16/10/2015 - 35a Solene

HOMENAGEM AO CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/10/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CORONEL ARRUDA
Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Destaca a importância do Corpo Musical, reconhecida, acrescenta, por leis que instituíram dias comemorativos relativos à unidade e aos policiais músicos. Faz histórico do Corpo Musical, a unidade mais antiga da Polícia Militar, destacando os desafios enfrentados ao longo do tempo. Afirma que o grupo é motivo de orgulho para a corporação e a aproxima da sociedade. Argumenta que a difusão da arte colabora na prevenção do crime. Declara que, no período em que comandou a Polícia Militar, procurou prestigiar o Corpo Musical.
4 -  EDSON FERRARINI
Coronel e ex-deputado estadual, expressa sua satisfação por participar desta solenidade. Discorre sobre a Assembleia Constituinte do Estado de São Paulo, da qual participou, que funcionou entre os anos de 1988 e 1989. Relata que, na ocasião, houve tentativas de denegrir as Forças Armadas, com propostas de acabar com a Justiça Militar e desmilitarizar a Polícia. Afirma que, graças a esforços contrários, tais mudanças não foram levadas a cabo. Ressalta que a Polícia Ambiental paulista, a maior do País, foi criada pela Constituição Estadual de 1989. Fala sobre seu pai, Ítalo Ferrarini, que lutou na Revolução de 1932. Destaca que o Corpo Musical já atuava na época. Comenta que o Dia do Policial Militar Músico foi instituído por projeto de lei de sua autoria.
5 -  REYNALDO SIMÕES ROSSI
Coronel e diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo, agradece pela homenagem. Reafirma o compromisso de colaborar com os parlamentares que representam a Polícia Militar. Declara que só teve uma visão adequada do papel desempenhado pelo Corpo Musical após assumir a Diretoria de Ensino da Polícia Militar. Afirma que o trabalho da unidade é imprescindível para a Segurança Pública. Lembra que os policiais militares músicos exercem uma função dupla, pois não ficam desobrigados de seus deveres de policiamento.
6 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, destaca que não existe organização militar sem um corpo musical. Critica aqueles que tentaram, ao longo da história, relegar a unidade ao segundo plano. Afirma que tem uma forte ligação com o Corpo Musical. Descreve evento em que assumiu o comando da Rota, que contou com a participação da Banda da Polícia Militar. Afirma que vê como sua missão, nesta Casa, trabalhar a favor dos interesses dos policiais militares e educar os demais deputados quanto à importância das forças de segurança. Lamenta o alto índice de policiais mortos no estado de São Paulo e no Brasil. Argumenta que as Forças Armadas garantem a manutenção do Estado Democrático de Direito.
7 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Diz que a tradição não é incompatível com a modernidade. Argumenta que as tentativas de acabar com unidades tradicionais da polícia, como o Corpo Musical e a Cavalaria, são equivocadas. Destaca a presença do Corpo Musical em homenagens a policiais mortos em serviço.
8 -  CORONEL ARRUDA
Mestre de cerimônias, faz leitura de breve histórico do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Anuncia a apresentação da Seção da Banda do Corpo Musical. Faz leitura a respeito do significado da Láurea de Mérito Pessoal, a ser concedida nesta sessão.
9 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem a diversos policiais militares, com a entrega de Láureas de Mérito Pessoal em 5º, 4º, 3º e 2º graus.
10 -  ELIAS BATISTA DO NASCIMENTO
Major e comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faz histórico das bandas militares no Brasil, que tiveram início em 1808, com a vinda da família real portuguesa ao País. Menciona a participação do Corpo Musical da Polícia Militar paulista em diversos eventos, como a inauguração de Brasília e um concurso nacional de bandas militares, em que o grupo obteve o primeiro lugar. Informa que as apresentações da unidade alcançam um público estimado em 185 mil pessoas por ano. Descreve a composição do Corpo Musical.
11 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Convida o público a cantar, de pé, a "Canção do Corpo Musical". Lembra de apresentação do Corpo Musical em homenagem à Polícia Militar, no período em que foi comandante da corporação. Faz agradecimentos gerais. Convida a todos para uma apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar, no Hall Monumental. Encerra a sessão.
alesp