21/08/2015 - 22a Solene

HOMENAGEM AO EXÉRCITO BRASILEIRO E AO SEU PATRONO, MARECHAL LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA, DUQUE DE CAXIAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/08/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Homenagear o Exército Brasileiro e o seu patrono, marechal Luiz Alves de Lima e Silva, duque de Caxias". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia apresentação musical do violonista Robson Miguel; e, em seguida, exibição de vídeo institucional do Exército Brasileiro. Destaca que o Brasil é um dos poucos países capazes de fabricar radares. Faz histórico da participação do duque de Caxias na Guerra do Paraguai, e sua importância para a vitória da Tríplice Aliança.
2 -  ISMAR PULS
Representante da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil - Libra, presta homenagem ao general João Camilo Pires de Campos, comandante militar do Sudeste.
3 -  MARCELO KANITZ DAMASCENO
Comandante do IV Comando Aéreo Regional, considera o Exército merecedor da homenagem, por ser, a seu ver, o emblema maior das Forças Armadas do Brasil. Lembra que o Dia do Soldado é comemorado em 25/08, em memória do duque de Caxias. Tece elogios ao general João Camilo Pires de Campos, que deverá deixar o posto de comandante militar do Sudeste na próxima sexta-feira, 28/08. Compara o general Campos ao marechal Emílio Mallet, patrono da Artilharia do Brasil. Destaca a parceria da Força Aérea com o Exército na defesa do espaço aéreo nacional. Afirma que o general Campos se esforçou para aproximar a sociedade civil das Forças Armadas, trabalhando na divulgação da história das corporações militares no País.
4 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia nova apresentação musical do violonista Robson Miguel. Presta homenagem, com a entrega de um troféu, ao general de Exército João Camilo Pires de Campos, comandante militar do Sudeste.
5 -  JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS
Comandante militar do Sudeste, agradece pelas homenagens recebidas. Declara que o troféu é um símbolo da amizade entre civis e militares no Brasil. Afirma que o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, é um modelo para todos os soldados do País. Elenca as virtudes representadas pelo duque, que, a seu ver, personifica o espírito do Exército brasileiro. Destaca que o marechal foi importante na garantia da unidade nacional durante as revoltas separatistas e era conhecido por sua disposição pacificadora. Menciona a estátua em sua homenagem, na Praça Princesa Isabel, em São Paulo. Discorre sobre o esquema de segurança durante a Copa do Mundo de 2014. Presta homenagem ao cabo Michel Augusto Mikami, morto no complexo da Maré, no Rio de Janeiro, durante processo de pacificação do local, em 2014.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia apresentação da "Canção do Exército". Menciona evento, que deve ocorrer na segunda-feira, 24/08, nesta Casa, com os presidentes de todos os Legislativos do País, além de deputados federais e senadores. Discorre sobre Alexandre, o Grande. Afirma que as corporações militares mantêm vivos os valores numa sociedade materialista. Destaca que uma solenidade como esta é importante para manter vivas as tradições na memória do povo brasileiro. Declara que as Forças Armadas expressam os valores essenciais ao Estado Democrático de Direito. Considera a profissão militar especial, por ter em sua formação a disposição de sacrificar a própria vida, se necessário. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp