31/08/2015 - 24a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/09/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Célia Leão, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia da Comunidade Alemã". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Alemão" e o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Reconhece o talento e a vocação da Polícia Militar. Diz ser uma honra recebê-los nesta Casa. Demonstra sua felicidade em receber jovens estudantes neste Legislativo. Cita a presença dos alunos dos Colégios Benjamin Constant e Imperatriz Leopoldina. Lembra que esta sessão solene já foi presidida anteriormente por outros dois deputados e que começou a sua participação após o convite do Sr. Stefan, diretor do Colégio Benjamin Constant. Discorre sobre os seus laços familiares e de amizade com a comunidade alemã. Informa que a sessão solene do próximo ano já está sendo agendada para a segunda semana de agosto. Anuncia vídeo sobre a Alemanha. Diz que cada foto deste vídeo tem a presença de sua família. Afirma que esta não é uma sessão solene comum. Ressalta que o mesmo mostra na prática o que é conviver com a comunidade alemã. Destaca que os alemães são imprescindíveis para uma comunidade melhor.
2 -  STEFAN GRAF VON GALEN
Presidente do Colégio Benjamin Constant, agradece a homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser esta a 11ª vez que este evento é realizado. Destaca a necessidade de preservação dos valores e da tradição alemã. Menciona sua tristeza e preocupação com a não continuidade desta tradição, já que, apesar do idioma continuar sendo ensinado nas escolas, a tradição não é mais. Afirma que as novas gerações que mudaram para o Brasil não estão transmitindo os valores desta cultura. Informa que em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que receberam muitos imigrantes alemães, a língua alemã não é mais ensinada. Cita a falta de apoio do setor público e privado. Destaca o grupo formado pelas escolas Porto Seguro, Humboldt e Benjamim Constant com o objetivo de manter as tradições alemãs.
3 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Diz que tem a certeza que o Sr. Stefan tem a responsabilidade de fazer crescer a comunidade brasileira e alemã. Agradece o compromisso dele com esta Casa.
4 -  KLAUS W. LEGE
Presidente da Corporação Alemã em São Paulo, cumprimenta todos os presentes. Agradece a presença de todos nesta sessão solene. Discorre sobre a contribuição alemã no desenvolvimento do Brasil. Destaca características dos alemães como a confiabilidade, meticulosidade, disciplina, entre outros. Cita a realização de trabalho voluntário da instituição, independente de país, origem e religião. Agradece os dirigentes de todas as associações e a deputada Célia Leão.
5 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Presta homenagem, com entrega de quadro do Imperador Francisco II para o Colégio Humboldt; e ao Sr. Thomas Böhnke, vice-diretor do currículo bilíngue do Colégio Visconde de Porto Seguro, com entrega de quadro da Imperatriz Leopoldina.
6 -  MICHAEL PEUSER
Presidente de honra da Associação Católica Kolping, discorre sobre a história da Imperatriz Leopoldina.
7 -  MATEUS FERNANDES LIMA DE ASSIS
Aluno do Colégio Benjamin Constant, juntamente com Rafaela Moreira Haddad e Lucca Mateus Achterberg dos Santos, mencionam os 191 anos da imigração alemã. Discorrem sobre a chegada dos alemães no Brasil. Destacam a arquitetura alemã de diversos prédios. Afirmam que convivem com a língua, cultura, hábitos e costumes alemães, guardando a Alemanha dentro deles.
8 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Elogia os alunos pela coragem de se expor nesta Casa para todos os presentes na sessão solene. Diz ter certeza de que todos estão felizes com este discurso.
9 -  THABATA PACINI SEGETI
Aluna do Colégio Imperatriz Leopoldina, agradece o convite para participar desta sessão solene. Ressalta a grande quantidade de tempo passado dentro da escola. Cita a influência da escola sobre os mesmos, transmitindo o conhecimento da língua e da cultura alemã. Agradece a escola. Discorre sobre a fundação da escola Imperatriz Leopoldina.
10 -  HELENA CARDOSO PINTO
Aluna do Colégio Imperatriz Leopoldina, pronuncia-se em língua estrangeira.
11 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Ressalta que cabe a cada um de nós a mudança de comportamento de valores para melhorar a sociedade em que vivemos. Destaca a importância de ouvir jovens de colégios alemães. Afirma que o colégio, além de ensinar as matérias tradicionais, ajuda na formação dos alunos. Considera a educação uma prerrogativa da família, mas disse que o colégio tem papel fundamental na formação de seres humanos. Diz estar feliz que parte dos jovens de São Paulo tem educação alemã. Presta homenagem, com entrega de quadro, ao cônsul geral da República Federativa da Alemanha, Sr. Axel Zeidler, na pessoa do Sr. Uwe Heye, cônsul geral adjunto da República Federativa da Alemanha; e a editora do jornal alemão Brasil Post, Sra. Ursula Dormien.
12 -  UWE HEYE
Cônsul-geral adjunto da República Federativa da Alemanha, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece a oportunidade de ter sido convidado para este evento. Diz estar muito feliz em festejar novamente o dia da comunidade alemã. Informa que o cônsul está em uma conferência na Europa e pediu que transmitisse suas lembranças aos convidados presentes. Demonstra sua gratidão aos 40 imigrantes que vieram da Alemanha para São Leopoldo em 1824. Considera valiosa a contribuição deles para o desenvolvimento do Brasil. Afirma que 10% dos brasileiros tem raízes alemãs. Cita as fortes conexões e as parcerias entre os dois países. Ressalta que querem ampliar e consolidar esta colaboração ainda mais. Discorre sobre a visita de Angela Merkel no Brasil, com assinatura de acordos de cooperação, com o objetivo de fortalecer as relações entre os dois países. Menciona cooperação com o estado de São Paulo. Convida a comunidade alemã no Brasil para aprofundar a cooperação entre Brasil e Alemanha. Demonstra sua gratidão pelo engajamento das pessoas nesta cooperação.
13 -  STEFAN GRAF VON GALEN
Presidente do Colégio Benjamin Constant, presta homenagem, com entrega de quadro da comunidade alemã, a deputada Célia Leão.
14 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Agradece a homenagem recebida. Anuncia a apresentação do coral infanto-juvenil do Colégio Benjamin Constant. Agradece a participação de todos nesta sessão. Destaca a emoção de Ursula Dormien ao receber a homenagem. Demonstra sua alegria em homenagear pessoas em vida. Enaltece o coral do Colégio Benjamin Constant. Considera a Alemanha como um grande legado para todos, como um país que consegue superar qualquer desafio. Diz ser a Alemanha a base propulsora da tecnologia, ecoando para toda a Europa. Reconhece o talento, o compromisso, a grandeza e a responsabilidade dos alemães. Lembra a transformação total pela qual o país passou após a guerra. Informa que o diferencial deste país está em obedecer aquilo que deve ser obedecido. Afirma que os brasileiros têm o coração diferenciado, mas que precisam ter a alma da Alemanha. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp