14/08/2015 - 18a Solene

HOMENAGEM AO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS - PROERD E LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DA FAMÍLIA, CIDADANIA E CULTURA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/08/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd e lançar a Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda as autoridades presentes. Faz agradecimentos gerais a alunos e professores que ocupam as galerias. Discorre sobre o Proerd. Destaca a atuação de policiais, na Capital e no Interior, no combate às drogas. Lembra carta de jovem ao ex-governador Mário Covas, demonstrando indignação com outdoor com a foto de uma pessoa fumando.
2 -  MAJOR NOBRE
Mestre de Cerimônias, convida os presentes a entoarem o grito de guerra do Proerd. Anuncia a execução da "Canção do Proerd".
3 -  PAULO NATHANAEL PEREIRA DE SOUZA
Professor e membro colaborador da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura, ex-secretário estadual e municipal de Educação, ex-presidente do CIEE e do Conselho Federal de Educação, saúda autoridades e membros da Polícia Militar, a quem tece elogios. Faz reflexão sobre a época em que a segurança representava apenas o uso de armas. Opina sobre novo conceito para o termo, que, adita, inclui a participação decisiva das forças vivas da sociedade, a fim de defendê-la. Discorre sobre a importância da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura, lançada neste evento. Lê texto, de sua autoria, com ênfase no papel dos três pilares: família, cidadania e cultura. Ressalta a responsabilidade de pais e de educadores na condução para a vida e na formação do caráter das crianças. Lamenta a atual crise vivenciada pelas famílias, fator, a seu ver, desencadeador de dificuldades e de desagregações sociais. Tece críticas à mídia por insistir na tentativa de distorcer o conceito de família. Cita o que chamou de proliferação de dois fenômenos: a falta de estrutura das famílias para cuidar dos filhos e a incapacidade dos cidadãos ao convívio social, por falta de saberes básicos.
4 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, cumprimenta convidados e autoridades. Repudia decisão, do STF, de iniciar debates para descriminalizar o porte de entorpecentes para uso próprio. Destaca o constante trabalho da Proerd com as crianças, no sentido de orientá-las a recusarem as drogas. Lamenta que o programa ainda seja desconhecido pela maioria. Aconselha ao ensino da religião às crianças. Lê versículos do livro de Provérbios, dedicados aos instrutores da Proerd.
5 -  RUY ALTENFELDER
Professor e ex-presidente do CIEE, fala de sua satisfação em participar desta solenidade. Avalia que um lar e uma família, bem constituídos, são um grande diferencial na infância. Diz que essa realidade precisa ser preservada. Destaca o papel da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. Reconhece as dificuldades enfrentadas pelos policiais, que sofrem acusações de forma generalizada, pela ineficiência de alguns. Parabeniza os instrutores da Proerd pelo trabalho de combate às drogas. Cita o resumo de "Oração aos Moços", de Rui Barbosa.
6 -  JÚLIO DE FREITAS GONÇALVES
Coronel e superintendente da Cruz Azul de São Paulo, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado Coronel Camilo pelo lançamento da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. Defende a família como célula principal da sociedade. Reconhece o Proerd como o maior programa estratégico de prevenção às drogas. Enaltece a atuação dos instrutores, a quem agradece pelo apoio que dão ao colégio da Polícia Militar.
7 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Anuncia a homenagem ao Proerd, com a entrega de um certificado ao coronel Kenji Konishi, diretor de Polícia Comunitária de Direitos Humanos da Polícia Militar e coordenador estadual do Proerd.
8 -  KENJI KONISHI
Coronel PM, diretor de Polícia Comunitária de Direitos Humanos da Polícia Militar e coordenador estadual do Proerd, parabeniza o deputado Coronel Camilo pela iniciativa desta solenidade. Agradece pela homenagem ao Proerd, estendendo-a a todos os instrutores do programa. Ressalta o sucesso do Proerd, uma vez que seu objetivo é o de prevenção e não o de cunho repreensivo. Enfatiza que mais de 8 milhões de crianças já passaram pelo programa. Explica que os cerca de 600 instrutores credenciados são policiais voluntários e não escalados para o trabalho que é feito junto às crianças. Presta homenagem à capitão PM Regina Célia de Oliveira Salimeiro, da diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, como representante dos policiais instrutores do Proerd.
9 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Anuncia a exibição de um vídeo institucional sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Oficializa o lançamento da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. Explica que a frente parlamentar será um apoiador do Proerd. Parabeniza os instrutores envolvidos no programa. Agradece aos setores da Casa que participaram da organização desta solenidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp