19/10/2015 - 36a Solene

HOMENAGEM A AERONÁUTICA BRASILEIRA E SEU PATRONO, MARECHAL-DO-AR ALBERTO SANTOS DUMONT E COMEMORAR O DIA DO AVIADOR
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/10/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene para "Prestar Homenagem à Força Aérea Brasileira e ao seu Patrono, Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, e Comemorar o Dia do Aviador". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -   RICARDO GAMBARONI
Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, agradece a Força Aérea Brasileira pela figura de Alberto Santos Dumont. Cumprimenta autoridades presentes. Destaca o Dia do Aviador, o que representa, a seu ver, a inventabilidade do povo brasileiro e sua capacidade de vencer desafios. Lembra o início da aviação. Enfatiza a presença da aviação na Polícia Militar, que começou em 1913. Faz reflexão sobre o momento histórico de 1932, que culminou com a criação da Força Aérea Brasileira. Ressalta a parceria da FAB para a formação de aviadores da Polícia Militar. Acrescenta que 85% da população paulista é atendida por meio dos serviços de aeronaves, através de suas onze bases espalhadas pela cidade
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Faz coro ao discurso do coronel PM Ricardo Gambaroni no que tange à parceria entre as corporações Polícia Militar e Força Aérea Brasileira. Destaca o apoio da aviação em momentos de rebeliões de criminosos. Lembra ocasião em que aviões da FAB ajudaram a conduzir tropas para o Interior do estado. Entrega troféu em homenagem à Força Aérea Brasileira.
4 -  MARCELO KANITZ DAMASCENO
Comandante do IV Comar, saúda as autoridades presentes, em especial, o deputado Coronel Camilo, que preside esta sessão. Fala sobre o cenário de atuação da FAB. Destaca o objetivo da corporação, que é defender e controlar os 12 milhões de quilômetros quadrados de áreas soberanas. Explica sobre as novas rotas de gestão, adotadas recentemente. Elenca futuras operações da FAB, bem como as estratégias de atuação da instituição. Informa que o quartel-general do coronel Falconi se dá em 2 milhões e meio de quilômetros quadrados, referindo-se ao Campo de Marte, localizado na capital paulista. Cita endereço que abrigará, em breve, o Museu da Aviação. Menciona o papel da Sociedade dos Melhores Amigos da Força Aérea Brasileira, criada para estreitar a relação entre militares e civis. Discorre sobre a frota de helicópteros da FAB, composta por 400 aeronaves, fiscalizadas por torre de controle própria. Faz menção à expansão da capacidade de formação de pessoal. Mostra vídeo sobre a indústria da aviação. Comenta a construção do avião KC-390, considerado o mais avançado entre os de sua categoria. Enfatiza o número de empregos, de alta qualificação, no desenvolvimento da aeronave e na produção da mesma. Faz explanação referente ao projeto do caça Gripen NG, que emprega cerca de 2500 pessoas. Comenta as várias formas de transações comerciais que envolvem aeronaves, conhecidas como "off set". Explica o Pacote Gripen, entre Suécia e Brasil, composto por aeronaves, armamento e suprimento, contrato na ordem de 5,7 bilhões de dólares. Apresenta vídeos institucionais. Cita frase de Antônio Ermírio de Moraes.
5 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Exibe vídeo sobre a Aeronáutica Brasileira enquanto é entoado o "Hino dos Aviadores". Destaca o trabalho da FAB. Parabeniza a corporação. Fala sobre a importância de se cultivar valores e tradições. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp