17/08/2015 - 21a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO MAÇOM
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/08/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : ALDO DEMARCHI
1 -  ALDO DEMARCHI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  SÉRGIO RODRIGUES JR.
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da mesa e nomeia as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE ALDO DEMARCHI
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Aldo Demarchi, ora na condução dos trabalhos para "Homenagear o Dia do Maçom". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  SÉRGIO RODRIGUES JR.
Mestre de Cerimônias, cumprimenta as autoridades presentes.
5 -  PRESIDENTE ALDO DEMARCHI
Saúda os deputados estaduais Welson Gasparini, Ramalho da Construção e Itamar Borges, presentes na sessão.
6 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, parabeniza o deputado Aldo Demarchi por propor a presente solenidade. Cumprimenta as autoridades maçônicas. Tece considerações a respeito da integração entre a maçonaria e a política. Reflete sobre a relevância da entidade para o aprimoramento da sociedade.
7 -  WELSON GASPARINI
Deputado Estadual, enaltece a iniciativa do deputado Aldo Demarchi pela homenagem às Lojas Maçônicas. Faz reflexão sobre fala de Martin Luther king, acerca da omissão dos bons cidadãos diante de injustiças. Comenta casos de corrupção. Lista fatos a respeito do tema. Lamenta o desvio de recursos públicos, sobremaneira da Saúde e da Educação. Clama aos líderes maçônicos que ingressem ativamente na política.
8 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Deputado Estadual, saúda as autoridades presentes. Lembra citação sobre a relevância da Maçonaria em livro, de sua autoria, sobre a construção civil. Corrobora o pronunciamento do deputado Welson Gasparini, no que tange ao envolvimento de líderes maçônicos no processo eleitoral.
9 -  RAYMUNDO HERMES BARBOSA
Presidente da Fadesp - Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Faz coro ao discurso do deputado Welson Gasparini. Aconselha lideranças maçônicas a filiarem-se a partidos políticos. Defende o resgate da dignidade da pessoa humana.
10 -   JURANDIR ALVES VASCONCELOS
Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, cumprimenta as autoridades presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Tece considerações a respeito da economia atual, no País. Lamenta a falta de investimentos em Saúde Pública. Destaca a integração das Lojas Maçônicas com as recentes manifestações populares. Enfatiza prejuízos a aposentados, causados por medidas político-econômicas do governo federal. Salienta a necessidade de se politizar o povo. Reflete filosoficamente sobre a ética. Critica práticas nepotistas. Lê e comenta pronunciamento de Rui Barbosa, a envolver a Justiça, o Direito e a Política.
11 -  KAMEL SAAB
Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente Paulista, a representar o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Ronaldo Fernandes, saúda os presentes. Comenta o projeto "Corrupção Nunca Mais", cujo objetivo é dificultar o desvio de recursos públicos. Informa que no próximo sábado, no Museu do Ipiranga, deve ser efetivado o lançamento simbólico do referido texto. Clama a seus pares que assinem o documento, a fim de transformá-lo em projeto de lei de iniciativa popular. Faz menção à necessidade de justiça célere.
12 -  BENEDITO BALLOUK FILHO
Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, elogia os deputados presentes. Tece considerações a respeito da ética, do caráter e da honestidade do deputado Aldo Demarchi. Cumprimenta as autoridades presentes. Faz reflexão sobre as 19 homenagens já prestadas, por esta Casa, aos maçons. Comenta notícias de desvios de recursos públicos. Registra os objetivos da Maçonaria. Ressalta que a fraternidade é o maior patrimônio da entidade. Exalta a participação do maçom no cenário político-social, nos 193 anos de sua existência. Lembra o Iluminismo francês.
13 -  SÉRGIO RODRIGUES JR.
Mestre de Cerimônias, justifica ausências de autoridades.
14 -  PRESIDENTE ALDO DEMARCHI
Elogia o Geap - Grupo Estadual de Ação Política de São Paulo. Registra que há 20 anos promove, sistematicamente, homenagens ao Dia do Maçom. Lembra discursos com denso conteúdo histórico e cultural, ao longo desse período. Aborda malefícios advindos da corrupção, os quais repudia. Tece considerações acerca de manifestações populares. Clama a seus pares que exerçam, no seio social, o papel de líderes, em prol da edificação de um País justo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp