17/08/2015 - 82ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/08/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : GILENO GOMES / JOOJI HATO
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILENO GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CORONEL TELHADA
Fala sobre grave ocorrência policial, em 17/08/1990, em que fora baleado. Mostra imagem do fato. Critica notícia veiculada no Estadão, que acusa o coronel Marco Aurélio Alves Pinto, do Corpo de Bombeiros, de articular a separação entre a corporação e a Polícia Militar. Repudia e desmente aspectos da publicação. Tece elogios à autoridade.
3 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Parabeniza os municípios de Jaú, Paraíso, Pedregulho, Pitangueiras, Pontalinda, Sorocaba, Santa Gertrudes, São Bento do Sapucaí, São Roque, Taquaritinga, e Taquarituba pelo aniversário.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Fala de manifestação de professores, prevista para esta semana, para reivindicar melhores salários para a categoria. Combate possível decisão do governador Geraldo Alckmin, de acabar com o direito do servidor público estadual à licença-prêmio. Opina que o ajuste fiscal promovido pela presidente Dilma Rousseff penaliza a parcela mais carente da população. Exige, do Executivo, o cumprimento da data-base para o reajuste do funcionalismo estadual, no mês de março.
5 -  LECI BRANDÃO
Tece críticas à mídia, pelo que avalia como uso incorreto do termo celebridade. Presta homenagem à Sra. Olímpia dos Santos Vaz, matriarca da escola de samba Vai-Vai, que faleceu no sábado, dia 15/08. Considera que dona Olímpia, sim, é digna de ser chamada de celebridade. Discorre sobre a importância da sambista para o Carnaval paulista. Faz comentários sobre as manifestações populares contra o governo Dilma Rousseff, cujo número de participantes, a seu ver, foi bem menor que nas anteriores. Defende a legitimidade do mandato da presidente.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Tece elogios à deputada Leci Brandão, como intérprete do samba. Repudia projeto de lei que tramita no Senado Federal, de autoria do senador José Serra, que acaba com a exclusividade de exploração do pré-sal pela Petrobras. Explica que a medida resultaria na retirada, do orçamento, de cerca de 25 bilhões de reais destinados à Educação.
7 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, fala sobre as manifestações populares, ocorridas ontem, em todo o Brasil, contra a corrupção. Faz críticas ao Partido dos Trabalhadores. Combate declaração do presidente da CUT, Vagner Freitas, que defendeu publicamente que os movimentos sociais fossem às ruas armados. Considera que a postura do sindicalista incita à criminalidade.
8 -  CORONEL TELHADA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
9 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 18/08, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão solene de hoje, às 20 horas, para "Comemorar o Dia do Maçom". Levanta a sessão.
alesp