um amigo inteligente, engraçado e de todas as horas. Diz que preza muito a amizade do homenageado. Parabeniza o deputado Fernando Capez.
3 -  EDUARDO CUNHA
Deputado federal e presidente da Câmara Federal, cumprimenta as autoridades presentes. Diz que, apesar dos outros compromissos, fez questão de vir a esta Casa para participar da homenagem para o Roberto Kalil Filho. Afirma serem as palavras dispensáveis, frente à notória qualidade do homenageado. Destaca sua capacidade técnica e de gestão, seu conhecimento, a amizade e sua dedicação a Medicina e ao Brasil. Ressalta que o Brasil deve muito a Roberto Kalil Filho. Menciona seu trabalho de sucesso juntamente com o também médico David Uip. Diz ser Kalil um dos médicos mais renomados do País, com reconhecimento nacional. Esclarece ter vindo a esta homenagem em nome de sua família e também em nome da Câmara dos Deputados, na qual é grande o seu reconhecimento. Agradece Roberto Kalil Filho.
4 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Destaca as parcerias entre esta Casa e a USP. Informa que parte do acervo do Museu do Ipiranga deverá ser trazido para este Legislativo. Convida o público a ouvir, de pé o "Hino Nacional Brasileiro".
5 -  DAVID UIP
Secretário de Estado da Saúde, cumprimenta as autoridades presentes. Homenageia os funcionários do Incor e do Sírio Libanês. Diz ser este um momento especial e único. Destaca a gratidão de todas as pessoas ao homenageado. Lembra o momento em que conheceu Roberto Kalil Filho, como residente do Incor. Afirma que desde o início já era possível notar a sua liderança e que o mesmo teria uma carreira brilhante. Ressalta as características do médico: liderança, controle absoluto sobre os pacientes, gestão da doença e dos pacientes e divisão da responsabilidade. Menciona o desenvolvimento de sua carreira no Hospital Sírio Libanês. Diz ser o amigo merecedor desta homenagem, destacando-se como uma liderança no mundo médico, sendo um grande pai e marido. Faz agradecimento especial a Alexandre Padilha, secretário municipal de Saúde e seu amigo há muitos anos. Homenageia o presidente Fernando Capez, quem considera uma grande liderança no PSDB e nesta Casa.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Lê mensagens, do deputado Campos Machado e da ex-deputada Telma de Souza, em homenagem ao Dr. Roberto Kalil Filho.
7 -  PAULO MALUF
Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Diz conhecer Roberto Kalil Filho antes mesmo dele nascer, já que frequentava a casa de seu avô e de toda a família. Afirma que o médico se fez por si só, considerando-o um self-made man. Destaca o esforço pessoal de sua mãe para criá-lo. Ressalta o trabalho desenvolvido por Roberto Kalil Filho para que o Incor seja considerado um hospital público de ponta. Lembra a inauguração deste hospital, quando era governador e liberou verba para a aquisição de equipamento. Menciona a criação da Fundação Zerbini para que aqueles que podem pagar os seus exames. Afirma que os funcionários do Incor, que trabalham com carinho e dedicação devem ser bem remunerados. Parabeniza o médico homenageado.
8 -  ANTONIO SALIM CURIATI
Deputado estadual, diz ocupar a tribuna desta Casa há mais de 40 anos. Homenageia o presidente Fernando Capez, que de acordo com o deputado, merece todo respeito e consideração. Afirma, sem desmerecer os presidentes anteriores, que Fernando Capez é o melhor presidente desta Casa. Reproduz trecho de artigo da jornalista Tatiana Farah. Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta que Roberto Kalil Filho merece todo o nosso respeito e que esta Casa está sendo valorizada com esta homenagem. Lembra o professor Fúlvio Pileggi, fundador do Incor. Homenageia Paulo Maluf, de quem já recebeu diversas homenagens.
9 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Afirma que quem presta esta homenagem é esta Casa de Leis, e cada um dos seus deputados. Diz ser uma homenagem do Poder Legislativo do Estado de São Paulo. Presta homenagem, com entrega de Colar do Mérito Legislativo, ao Dr. Roberto Kalil Filho.
10 -  ANTONIO SALIM CURIATI
Presta homenagem ao Dr. Roberto Kalil Filho, com entrega de placa comemorativa, representando todos os deputados estaduais desta Casa. Afirma que o presidente Fernando Capez valoriza esta Casa e também a política. Destaca a disposição do presidente em oferecer melhores condições para que esta Casa participe dos problemas da sociedade.
11 -  ROBERTO KALIL FILHO
Médico, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece a iniciativa do deputado Fernando Capez em conceder esta homenagem. Diz ser privilegiado por ser médico. Afirma que encontrou na Medicina pessoas das mais variadas origens, o que o permitiu conhecer melhor o ser humano e a si mesmo. Ressalta as grandes oportunidades profissionais que teve, com o apoio do Incor e do Hospital Sírio Libanês. Destaca o apoio de sua família. Agradece a Deus por tantos privilégios.
12 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Lê texto em homenagem ao Dr. Roberto Kalil Filho, destacando as suas virtudes.
13 -  ROBERTO KALIL FILHO
Entrega flores para sua esposa e sua mãe.
14 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp